Outsourcing: O que é e quais são as vantagens para empresas

por Remessa Online
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Homem de pé, com as mãos na cintura, vestido socialmente, de costas, observando uma parede com icones diversos e a palavra outsorcing.

Se você é empreendedor, já deve ter ouvido falar bastante sobre outsourcing. Esse tipo de processo representa uma forma de terceirização de serviços que podem ajudar uma empresa a ter mais lucro.

Diferente de uma simples terceirização de serviço, o outsourcing é considerado um investimento estratégico por apostar recursos financeiros em profissionais de fora ou empresas parceiras que são especialistas em áreas que vão alavancar o sucesso da empresa.

Ou seja, é deixar na mão de especialistas algumas demandas para focar mais recursos no objetivo maior da empresa. Veja abaixo como funciona na prática:

O que é Outsourcing?

Outsourcing é a prática de terceirizar determinados serviços dentro de uma empresa. Esse termo, desmembrando a palavra em inglês, seria algo como “fonte de fora”.

Ou seja, é um recurso ou serviço atribuído a outra empresa ou profissional que não pertence ao quadro de funcionários da empresa contratante.

Muitas empresas estão habituadas a terceirizar processos como logística, limpeza, segurança e manutenção da infraestrutura, mas no outsourcing a terceirização é estratégica e ligada à parte administrativa ou melhorias tecnológicas da companhia.

Uma das demandas mais frequentes de outsourcing se dá na contratação de profissionais da área de tecnologia da informação (TI), recursos humanos, contabilidade, atendimento e sucesso do cliente.

Qual o objetivo do outsourcing?

Muitos reduzem a terceirização propriamente dita a um sinônimo de mão de obra mais barata, mas o outsourcing não busca apenas reduzir gastos.

Embora o outsourcing possa ter um impacto positivo nos gastos, o maior objetivo é investir recursos financeiros em especialistas, para que as outras partes da operação da empresa possam se concentrar no que fazem de melhor.

Consequentemente, por ser um tipo de terceirização estratégica, os resultados visam o lucro.

Vale destacar que o objetivo do outsourcing não é substituir ou suprir o objetivo inicial e principal de uma empresa.

Por exemplo, como uma empresa que vende software de gestão de RH você não deveria realizar a contratação de alguém para criar o sistema, desenvolvendo todo o processo criativo e operacional. Isso não representa o outsourcing.

Já a contratação de uma empresa de contabilidade, por exemplo, que vai te ajudar na administração financeira, vale o investimento estratégico.

O crescimento do Outsourcing nos últimos anos


O crescimento do Outsourcing nos últimos anos é resultado de uma série de transformações no modelo de trabalho e mercado, como a própria flexibilização e o trabalho remoto.

À medida que as empresas crescem e buscam expandir os negócios, proporcionalmente cresce a busca por soluções e estratégias que permitam um crescimento saudável financeiramente, algo muito observado na área da tecnologia.

Segundo um relatório feito pela Transparency Market Research, a procura por contratação de serviços Outsourcing deve crescer 15% por conta da necessidade de redução de gastos e melhora das operações nas empresas.

Importância do Outsourcing no setor de tecnologia de uma empresa

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O Outsourcing é uma das estratégias mais utilizadas na área de TI devido ao fato do custo alto de contratação e retenção de uma equipe de desenvolvedores especialistas. 

Entre as áreas que priorizam mão de obra especializada, a de TI é uma das mais disputadas, o que reflete no financeiro das empresas.

Por ser uma área de constante evolução, torna-se bastante competitivo e caro ter um quadro de profissionais desenvolvedores, por exemplo.

Segundo uma matéria do site ComputerWorld, 42% das empresas brasileiras relataram que os gastos em TI para o ano de 2021 e para os próximos tendem a crescer, especialmente pela mudança no mundo por conta do cenário de pandemia.

A solução para muitas empresas é contar com o Outsourcing, que nesses casos trata-se de um investimento em uma área que faz toda a diferença para a estratégia de crescimento de qualquer empresa, seja uma empresa de tecnologia ou não.

Por isso, contratar uma empresa ou um profissional autônomo terceirizado ajuda a reduzir o custo e manter o lucro.

Também é uma forma de contratar equipes remotas de qualquer lugar do mundo e para projetos específicos.

Outro impacto muito grande do Outsourcing na era digital é a mudança de migração de tarefas, processos e arquivo de dados em serviços em nuvem, por exemplo. 

Esse também é um exemplo claro de empresas outsourcing que estão se beneficiando ao ajudarem outras empresas a terem maior segurança sobre suas informações.

Pequenos e grandes empresários são beneficiados por essas mudanças.

E o que é uma empresa de outsourcing, afinal?

A empresa de outsourcing nada mais é do que a empresa que presta o serviço para a empresa contratante. Como vimos, outsourcing não trata-se de um ramo de atuação, mas uma forma de contratação terceirizada.

Por isso, é possível encontrar empresas que oferecem outsourcing nos mais diversos segmentos. Os principais serviços de outsourcing são na área de tecnologia, gestão financeira, recrutamento e seleção, marketing, etc.

Como empresa prestadora de serviço, existem vários pontos de atenção. 

Muitos empreendedores enxergam no outsourcing desvantagens como falta de controle dos processos e segurança, por ser necessário confiar dados confidenciais a outra empresa. 

Por isso, como empresa de outsourcing, é necessário ter uma comunicação muito clara, objetiva e transparente.

É necessário apresentar metas e indicadores, mostrar os resultados do investimento, assim como manter sempre o cliente atualizado sobre as etapas, como ocorre dentro da organização interna de um negócio (insourcing).

O primeiro passo é estudar bem o cliente e estabelecer em contrato tudo o que será entregue e resultados esperados.

Vantagens e desvantagens do outsourcing

Assim como tudo na vida, o outsourcing também tem suas vantagens e suas desvantagens.  Confira quais são elas a seguir:

Vantagens

A vantagem mais importante do outsourcing é a busca por expertise. É claro que o fator economia também é importante, mas como a ideia do outsourcing é contratar mão de obra especializada para focar em outros aspectos do negócio, podemos dizer com propriedade que a principal vantagem é a expertise.

Além disso, isso aumenta a competitividade, pois, ao realizar o outsourcing, os gestores vão poder prestar mais atenção para as equipes internas, aumentando o desempenho e o foco no cliente.

Desvantagens

As principais desvantagens do outsourcing não estão diretamente relacionadas ao modo de contratação, mas sim em uma falha na escolha correta da mão de obra especializada.

A contratação inadequada pode gerar riscos para o negócio ao dar de frente com conflito de interesses e falha na comunicação.

Muitos empreendedores também acham que o outsourcing é negativo por perderem o controle sobre todos os processos

No entanto, embora pareça uma desvantagem, a escolha certa de parcerias competentes e uma boa relação entre contratante e contratado é capaz de solucionar esse tipo de problema.

Uma forma de evitar esse tipo de contraponto é buscando por empresas de outsourcing que sejam referências, que possam apresentar outros casos de sucesso e recomendações.

Como você terá de ter confiança na empresa para passar uma demanda e dados confidenciais da empresa, é importante verificar se a empresa é segura.

4 tipos de Outsourcing com exemplificações

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O outsourcing pode ser dividido em diferentes tipos, dependendo do acordo feito, entenda:

Co-sourcing

No co-sourcing, a relação é vista mais como parceira do que uma prestação de serviço, sem uma hierarquia tão definida de cliente-contratado.

Isso acontece em situações em que ambas as partes compartilham riscos e responsabilidades na mesma proporção.

Off-site

O outsourcing off-site de forma simples representa a modalidade de outsourcing em que o serviço contratado é realizado ou distribuído diretamente ao consumidor no espaço físico da empresa ou do profissional que presta o serviço.

Em outras palavras, seria a contratação remota. 

Em comparação, existe a modalidade on-site, que significa realizar o trabalho no espaço físico do cliente.

Offshoring

Offshoring é o tipo de outsourcing em que há a contratação de outra empresa ou profissional estrangeiro, normalmente por conta do custo mais atrativo em relação ao custo nacional.

Dependendo da moeda e conversão, mesmo com o custo menor em comparação ao preço cobrado no país, ainda se torna um acordo bom para ambas as partes.

Um exemplo são as empresas e profissionais que prestam serviços para outros países como EUA ou Reino Unido, no qual, no cenário atual, possuem moedas mais valorizadas que o real.

In house

O outsourcing in house, ou on-site, é o oposto do off-site. Nesses casos, a prestação de serviço acontece dentro do espaço físico da empresa contratante. 

Diferenças entre Insourcing x Outsourcing

Ao contrário do outsourcing, o insourcing é uma estratégia para manter todos os serviços de uma empresa operando internamente, sem a contratação de fornecedores para terceirizar serviços e projetos.

O insourcing envolve a despesa de recursos financeiros na contratação de profissionais especializados e a criação de um departamento dentro da empresa para atender atividades organizacionais secundárias.

A ideia é ter domínio de todos os processos organizacionais, aumentar a vantagem competitiva e controlar mais o tempo e os recursos dentro da empresa.

Diferenças entre outsourcing x terceirização

O que diferencia o outsourcing da terceirização é o fato da contratação outsourcing ser feita para realizar serviços estratégicos da empresa.

Enquanto a terceirização busca investir uma parte do orçamento em serviços de menor valor percebido, como limpeza, segurança, alimentação, entre outros, o outsourcing é uma forma de investir em aspectos estratégicos da empresa.

A ideia por trás do outsourcing é investir recursos em serviços especializados e de maior valor percebido para que os outros setores da empresa contratante possam se concentrar em outras tarefas que desempenham melhor.

Como empresas que operam para o exterior têm vantagens ao usar o outsourcing?

As empresas que fornecem produtos e serviços para clientes internacionais podem utilizar-se do outsourcing para contratar uma equipe mais especializada em algum setor estratégico da empresa.

Você pode, do Brasil, por exemplo, contratar uma equipe de programadores alemães para trabalhar em um tipo de produto muito específico cuja mão de obra mais especializada sejam esses programadores alemães.

É uma forma de oferecer o melhor serviço especializado possível globalmente para os seus clientes. Hoje em dia, graças a iniciativas como a Remessa Online, contratar profissionais no exterior é muito mais fácil e prático do que no passado.

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Conclusão sobre Outsourcing

Ser empreendedor é saber confiar e delegar tarefas para quem realmente entende. Muito mais do que terceirizar uma responsabilidade da empresa, o Outsourcing cresce como uma opção estratégica de aumentar a lucratividade da empresa com a contratação de parceiros.

Como podemos ver ao longo do conteúdo, existem diversas vantagens e desvantagens de uma contratação na modalidade outsourcing, mas na maioria das vezes, representa um investimento e redução dos custos.

Com a contratação de terceirizados, é possível focar em pontos estratégicos de crescimento de uma empresa.

Se você gostou de aprender mais sobre o que é outsourcing, aproveite e entenda também mais sobre metodologias ágeis: quais as vantagens para o seu negócio?

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