Conheça 5 deliciosos pratos típicos da Áustria

A Áustria está localizada na Europa Central e se destaca pela oferta de qualidade de vida e uma gastronomia marcante que mistura referências culturais antigas e de diversos países vizinhos. Conheça os principais pratos típicos da Áustria!

Conheça 5 deliciosos pratos típicos da Áustria

A culinária do país é derivada principalmente da cozinha do Império Austro-Húngaro, com influências das cozinhas italiana, tcheca, húngara e judia. 

Os alimentos são cozidos e assados e se destacam pela presença quase obrigatória de proteína animal e pelo excesso de gordura. Com um clima frio, os preparos têm tais características pois ajudam a suportar o frio durante o período de inverno.

Os ingredientes mais importantes da culinária Austríaca são a carne do porco, a batata e a massa. Neste post, separamos os principais pratos locais para você conhecer um pouco mais da gastronomia do país. Confira!

Neste post, separamos os principais pratos típicos da Áustria para você conhecer um pouco sobre a gastronomia do país. Confira!

1. Wiener Schnitzel

Sabe aquele bife à milanesa preparado com todo carinha pela sua avó? Então, o Wiener Schnitzel é muito parecido com ele. A diferença é que os Austríacos usam bife de vitela, que é amolecido com um martelo de carne e posteriormente empanado.

Servido com limão, ele é acompanhado de batatas cozidas, assadas ou fritas e molhos que podem variar de acordo com a região.

Há variações de Wiener Schnitzel com carne de frango e de gado, mas o original e tradicional é sempre servido com a carne de vitela.

O Knödel é um salgadinho típico da Áustria. Ele é feito com massa de batata, presunto e legumes.
O Knödel é um salgadinho típico da Áustria. Ele é feito com massa de batata, presunto e legumes.

2. Knödel

O Knödel é prato que tem referências italiana. Ele é muita semelhante a um nhoque, a diferença é o tamanho, já que ele é bem maior que um nhoque tradicional.

A base é feita com uma massa de batata e após cozido ele se transforma no tradicional Knödel. É sem dúvida um dos acompanhamentos mais típicos do país e pode ser encontrado sem recheio ou recheado com speck — um presunto típico da localidade— queijo ou legumes.

3. Schweinebraten

A culinária da Áustria também é feita de alguns preparos mais exóticos e o Schweinebraten é um bom exemplo disso.

O prato consiste basicamente de um ingrediente principal: o ombro do porco. Ele é temperado com cominho e outros temperos como sal e pimenta. Após, é assado até que a sua casca fique crocante, o que torna um prato muito saboroso e apreciado.

Pode ser servido sem acompanhamento ou acompanhado de preparos como o Knödel , o nhoque gigante, ou ainda o Sauerkraut, que nada mais é do que uma conserva de repolho fermentada, e também é conhecida pelos brasileiros como Chucrute.

O Apfelstrudel pode ser considerado o pai da torta de maçã. Feito com massa folheada e recheio de maça, é a sobremesa mais popular da Áustria.
O Apfelstrudel pode ser considerado o pai da torta de maçã. Feito com massa folheada e recheio de maça, é a sobremesa mais popular da Áustria.

4. Apfelstrudel

É possível que você conheça este prato típico da Áustria, mesmo sem nunca ter viajado para o país. O Apfelstrudel é uma sobremesa muito apreciada no Brasil e também conhecida como torta de maçã.

Originária da Áustria, ela é composta por uma massa folhada fina de maçã que é servida acompanhada com chantilly, sorvete ou molho de baunilha. 

5. Käsekrainer

A Käsekrainer é uma ótima pedida para quem gosta de embutidos. Trata-se de uma linguiça recheada com pedaços de queijo

Pode parecer simples à primeira vista, e realmente é, mas o sabor do prato o torna único e é justamente por isso que ele ocupa um lugar importante na culinária do país.

Grelhada ou frita, a Käsekrainer pode ser servida sozinha ou com acompanhamentos como pão, batatas, mostarda e até mesmo ketchup.

Como você pode ver, há pratos muito interessantes na culinária local da Áustria. Conhecer o país pode ser uma ótima oportunidade para experimentar estas delícias, além de conhecer aquele que é considerado um dos países mais desenvolvidos e com melhor qualidade de vida do mundo.

Se for viajar para a Áustria, conheça a Remessa Online: serviço de transferências internacionais que cobra o menor custo de envio do mercado. Através da Remessa Online, você pode enviar dinheiro para a Áustria em apenas 1 dia útil e pagando o menor custo do mercado.

Você gostou deste post mostrando os pratos típicos da Áustria? Então aproveite para conferir este artigo com os sete melhores restaurantes da Itália e continue a sua viagem gastronômica.