12 profissões do futuro para ficar de olho em 2022

Para avançar na carreira profissional é preciso olhar para frente e ficar atento com as novidades do mercado. As profissões do futuro prometem renovar as dinâmicas de trabalho. Confira as profissões para ficar de olho em 2022.

Você já percebeu que as mudanças no mercado de trabalho estão acontecendo com mais velocidade? Novas funções e postos de trabalho dão abertura para as chamadas profissões do futuro.

Esse tipo de profissão já existe e fará cada vez mais parte do mercado de trabalho. As pessoas que buscarem desenvolver as habilidades requisitadas para esses cargos sairão na frente e irão se destacar.

Conhecer essas profissões é interessante para diferentes profissionais, especialmente para os que desejam migrar de área e buscam algo diferente, com mais propósito pessoal alinhado ao trabalho.

Neste post, reunimos informações sobre as carreiras que renovarão o mercado de trabalho e de que você deve ficar por dentro para saber em quais áreas investir, além dos requisitos para cada profissão e como se adaptar às mudanças.

Vamos lá? Continue com a gente!

Tendências do mercado de trabalho

Você sabe quais são as principais tendências do mercado de trabalho atual?

O Center for The Future of Work produz publicações periódicas a nível global a respeito das mudanças do mundo do trabalho, como a globalização impacta o cenário e como as grandes organizações respondem aos novos procedimentos.

Saber o que há de novo na sua área de atuação é tão importante quanto ficar por dentro de diferentes carreiras e profissões. Afinal, nada acontece de maneira isolada em um mundo globalizado.

O desenvolvimento de novas tecnologias e práticas de negócio impacta profundamente em como o trabalho está mudando e vai continuar a se modificar ao longo dos anos.

Eventos históricos e sociais também provocam alterações na maneira como lidamos com o trabalho e nas necessidades profissionais de cada geração. Você consegue imaginar alguém que hoje almeja ser telefonista, por exemplo?

Essa profissão já foi fundamental para que as pessoas pudessem se conectar via ligação, mas atualmente podemos fazer ligações diretas e a profissão ficou obsoleta.

Além das mudanças com os trabalhos que existem e deixam de existir, precisamos considerar também novidades na maneira como trabalhamos. Confira a seguir!

Trabalho freelancer

A modalidade de trabalho freelancer marca uma geração de profissionais que não está mais tão ligada às organizações de maneira exclusiva e que pode oferecer seus serviços com mais autonomia e flexibilidade.

O profissional autônomo pode se envolver em diferentes trabalhos ao mesmo tempo e se dedicar a projetos possivelmente mais rentáveis com maior liberdade, porém sem vínculo empregatício fixo.

Contudo, para trazer maior segurança a essa modalidade de trabalho, os prestadores de serviço estão se formalizando cada vez mais como pessoas jurídicas, de forma descomplicada, enquanto microempreendedores individuais.

Outra maneira de se resguardar e obter muito sucesso como prestador autônomo é elaborar contratos com cláusulas que ofereçam segurança para ambas as partes envolvidas.

São incontáveis as oportunidades para a carreira freelancer. E o melhor é que dá para trabalhar em projetos de qualquer lugar do mundo, inclusive em outros países.

Plataformas como a UpWork e a Dynamite Jobs poderão abrir caminhos para que você seja um freelancer que recebe em dólar ou euro.

Modalidade home office

A expressão home office ficou muito popular nos últimos dois anos, certo?

A pandemia e o isolamento social obrigaram muitas empresas a implementarem a modalidade de trabalho remoto e a expressão acabou se popularizando como um sinônimo. Mas fique atento, pois se tratam de duas coisas diferentes.

Diferente do trabalho à distância ou remoto, o home office implica uma situação de trabalho temporária em que, de vez em quando, você faz da sua casa o seu escritório.

Embora seja uma opção que também proporciona ganhos em flexibilidade, independência e aumento da produtividade, ela é pontual e pode fazer parte do tipo de trabalho híbrido em uma empresa.

12 profissões do futuro para ficar de olho

Nesse contexto, separamos 12 carreiras do futuro para que você conheça e acompanhe as principais novidades do mercado de trabalho.

Algumas já estão em prática, outras devem começar em breve. Conheça as profissões do futuro que merecem destaque:

1. Advogado especialista em proteção de dados

Esse tipo de advogado irá focar em questões relacionadas à LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados, além de compreender com profundidade outras leis que compõem o sistema jurídico e estão ligadas à produção e armazenamento de dados.

Esse profissional é requisitado por empresas que precisam avaliar a melhor maneira de lidar com os dados e informações de colaboradores e prestadores de serviço, ou ainda no próprio serviço público, com os dados de milhões de cidadãos.

2. Streamer

É a pessoa que cria conteúdos digitais em plataformas de transmissão de vídeos ao vivo. O streamer pode fazer publicações dos mais diversos conteúdos, mas os principais nomes da profissão estão no mundo dos jogos.

Os gamers, como são conhecidos, transmitem partidas de seus jogos favoritos e ainda participam de campeonatos nacionais e internacionais da categoria de e-sports.  Em algumas competições, os vencedores podem ganhar o equivalente a R$ 400.000,00 de uma só vez!

Ainda que os jogos sejam destaque das grandes plataformas de transmissão como Twitch e Nimo TV, há outros conteúdos sendo publicados: DJs, artistas multimídia, gastronomia, design, programação e atividades DIY.

3. Alfaiate digital

Para quem é ligado em moda e tecnologia, o alfaiate digital é o profissional que trabalha com a obtenção de medidas corporais para a confecção de roupas nos mais diversos estilos.

A principal diferença é que este profissional vai trabalhar de forma remota e digital. Assim, as medidas serão obtidas a partir de programas e aplicativos que farão a digitalização corporal das pessoas.

Os softwares modernos e os algoritmos são capazes de otimizar o serviço de alfaiataria e proporcionam a criação de peças exclusivas com economia de tecido e de tempo.

4. Analista de Big Data

O profissional de Big Data deve ficar imerso nos milhares de dados que são produzidos diariamente na Internet. Ele é a pessoa que filtra, trata, categoriza e analisa informações e dados digitais.

Os dados podem ser de vários tipos e são valiosos para a inteligência de diferentes negócios. Entre eles, estão:

  • A quantidade de acessos em uma rede social;
  • As palavras mais procuradas em um buscador;
  • Quantos cliques um anúncio gerou.

A partir de dados como esses, as empresas podem obter insights essenciais para tomar decisões estratégicas, compreender o comportamento digital dos consumidores e identificar tendências.

5. Profissional de Cloud Computing

Já se foi o tempo em que os dados e informações eram armazenados em objetos físicos como CDs, disquetes ou pen-drives.

Atualmente, armazenamos todas as nossas memórias digitais via computação em nuvem — uma maneira de guardar recursos digitais de forma online e remota. Assim, podemos acessar arquivos de qualquer lugar do mundo.

O profissional que se interessa por esse assunto irá lidar com desenvolvimento de recursos de armazenamento na nuvem, buscando melhorias e otimizações para as ferramentas de memória digital.

6. Analista de cibercidade

Os dados em formato digital também se destacam para quem deseja pensar os processos de urbanização das cidades.

O analista de cibercidade vai usar a ciência de dados para desenvolver estratégias de desenvolvimento das cidades, como:

  • Melhorar o tráfego para carros, pedestres e utilização de transporte público ou de mobilidade ativa (bikes, patinetes, etc);
  • Otimizar a coleta e análise de dados públicos dos cidadãos;
  • Desenvolver estratégias de utilização da cidade e dos espaços públicos e privados.

7. Analista de ética e compliance

Este profissional deve avaliar, identificar, monitorar e prestar suporte às alterações internas de um negócio a partir de processos jurídicos, gestão de riscos, planejamento estratégico e análise da infraestrutura da organização. Algumas de suas funções, por exemplo, são:

  • Revisão de contratos;
  • Otimização de processos e procedimentos para os níveis operacionais, estratégico e tático;
  • Gestão dos contratos de licenças de softwares.

8. Consultor espiritual

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde significa “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Para além do cuidado físico, a saúde está em outras esferas e isso ganhou ampla repercussão nos últimos anos. Especialmente para a saúde mental e espiritual.

O profissional que é consultor espiritual não vai pregar uma religião ou tentar converter as pessoas que buscam seus serviços. O objetivo é proporcionar equilíbrio e harmonia sob uma perspectiva sistêmica em que a ideia final é o encontro da paz interior.

A conexão com crenças, valores e a própria fé serão pilares essenciais para o desenvolvimento pessoal e de propósitos saudáveis.

9. Atendente virtual de pacientes

A substituição de atendimentos presenciais e recepções físicas dá lugar a uma modalidade de atendimento virtual, que não deixa de ser humana ou ter qualidade.

O atendente virtual é responsável por transformar plataformas e ferramentas digitais em meios de comunicação com pacientes hospitalares para as etapas da triagem, agendamento de exames e orientações gerais.

Ainda que os robôs e chatbots sejam muito utilizados, as organizações também consideram a importância de que pessoas reais continuem a realizar a recepção e acolhida de pacientes.

10. Bioinformacionista

Esta profissão do futuro está ligada aos universos da Biologia e da Ciência da Informação. As universidades oferecem especialização em bioinformática nos cursos de pós-graduação.

Quem trilhar esse caminho profissional será o cientista responsável por procedimentos clínicos com o objetivo de otimizar o desenvolvimento de medicamentos e processos de análise em laboratório.

11. UX Design

A profissão em design de experiência do usuário está bombando e ganhando cada vez mais destaque, tanto por quem já atua na área quanto pelas empresas que demonstram a necessidade desses serviços.

Este profissional é responsável por planejar e desenvolver toda a jornada do usuário de um aplicativo, site ou programa.

Essa jornada envolve toda uma arquitetura da informação — pontos de contato entre a plataforma e o público que devem ser bem estruturados para que o objetivo do negócio seja alcançado e a pessoa usuária possa ter uma excelente experiência.

Esses elementos impactam o processo de compra, venda e utilização das ferramentas, por isso, esse profissional deve ser meticuloso e usar técnicas e ferramentas do Design para alcançar esse objetivo.

12. Coach de bem-estar financeiro

O coach é quem trabalha para o desenvolvimento pessoal das pessoas que contratam seus serviços. Esse projeto pode ser voltado para várias áreas da vida pessoal ou profissional dos clientes.

Nesse processo, há estímulos para o autoconhecimento e para a superação de desafios em diferentes áreas da vida das pessoas.

No caso específico de coach de bem-estar financeiro, a ideia é trabalhar para desenvolver educação financeira e aplicar técnicas que ajudarão na conquista, organização e investimento de dinheiro de acordo com os objetivos da pessoa.

Curtiu a lista? Compartilhe esse material nas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro das profissões do futuro e de como cada uma delas está mudando a dinâmica do mercado de trabalho!

Resumindo

Quais são as 5 profissões do futuro?

Algumas das profissões do futuro estão acontecendo agora e são inovadoras e rentáveis para quem deseja migrar de área ou começar a carreira profissional do zero, como:
– UX Design;
– Alfaiate Digital;
– Streamer;
– Analista de cibercidade;
– Analista de Big Data.

Quais são as profissões do momento?

As profissões do momento estão muito ligadas ao ambiente digital e de inovação tecnológica.
O desenvolvimento de softwares modernos e otimizados com algoritmos e inteligência artificial ganham muito espaço no mercado de trabalho:
– Advogado especialista em proteção de dados;
– Profissional de cloud computing;
– Atendente virtual.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar