Real vs Euro: depreciação do Real

Nesta semana, assistimos um movimento de depreciação do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,93%.

Na Zona do Euro, os olhares estão todos direcionados à  Itália. Após anos sem conseguir formar maioria no governo, a Itália conseguiu se unir em torno de Mario Draghi.

Importante lembrar que Draghi esteve à frente do Banco Central Europeu (BCE) entre 2011 e 2019, e é considerado um dos responsáveis por evitar uma crise ainda maior no bloco. 

Segundo analistas, o forte apoio que Draghi obteve o colocam numa posição confortável para promover reformas na zona do euro, dentre elas,  a união bancária e as regras fiscais, podendo ser limitado por seu pouco tempo no poder e pelo poderio financeiro e político maior da Alemanha e da França.

Nesse contexto, o Euro abriu o pregão de quarta-feira (17) cotado a R$ 6,5019. Mas na abertura desta sexta-feira (19), a cotação foi de R$ 6,5626. Estamos falando, portanto, de uma depreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,93%.

Na comparação do Euro com o Dólar (GBP/USD), o Dólar ganhou força ao longo da semana. O Euro, portanto, se enfraqueceu aproximadamente 0,12%.

Confira o De Olho no Câmbio #109, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.