Real vs Dólar: depreciação do Real

por André Galhardo
3 minutos de leitura

Após o término das eleições estadunidenses, o resultado (ou a dúvida republicana sobre ele) ainda ecoa nos EUA e no mundo. Joe Biden foi eleito, mas Donald Trump questiona e não aceita o resultado do pleito.

De modo geral, apesar das pontuais dificuldades políticas, o mercado não está dando muita atenção a esses questionamentos que mal chegam a configurar um problema. 

Mas a preocupação com as políticas que o presidente eleito  (já chamada de Bidenomics) irá tomar com relação a gastos públicos e ao manejo da crise sanitária decorrente da pandemia do novo coronavírus são as reais pautas que o mercado está acompanhando.

Neste sentido, dado o histórico de atuação do partido democrata, o mercado parece um pouco mais entusiasmado, mas ainda um ar de ceticismo e preocupação com eventuais problemas econômicos de uma política mais expansionista – contrária a política de Trump.

Em meio a esse cenário, a moeda americana abriu a segunda-feira (9), cotada a R$ 5,2746. Por outro lado, nesta sexta-feira (13), a moeda americana abriu o pregão cotada a R$ 5,458. Com isso, vimos uma forte depreciação do Real de aproximadamente 3,48% ao longo desta semana.

Confira o De Olho no Câmbio #97, a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Assuntos relacionados