Real x Euro

A semana começou tranquila na Europa e a percepção geral de analistas e economistas foi de que o mercado recebeu bem a vitória do partido de centro-esquerda nas eleições parlamentares da Alemanha. O próximo passo, agora, será a formação de maioria para formar governo e escolher quem ficará no cargo de primeiro-ministro (ou primeira-ministra).

Apesar da relativa tranquilidade no cenário político, outro elemento permanece uma fonte de preocupação na Europa: a retomada do crescimento econômico. A presidente do Banco Central Europeu (BCE) discursou no Fórum do BCE sobre política monetária e reforçou que a zona do euro vive uma recuperação atípica.

Na leitura de Lagarde, depois de enfrentar uma recessão causada pela pandemia da Covid-19, ressaltou que o BCE precisará manter uma política monetária acomodatícia para que o bloco saia da pandemia com segurança.

Desse modo, Lagarde reforçou que o banco central não deve agir de maneira exagerada em questões transitórias, leitura bastante similar ao de seu par estadunidense, Jerome Powell do Fed. Assim, Lagarde também previu que a inflação da zona do euro deverá se aproximar gradualmente da meta de 2% do BCE assim que os efeitos da pandemia de covid-19 forem superados.

Neste cenário, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (27/9) cotado a R$6,2582. Na abertura desta sexta-feira (1/10), a cotação foi de R$6,3041. Portanto, uma depreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 0,73%. 

Com relação ao dólar, a moeda europeia perdeu força de maneira significativa ao longo da semana. A apreciação do Euro foi de aproximadamente 0,1,19%, revertendo a tendência das semanas anteriores.

Confira no De Olho no Câmbio #141 a relação Real vs Dólar e Real vs Libra Esterlina.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024