Real x Libra Esterlina

Na quinta maior economia do mundo, Reino Unido, o problema de abastecimento local se agrava. Na realidade, para muitos economistas, os britânicos vivem uma “tempestade perfeita”, afinal, falta de combustíveis, desabastecimento, escassez de mão de obra e inflação pressionam a economia do país.

Mas não se engane pelo “perfeito”. A expressão, bastante utilizada por economistas e analistas de mercado, refere-se à situação em que um evento desfavorável – no caso, o Brexit -, é drasticamente agravado pela ocorrência de uma rara combinação de outras variáveis ou circunstâncias – como a pandemia. Essa combinação geralmente se transforma em um desastre.

E em meio a essa “tempestade perfeita”, nota-se efetivamente que parte do estrangulamento da cadeia de suprimentos já estava prevista quando da discussão dos termos de divórcio entre a economia britânica e a União Europeia. Esses problemas, contudo, foram agravados pela pandemia.

Daí veio a falta de mão de obra, principalmente pela redução do número de imigrantes que supriam essas vagas de trabalho. E, com isso, a logística e cadeia de suprimentos do país foi diretamente afetada. Por exemplo, a falta de motoristas de caminhão fez com que faltasse combustível em 90% dos postos na Inglaterra.

Com o aumento dos preços do barril de petróleo, causado ainda pelos impactos deixados pelo furacão Ida e pela consequente diminuição dos estoques norte-americanos, a expectativa é que a condição de abastecimento se deteriore ainda mais no Reino Unido.

Neste cenário, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (27/9) cotada a R$7,2968. Já na abertura do pregão de sexta-feira (1/10), a cotação registrada da Libra foi de R$7,3347. 

Trata-se de uma depreciação do Real em relação à moeda britânica de aproximadamente 0,52%, ritmo bem menor se comparado ao Dólar e ao Euro. Já em relação ao Dólar, a moeda britânica perdeu força cerca de 1,41% ao longo da semana e, portanto, o Dólar sai mais forte em relação à Libra.

Confira no De Olho no Câmbio #141 a relação Real vs Dólar e do Real vs Euro.

Related posts

De Olho no Câmbio #274: PIB menor e inflação maior nos EUA dificultam o trabalho do Fed

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

PIB americano decepciona no primeiro trimestre de 2024