Teoria U: o que é e sua relação com mindsets de inovação

No mundo da inovação, novos conceitos surgem com frequência. Um deles é a Teoria U. Criado em 1960, essa metodologia foi relembrada mais recentemente e é utilizada no contexto organizacional.

Basicamente, é uma abordagem que visa à transformação social por meio do desenvolvimento de habilidades de liderança. O resultado são decisões mais conscientes, que geram impacto no mundo.

Apesar de ter ampla aplicação na sociedade, saber o que é a Teoria U também é relevante para os negócios. Isso porque ela ajuda a sair da visualização simplista sobre as coisas.

Assim, é possível encontrar novos mindsets de inovação devido a diferentes modelos de aprendizagem. Para entender esse conceito e saber como aplicá-lo na sua empresa, criamos este post. Confira!

O que é a Teoria U?

A Teoria U é um método de aprendizagem diferenciado aplicável a negócios. Por meio de suas ideias inovadoras, ajuda a implementar mudanças na organização e a aumentar a produtividade das equipes.

O método foi criado por pesquisadores holandeses da área da Pedagogia. No entanto, foi recuperado nos anos 1990 pelos economistas americanos Peter Senge, Joseph Jaworski e Otto Scharmer.  Eles definiram as três etapas do processo de descoberta:

  1. começo: sinaliza o momento em que a equipe precisa entender e questionar o que faz para saber exatamente como a empresa funciona;
  2. meio: é o aprofundamento. A ideia é deixar de lado o que tiver pouca importância. Para isso, é necessário haver uma conexão da equipe consigo mesma e com o trabalho. Portanto, os colaboradores devem entender o que fazem e quem são;
  3. fim: é a etapa em que a nova visão e as intenções diferenciadas são consolidadas. Os protótipos com as novas ideias são testados, assim como acontece com o design thinking.

O nome da teoria vem do formato da letra U. Ela simboliza o processo percorrido, que acaba nessas etapas mencionadas. Dentro delas ainda há uma espécie de passo a passo, que contempla:

  1. Suspender;
  2. Redirecionar;
  3. Deixar ir;
  4. Estar presente;
  5. Deixar vir;
  6. Decretar a lei;
  7. Incorporar.

A quem a Teoria U se aplica?

A Teoria U pode ser aplicada em empresas, universidades, ONGs e governos. Basicamente, é uma metodologia válida para qualquer equipe que precise de mudanças e queira aumentar sua produtividade.

Várias organizações brasileiras já adotam esse método. Algumas delas são Natura, Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Assim, a metodologia pode ser aplicada a uma área específica ou a todo o negócio.

De toda forma, é fundamental seguir todas as etapas descritas pelos criadores da Teoria U. Caso contrário, o resultado esperado nem sempre é alcançado.

Por sua vez, quando bem aplicado, a metodologia contribui com a conexão entre as pessoas da equipe. Com isso, as mudanças são implementadas e assimiladas por todos os envolvidos. A consequência é a transformação do cenário.

Conceitos relacionados à Teoria U

A metodologia U é voltada para o mindset de inovação, porque entende que o mundo atual está em constante renovação. Com uma quebra de paradigma constante, requer novas soluções para as consequências ambientais, sociais e espirituais.

Por isso, a Teoria U passa pelo autoconhecimento, consciência do coletivo e compreensão das outras pessoas . Para alcançar esse patamar, é preciso aplicar os conceitos relacionados ao método. Veja quais são eles.

Mindfulness

O objetivo do mindfulness é aplicar diferentes técnicas para atingir o potencial máximo da mente. Entre as possibilidades estão a respiração e a meditação.

De toda forma, o propósito é focar o presente e ter mais consciência sobre suas emoções e seus sentimentos. Em outras palavras, é a atenção plena.

A importância do mindfulness para a Teoria U é que a segunda etapa — o momento de descida — requer novas reflexões e perspectivas. É o momento de saber o que realmente se pretende alcançar, o que se quer para o futuro e qual é o verdadeiro trabalho realizado.

Change management

Esse princípio é voltado para o gerenciamento da mudança. O motivo de sua aplicação é o alcance da transformação social por meio de processos e etapas sistêmicas e estruturadas.

Basicamente, esse é o objetivo da Teoria U. Afinal, ela é uma metodologia de change management e inovação. Portanto, visa à transformação do local em que será aplicada.

Letting go

É o ato de deixar ir, presente nas primeiras etapas da Teoria U. Além de identificar o que é prioritário no momento, o letting go também prevê ignorar julgamentos, influência de concepções e preconceitos.

Sem se desligar desses comportamentos, fica mais difícil entrar no processo de autoconhecimento e percepção do outro. Assim, você abandona os hábitos para rever suas posições e aperfeiçoar a si mesmo e a toda a equipe.

Presencing

A palavra — criada a partir de “presenciar” e “sentir” — representa as características que formam os lados individual e coletivo. Mais do que isso, indica a conexão entre essas partes ao ecossistema do negócio. 

Em relação à Teoria U, o presencing faz parte do côncavo. Isso porque foca a capacidade de sentir e criar a solução ideal para o negócio. Por isso, vem depois do mindfulness e do letting go.

Letting come

Consiste no deixar vir. Integra as últimas etapas da metodologia, ou seja, o momento em que se está subindo para gerar a verdadeira transformação.

Nesse momento, já se tem consciência do ecossistema em que a empresa está inserida. Por isso, é o momento de testar os protótipos para encontrar a melhor solução para o que se pretende.

Relação da Teoria U com o mindset de inovação

O mindset de inovação consiste em um conjunto de ideias que busca implementar novas soluções. Elas podem ser diferentes do que já existe e apresentar um alto impacto na sociedade. Também pode ser algo similar, mas com melhorias implementadas.

Esse conceito vem da inovação, que privilegia sempre pensar diferentes. É a ideia do “fora da caixa” para criar algo diferenciado. Quando você institui o mindset, a mentalidade prioriza aquilo que não é óbvio.

Aqui, começa a aparecer por que a Teoria U tem relação com o mindset de inovação. Considerando que a época atual é de disrupção, a metodologia ajuda a implementar novas formas de construção e teorias.

Isso acontece por meio da facilitação das mudanças profundas nos negócios. Assim, é possível pensar diferente, criar soluções ainda não existentes e encontrar um novo patamar para a empresa.

Como isso acontece? A Teoria U ajuda os líderes e os gestores a enfrentarem os problemas atuais, tanto por meios intelectuais quanto por ações inovadoras. No momento da subida, é possível implementar as medidas adotadas.

Afinal, nesse momento, os preconceitos já foram deixados de lado, as ideias preconcebidas também e novas sugestões foram criadas. Assim, a metodologia pode continuar com o mindset de inovação, desde que a cultura da empresa incentive a prática.

Assim, a Teoria U pode ser a alavanca que impulsiona sua empresa para a inovação. Ela ajuda tanto a expandir localmente quanto em âmbito internacional.

Então, que tal implementar a metodologia no seu negócio? Confira algumas ideias sobre a diversidade no mundo das startups para além de produtos e serviços.

Resumindo

Como resumir a Teoria U?

A Teoria U é uma metodologia de inovação que ajuda a aplicar melhorias na produtividade da empresa.

Como funciona a Teoria U?

A ideia é passar por algumas etapas, que ajudarão a chegar ao processo inovador. Por isso, é preciso entender começo, meio e fim.

Related posts

8 ferramentas de SEO para você alcançar a 1ª posição

Rich Media: descubra o que é e quais são suas vantagens

Stock options: entendendo a estrutura desse modelo de incentivo