Tipos de exportação: conheça e entenda cada um deles

Começar a exportar produtos e serviços exige que as empresas se adequem a novos processos, antes mesmo de começar a

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Começar a exportar produtos e serviços exige que as empresas se adequem a novos processos, antes mesmo de começar a buscar clientes em outros países. Além disso, entender melhor sobre a atividade é fundamental para que o futuro exportador escolha com quais tipos de exportação deseja atuar.

Os tipos de exportação podem ser divididos em exportação direta e exportação indireta. Neste artigo, você vai entender melhor sobre cada um dos tipos, suas vantagens e desvantagens. Essas informações vão te ajudar a escolher o melhor caminho para a sua empresa. Aproveite a leitura!

Quais são os tipos de exportação?

Exportação direta

A exportação direta acontece quando o produto é exportado e faturado do fabricante para o importador. Não há intermediários nesse caso. Nesse modelo de exportação, há diferentes tipos de incentivos fiscais que acabam gerando economia para o exportador. 

Dessa forma, a empresa consegue economizar, aumentar sua margem de lucro e sua competitividade no novo mercado. Os produtos são isentos de recolhimento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e não há incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

A empresa não precisa contratar nenhum serviço adicional, pois pode realizar todos os trâmites necessários. Assim, tem maior controle sobre seus produtos, define sozinha suas estratégias de marketing, vendas e distribuição, bem como quer construir sua imagem no mercado externo. 

O contato direto com o cliente possibilita o acesso a feedbacks, mostra como está a presença da empresa no mercado e permite que adequar sua estratégia. 

Como fazer exportação direta?

A empresa deve se cadastrar no Sistema Informatizado de Comércio Exterior (Siscomex) e ter estrutura ou um departamento para cuidar do processo de exportação. Isso quer dizer que você deve avaliar os seguintes pontos antes de começar:

  • qual a será sua escala de exportação;
  • há estrutura disponível conduzir os processos de documentação;
  • como será o processo de operacionalização e distribuição;
  • será necessário desenvolver estratégias de marketing e vendas.

A construção desses pontos vai garantir que o processo de exportação aconteça em sinergia com as expectativas do seu negócio, além de aumentar as chances de sucesso na atividade.

Exportação indireta

Ao contrário da exportação direta, onde toda trativa da negociação e venda é feita entre o exportador e o importador, não exportação indireta essa relação não acontece. Todo processo de exportação é realizado por um terceiro, que compra os produtos para exportá-los. 

Existem alguns tipos de terceiros que são envolvidos na exportação indireta, como as trading companies, por exemplo. Essas empresas se dedicam apenas à exportação de produtos, têm vasta experiência no mercado e contato com empresas do mundo inteiro. 

Ou seja, o exportador não precisa se preocupar em construir sua imagem fora de seu país, buscar clientes, criar uma relação de confiança etc. Além disso, a operação segue as mesmas regras da importação direta, em relação a tributação (IPI e ICMS).

Outra alternativa para quem quem exportar de forma indireta é por meio dos consórcios de exportadores. Apesar de não ser muito comum no Brasil, esse modelo funciona por meio de associações de empresas que se unem com objetivo de ampliar suas exportações. 

Como fazer exportação indireta?

Antes de optar por um tipo de exportação, a empresa deve entender como sua estrutura vai operar diante desse processo. Diversas empresas acabam delegando essa atividade a um terceiro, pois entendem que é preciso ter experiência e disponibilidade para lidar com a exportação. 

As empresas que atuam com exportação indireta não precisam ter registro no Siscomex. Nesse caso, devem procurar um intermediário que seja especializado e transmita confiança para a empresa. 
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