Webinar: o que é, como transmitir e qual a diferença para live

Webinars são estratégias interessantes para vender seu conteúdo e captar novos clientes! Conheça mais sobre esse tipo de conteúdo!

Empresas estão sempre à procura de novas formas de vender seus produtos. Por isso, apostar em Webinar pode ser uma alternativa interessante, barata e com alta taxa de conversão de leads.

Os conteúdos em vídeo do Webinar podem ser de diferentes formatos, com diferentes abordagens e resultados expressivos para uma marca. Eles são versáteis e podem ser gravados ou transmitidos ao vivo, permitindo diferentes estratégias de engajamento com o público.

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é Webinar e como funciona?

Um Webinar é um seminário, aula ou conferência em formato de vídeo que é compartilhado online. O conteúdo aborda um tema específico e pode ser gravado ou transmitido ao vivo. No Webinar, a audiência pode interagir via chat, o que torna esse tipo de meio uma oportunidade para atração e conversão de leads.

O termo “Webinar” deriva da expressão em inglês “web-based seminar”, que significa “seminário baseado na web”. Esse formato de conteúdo é popular no mundo dos negócios, pois é uma estratégia prática para captar a atenção da audiência com um custo baixo. Webinars têm um bom alcance e podem ser uma boa estratégia para finalizar a jornada de compra.

Qual é a diferença entre Webinar e Live?

O Webinar é um seminário, aula ou conferência, que pode ser gravado ou transmitido ao vivo em plataformas online. Já a Live é um evento de média duração realizado somente ao vivo em redes sociais. Enquanto o Webinar tem um objetivo educacional e é mais formal, a Live é usualmente mais descontraída e busca entreter o público.

O Webinar procura formas de atrair e converter leads, apresentar um produto e estabelecer Marketing de Relacionamento. As Lives também são eventos que querem captar a atenção do público, mas sua forma de compartilhamento é diferente dos Webinars. Eles preferem ser transmitidos em plataformas online especializadas nesse tipo de conteúdo.

Em contrapartida, a Live pode ser transmitida em redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, etc. Lives que transmitem jogos na Twitch ou o compartilhamento de shows e eventos no YouTube são alguns exemplos práticos desse tipo de conteúdo.

Em uma pesquisa de 2017 da New York Magazine, cerca de 80% do público prefere assistir Lives em vez de ler o blog de uma marca. O estudo também apontou que 67% da audiência que assistiu a Live comprou um ingresso para um evento similar.

Para quem é o Webinar?

A produção de conteúdo do Webinar é indicada para quem deseja promover eventos de pequeno porte, com assuntos menos complexos e poucos participantes. O Webinar é feito com poucos equipamentos, como computador, câmera, microfone e uma boa conexão de internet. Por esse motivo, é uma ferramenta barata para apresentar assuntos, elaborar treinamentos e aprimorar a relação com o público.

Quais são os benefícios do Webinar para o marketing das empresas?

Fazer um Webinar possibilita o compartilhamento de conhecimentos e interação com o público da marca. O conteúdo pode ser gravado ou transmitido online e sua produção usa poucos materiais, tornando os seminários virtuais mais baratos e vantajosos para os negócios.

O Webinar capta a atenção do espectador e aumenta o engajamento da sua marca

O marketing de empresas pode aproveitar o Webinar para captar a atenção da sua audiência e aumentar o engajamento da marca. Esse tipo de conteúdo em vídeo gera uma sensação de proximidade entre a marca e o público. A audiência pode interagir com os Webinars, tornando o processo mais dinâmico e aumentando a conexão entre você e seu público.

Fazer Webinars mostra que você é autoridade no assunto

Tornar-se autoridade em um tema faz com que o público confie em você e na sua marca. Através da produção de Webinars, você consegue passar seu conhecimento no assunto e consegue se destacar como uma autoridade no tema. Assim, você se torna uma referência para os clientes e o mercado, aumenta a confiança no seu produto e aumenta suas vendas.

Webinars aumentam o tráfego do site da sua marca

Se a audiência entende que o conteúdo do Webinar é de valor, ele vai querer consumir mais, o que pode levar a inscrições em newsletter ou interações com sua marca. Isso aumenta o tráfego do site da empresa e a disseminação do material.

O Webinar contribui para o branding da sua empresa

O conteúdo do Webinar pode contribuir com a estratégia de branding da marca ao disseminar a imagem da empresa no conteúdo divulgado. Uma forma de fazer isso é inserir uma marca d’água com o logo da empresa no conteúdo. Isso reforça a identidade da sua marca e protege seu conteúdo da pirataria.

Webinars on demand dão retorno para a marca

Produzir Webinars “on demand”, isto é, sob demanda, permite que mais pessoas assistam seu conteúdo sem precisar estar online durante a transmissão ao vivo. Ao criar uma biblioteca de vídeos para serem compartilhados posteriormente, você pode vendê-los ou disponibilizá-los para o público e enviar via e-mail marketing. Também é possível postar o conteúdo em redes sociais, sites e blogs ou ainda reaproveitar o material para outros propósitos.

Produzir Webinars não é caro

O Webinar é feito integralmente online e com poucos equipamentos, o que diminui os custos de produção. Não é preciso alugar estúdios, muitos materiais ou ter uma grande equipe. Basta possuir um computador, uma câmera, um microfone e uma boa conexão de internet para produzir o conteúdo.

Como fazer um Webinar? 

Fazer um Webinar não custa muito, mas ainda exige preparação. É preciso cuidar da logística da produção do conteúdo, escolher um tema, plataforma e formato, (transmitido ao vivo ou gravado).

1. Escolha um tema de valor para seu público

Fazer um Webinar de qualidade exige que o tema esteja alinhado com as expectativas do seu público. Por isso, descubra quais são as necessidades dos seus clientes e escolha um assunto que gere valor para seu público. É importante que o conteúdo aumente a relevância da marca e demonstre que você é autoridade no assunto.

2. Entenda qual o melhor formato: gravado ou ao vivo

Fazer Webinars ao vivo ou gravados oferecem diferentes benefícios para sua empresa. O seminário gravado pode ser editado em caso de erros, já o Webinar ao vivo não poderá ser corrigido. O formato instantâneo também exige mais divulgação para que o público saiba quando assistir.

3. Analise o tipo de Webinar ideal 

O modelo do Webinar depende do tema que será abordado, do público alvo e da proposta do conteúdo. As transmissões podem ser em formato de entrevista, perguntas e respostas, painel e aula.

A entrevista exige ao menos 2 participantes (entrevistador e especialista no tema), respondendo dúvidas. O formato de perguntas e respostas é parecido com a entrevista, mas, nesse caso, o palestrante responde às perguntas feitas pelo público.

O Webinar aula conta com um especialista que aborda e propõe a solução para uma dor específica da persona da marca. Esse tipo de conteúdo também pode ser uma vitrine que apresente outros produtos do negócio. Enquanto isso, o Webinar painel funciona como uma conversa entre palestrantes que é mediada por um moderador.

4. Selecione a plataforma para transmitir seu Webinar

O mercado oferece diversas opções para transmissão de Webinars, portanto, escolha a plataforma que atende melhor as necessidades do seu conteúdo considerando a acessibilidade, features, valores, etc.

Algumas plataformas para transmissão de webinar são: Zoom, ClickMeeting, WebEx, YouTube Live, GoToWebinar, Google Meet e WebinarJam.

5. Elabore o roteiro do seu Webinar

É importante saber o que dizer no Webinar, e, para ajudar nessa tarefa, uma boa ideia é fazer um roteiro. Com o texto escrito, fica mais fácil de direcionar sua fala e não esquecer de nenhuma informação importante do assunto que será abordado.

6. Separe os materiais necessários para a produção do Webinar

Antes de começar o Webinar, separe os materiais que for utilizar na gravação, como slides, infográficos ou vídeos. Esses recursos podem enriquecer seu conteúdo e precisam ser preparados para evitar problemas de logística do Webinar.

7. Descubra o melhor momento para compartilhar o Webinar

Para aumentar o alcance e o sucesso do Webinar, é importante escolher uma boa data para seu público acessar o conteúdo. Um relatório de 2017 da ON24, informou que a melhor opção para compartilhar Webinars era nas terças-feiras de manhã, às 10h. Já um estudo da Webinar Success afirma que terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, no período da manhã e da tarde, são bons períodos para realizar a transmissão de Webinars.

8. Divulgue o Webinar para o público alvo

A divulgação do Webinar é parte fundamental do sucesso do seminário. Para alcançar um número maior de pessoas, você pode empregar estratégias como a de criar uma landing page, informando o tema, data, hora e participantes do Webinar. Você também pode colocar um banner ou anúncio no seu site, enviar lembretes por e-mail e fazer postagens nas redes sociais.

9. Acompanhe os feedbacks dos espectadores

Acompanhar os feedbacks dos espectadores do Webinar pode oferecer bons insights e sustenta o engajamento do público. Faça uma pesquisa de satisfação ou envie um e-mail de follow-up, e procure entender onde seu evento foi um sucesso e quais aspectos podem ser melhorados.

Quais os principais formatos de Webinar? 

Webinars são muito versáteis e, dependendo do formato, podem ter diferentes benefícios e objetivos. É possível apresentar produtos, realizar entrevistas, elaborar um painel, fazer perguntas e respostas e até mesmo um Summit.

1. Webinar em formato de apresentação de produtos

Webinars de apresentação de produtos tem como objetivo expor uma mercadoria, seu funcionamento, benefícios e qual é seu diferencial. Esse formato pode ser utilizado em diferentes etapas do funil de vendas.

2. Webinar em formato de entrevistas

Seminários online podem ser em formato de entrevistas, como um programa, onde há um apresentador e um entrevistado, especialista em um determinado assunto, conversando sobre um tema.

3. Webinar em formato de painel

O formato de painel em um Webinar funciona com a participação de 2 ou mais especialistas respondendo a perguntas de um assunto específico. Esse tipo de Webinar não exige moderador e é importante que o tema abordado seja identificado com a sua marca.

4. Webinar em formato de perguntas e respostas

O Webinar de perguntas e respostas tem dois participantes, um apresentador e um entrevistado, que respondem a perguntas enviadas pela audiência. Nesse tipo de Webinar, a interação com o público é essencial para o sucesso da transmissão.

5. Webinar em formato de Summit

Webinars em formato de Summit são transmissões ao vivo de um grupo conversando sobre um determinado tema. Esse tipo de seminário gera autoridade no mercado e atrai uma quantidade maior de leads. No entanto, sua execução é mais complexa e exige uma logística bem estruturada para que o evento aconteça sem problemas. 

Como fazer a divulgação de um Webinar?

Os passos de divulgação do Webinar devem ser planejados considerando o público, o tema e a plataforma onde o seminário será hospedado. É importante que o plano de ação para disseminar seu conteúdo seja bem estruturado e criativo.

Aqui estão algumas dicas para fazer a divulgação de um Webinar:

1. Comece a planejar as estratégias de divulgação com antecedência para atrair uma quantidade maior de público;

2. Segmente as estratégias de marketing conforme a rede social para atingir uma audiência maior;

3. Crie um calendário de postagens para que o público possa se preparar para o evento. É interessante começar as postagens faltando de 3 a 4 semanas para o Webinar;

4. Empregue Ads na divulgação do Webinar para se destacar no seu público alvo. Plataformas como Google Ads, Facebook Ads, TikTok Ads e YouTube Ads são boas formas de investir em divulgação;

5. Divulgue snippets do evento e deixe a audiência querendo mais;

6. Faça um plano de marketing criativo, com postagens em redes sociais, blogs, banners, etc. O objetivo é cercar o público com o conteúdo para captar os leads;

7. Crie uma landing page com as informações mais importantes sobre o Webinar. Invista no design e na usabilidade da landing page para converter mais leads e atrair a audiência;

8. Use todos os recursos disponíveis das redes sociais: Stories, postagens no Feed e Reels no Instagram, TikTok, vídeos no YouTube, tweets etc.

O que fazer após a transmissão de um Webinar?

Uma vez que o Webinar for finalizado, é importante continuar na jornada de compra e acompanhar o pós da aquisição do conteúdo. Receba os feedbacks do público participante por meio de e-mails de marketing e formulários de pesquisa. Envie o conteúdo gravado e materiais extras utilizados na apresentação, pergunte o que eles acharam do evento e no que sua marca pode se aprimorar.

Também é interessante atualizar o conteúdo de divulgação do Webinar para continuar a geração de leads. Você pode disponibilizar o conteúdo em uma landing page nova ou atualizar a original.

Como medir os resultados do Webinar?

Existem diversas métricas disponíveis para medir o desempenho do Webinar e o ROI, o retorno sobre o investimento. Avalie os dados de participação do Webinar, seu engajamento, a brand awareness e a etapa de pós-venda.

1. Meça as inscrições e comparecimento do público no Webinar

Uma forma de analisar a participação do público no Webinar é avaliar qual é a conversão de visualizações, inscrições e comparecimento. Descubra quantos usuários visitaram a página de inscrições, quantos de fato se inscreveram e quantos compareceram ao evento.

2. Avalie a quantidade de engajamento da audiência com o conteúdo do Webinar

Para avaliar o engajamento do Webinar é preciso ficar atento à interação do público com o conteúdo. Envie um e-mail com um lembrete do Webinar e verifique se a audiência vai consumir o conteúdo depois do final da transmissão. Entender o engajamento ao vivo e no pós da transmissão ajuda a determinar o sucesso do Webinar.

3. Acompanhe todas as etapas da jornada de compra

Avalie quais são os próximos passos da audiência que participou do Webinar. Uma maneira de incentivar as etapas seguintes da jornada de compra é com a criação de um call-to-action atrativo. Analise a parcela do público que vai finalizar o ciclo de compra e descubra o nível de sucesso de sua estratégia.

4. Promova a identificação com a audiência do Webinar

Observe qual é o interesse da audiência do seminário e se ela está pronta para adquirir o seu produto. Descubra se o tema do Webinar conversa com as necessidades do público, quem elas gostariam de assistir, quais são as dores da persona, etc.

5. Acompanhe os compartilhamentos e alcances dos posts nas redes sociais

É possível medir o sucesso do Webinar a partir do número de compartilhamentos nas redes sociais. Utilize encurtadores de links que contabilizam o número de acesso e avalie as redes sociais para saber qual está tendo mais tração.

6. Avalie o resultado do Webinar

A maneira mais fiel de determinar o nível de sucesso do Webinar é saber qual foi o número de vendas do produto da marca. O pós-venda vai medir qual é o ROI do bem material, qual é a taxa da conversão dos leads e determinará se o saldo final é positivo ou negativo.

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Resumido

O que significa webinar?

Webinar é uma aula, conferência ou seminário compartilhado online em formato de vídeo. O conteúdo aborda diferentes temas, pode ser gravado ou transmitido ao vivo e interage com o público por meio de chat, por exemplo. A palavra “webinar” deriva da expressão em inglês “web-based seminar”, que significa “seminário baseado na web”.

Qual é a diferença entre Webinar e Live?

O Webinar é um seminário, aula ou conferência, que pode ser gravado ou transmitido ao vivo em plataformas online. Enquanto isso, a Live é um evento de média duração realizado somente ao vivo em redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Twitch).

Qual o objetivo do Webinar?

Fazer um webinar é uma forma de compartilhar ideias, aumentar o engajamento de uma marca, encontrar oportunidades de vendas e gerar leads qualificados. Na duração do webinar é possível reunir dados do público, permitindo o rastreamento do lead depois do seminário.

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