WhatsApp Pay: tudo sobre o envio e recebimento de dinheiro pelo aplicativo

O WhatsApp Pay foi implementado no Brasil e permite fazer operações financeiras sem sair da tela de conversa. Entenda mais sobre o recurso e como ele funciona!

O WhatsApp Pay é um serviço de pagamento de contas e transferência de valores. Para pessoas físicas, não existem taxas. Para empresas, é cobrado 3,99%.

O WhatsApp Pay foi implementado no Brasil e permite fazer operações financeiras sem sair da tela de conversa. Entenda mais sobre o recurso e como ele funciona!

Depois de um período de testes na Índia, o WhatsApp Pay foi lançado no Brasil. O recurso já foi liberado para 1,5 milhão de usuários do aplicativo, mas tem potencial para 50 milhões. O País foi o primeiro do mundo a ter o serviço implementado.

Para explicar como os pagamentos de contas pelo aplicativo funcionarão, criamos este conteúdo com seus principais detalhes. Saiba mais!

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pagamentos, como também é chamado, é um serviço de transferências de valores. Ele é executado pelo Facebook Pay e, no Brasil, a intermediação das transações é feita pela Cielo. A vantagem é que a operação é feita sem sair da tela de conversas.

O serviço pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Para as primeiras, não haverá cobrança de taxas. No caso das segundas, haverá uma cobrança de 3,99% por operação.

Como o WhatsApp Pay funciona?

A função será liberada no aplicativo e o usuário poderá ativá-la nas configurações. No caso das empresas, é preciso autorizar o serviço pelo WhatsApp Business. Em ambos os casos, é preciso cadastrar uma conta-corrente ou um cartão de crédito ou débito.

O funcionamento para usuários e empresas é similar. No entanto, existem algumas diferenças. Veja!

Pessoas físicas

O WhatsApp Pay tem limitação nesse caso. O máximo é de R$ 1 mil por operação. Todos os dias, podem ser feitas até 20 transações. De toda forma, o montante mensal deverá ficar em até R$ 5 mil. Existe isenção de cobranças de transferência entre contas pessoais e pagamento de compras.

Pessoas jurídicas

As empresas podem fazer quantas operações desejarem, mas tem uma taxa de 3,99% sobre operação. No extrato bancário, a designação será FBPAY *WA ou FBPAY – WA com o nome de quem recebeu o dinheiro em seguida.

O dinheiro será depositado na conta cadastrada em 2 dias úteis. Os status das transferências podem ser consultados. As categorias são pendente, solicitado, processando, efetuado, não efetuado e expirado. 

Quem poderá usar o WhatsApp Pay?

Para funcionar de maneira adequada, o WhatsApp Pay precisa de liberação pelas instituições financeiras. Por enquanto, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi decidiram entrar na iniciativa. Outros bancos poderão ingressar na modalidade posteriormente.

Esses bancos são válidos para os usuários pessoa física. As empresas podem ter conta cadastrada em qualquer instituição financeira. 

Como é a segurança das operações financeiras?

Com o objetivo de evitar vazamentos de dados, vários recursos de segurança foram acrescentados ao WhatsApp Pay. Um deles é a verificação em duas etapas. Nesse caso, você libera o recurso no menu configurações.

Além disso, a cada pagamento a ser liberado, é preciso fazer a confirmação por biometria do celular ou PIN de seis dígitos. Ainda existem outras camadas de segurança, conforme os critérios do Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI).

Como transferir e receber dinheiro?

O primeiro passo para realizar os procedimentos é configurar o Facebook Pay no WhatsApp. Depois de autorizar a função, o usuário pessoa física que deseja fazer uma operação de transferência ou pagamento deve apenas clicar sobre o clipe de anexar e selecionar “Pagamentos”.

Em seguida, digitar o valor a ser repassado e uma descrição, se quiser. Para terminar, pressione “Pagar” e digite seu PIN do Facebook Pay ou passe a biometria. Desse modo, envia dinheiro.

Caso queira receber alguma quantia, basta clicar em “Aceitar pagamento”. O valor será transferido de forma automática para a conta cadastrada com o cartão de débito.

No caso das empresas, pelo WhatsApp Business, basta clicar em “Receber pagamentos por vendas” e depois em “Continuar”. Aceite os termos de serviço e conecte a sua conta Cielo. O processo de verificação costuma demorar 3 dias. Depois, o dinheiro chega em até 2 dias úteis.

Apesar de todas essas vantagens, no dia 23 de junho, o Banco Central suspendeu as operações do WhatsApp Pay no Brasil, com a justificativa de que precisaria analisar e garantir autorização prévia para não haver desequilíbrio no mercado financeiro.

No dia seguinte, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) impôs uma medida cautelar para interromper a parceria indicando possíveis riscos à concorrência. Além disso, o WhatsApp Pay não permite realizar operações financeiras para outros países.

Por isso, se esse é o seu objetivo, é melhor contar com uma plataforma de transferências internacionais. Com a Remessa Online, você realiza as transações com custo de 1,3%, taxa de câmbio comercial e prazo de até 1 dia útil.

Assim, efetua tanto operações no Brasil quanto no exterior, sem se preocupar com valores extras. Então, que tal aguardar o retorno do WhatsApp Pay e aproveitar o serviço?

Se gostou de conhecer a novidade, aproveite e siga nossos perfis no Twitter, no LinkedIn e no Facebook.

Resumindo

O que é WhatsApp Pay?

É o serviço de transferência de valores e pagamento de contas do WhatsApp.

Como o WhatsApp Pay funciona?

As transações são efetuadas pelo Facebook Pay e a intermediação é realizada pela Cielo. O dinheiro chega na conta do empresário em 2 dias úteis.