Zeitgeist: o que é e como utilizá-lo para impulsionar o seu negócio

O mundo muda a todo instante e, com isso, certamente vão existir mudanças no comportamento das pessoas e em sua maneira de consumir produtos e serviços. Por isso é tão importante conhecer o Zeitgeist. Este conceito ajuda empresas a entender o comportamento do consumidor e conhecer melhor as tendências do mercado.

Acompanhe o artigo abaixo para entender o que é Zeitgeist e como você pode utilizar esse conceito para impulsionar o seu negócio. Confira!

O que é Zeitgeist?

O conceito de Zeitgeist pode nos ajudar a entender as tendências contemporâneas para que possamos estabelecer conexões com os consumidores. Zeitgeist é uma palavra em alemão que significa “O espírito do tempo.” 

De forma simples, podemos dizer que é uma série de elementos que formam o ambiente cultural e intelectual mundial em um período específico da história. Ou seja, as características das pessoas (consumidores) ao longo do tempo. 

Assim como o mapa da empatia, esse conceito pode ser usado para orientar as atividades em uma empresa a fim de construir melhores relacionamentos com seus clientes e saber quais características devem ser trabalhadas.

Estamos em constante evolução, nossos desejos estão mudando, assim como nossas formas de comunicação e relacionamento com as empresas das quais consumimos. Por isso, é importante entender como se adaptar às mudanças para garantir o sucesso de qualquer negócio.

A importância da adaptação ao Zeitgeist

Você se lembra ou já ouviu falar na Kodak, certo? A Kodak foi a maior empresa de fotografia do mundo. Ela foi fundada pelo próprio criador do filme fotográfico e, no final da década de 70, tinha 90% das vendas de filmes fotográficos e 85% das vendas de câmeras nos Estados Unidos. 

Ela tinha presença em todo o mundo com mais de cem mil empregados e lucrava bilhões.  Em 2012, porém, a empresa declarou falência porque, com a ascensão de câmeras digitais e dos smartphones, a Kodak continuou apostando nas câmeras tradicionais e entrou no mundo digital muito tarde. 

A história da Kodak serve para ilustrar os problemas causados diante da falta de adaptação às mudanças. As empresas que não entendem histórico social e psicológico e não conseguem se comunicar com os consumidores acabam ficando para trás e perdem o mercado que continua a se concentrar nas marcas atuais, especialmente no empreendedorismo digital.

Como utilizar o Zeitgeist para impulsionar o seu negócio

Abraçar o “espírito do nosso tempo” exige equilibrar as melhores práticas de negócios do dia com as habilidades de comunicação atemporais de negócios, honestidade, transparência e disposição para assumir riscos. Essas virtudes sempre resultam em um modelo de negócios que faz sentido do ponto de vista econômico. 

Para que uma empresa permaneça ativa, ela precisava ter um modelo de negócios lucrativo. Assim, é possível utilizar as ideias do Zeitgeist como seu aliado em seu negócio. 

Inove seu modelo de negócios

O modelo de negócios de sua empresa é atualizado? Ele está de acordo com os desejos dos consumidores atuais? Inovar em modelos de negócios é adaptar sua empresa às necessidades determinadas de clientes que ainda não são atendidos por outros concorrentes ou empresas de determinado segmento de mercado. 

Por exemplo, a sustentabilidade que antes não era uma preocupação empresarial, atualmente é um diferencial. Uma pesquisa realizada pela Union + Webste, em fevereiro de 2019, apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.  

E mais, 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.  Ou seja, um modelo de negócio que não é sustentável pode acabar tendo muitos prejuízos. 

Empresas devem estar atentas aos novos comportamentos do consumidor.

Identifique tendências para antecipar cenários

Um dos segredos em usar o Zeitgeist para impulsionar o seu negócio é  antecipar as tendências do mercado. Algumas dicas para fazer isso são:

  • Esteja atento ao mercado nacional e internacional;
  • Ouça os clientes;
  • Identifique padrões de consumo;
  • Faça análises de mercado;
  • Acompanhe a movimentação da concorrência;
  • Use novas tecnologias para identificar tendências. 

Alinhe suas estratégias de marketing

Além de promover uma marca, o marketing digital tem como objetivo estabelecer relações duradouras com os clientes e atraí-los com valores compartilhados. Desta forma, ao compreender o Zeitgeist atual, você pode aprender em detalhes como a sociedade vive, o que afeta seu público-alvo e os fatores que podem ser usados ​​para estabelecer uma conexão real com ele. 

Assim, o Zeitgeist do Marketing é entender as questões atuais e saber conversar com seu público. 

Além disso, para ter uma empresa alinhada com o Zeitgeist, é preciso que ela esteja comprometida com macrotendências contemporâneas e com as tendências do marketing para os próximos anos.

Algumas tendências no marketing digital são:

  • Comportamento humano;
  • Marketing de indicação;
  • Transformação Digital acelerada;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Vídeo marketing.

Alinhe sua empresa com Zeitgeist

Entender o conceito de Zeitgeist pode ser fundamental para o sucesso de um negócio. Porque ele explica o comportamento e as características do consumidor que podem mudar com o tempo e sua empresa deve seguir essas mudanças. 

Gostou de conhecer como o Zeitgeist e saber como ele pode ajudar sua empresa? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo. 

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