Conquistar um mercado global não é uma tarefa fácil. Os brasileiros enfrentam muitas barreiras como a cultura, o idioma e, principalmente, os custos que são gerados quando se pretende ter uma atuação global. Por isso, é importante ter estratégia e um direcionamento claro de onde a empresa quer chegar.
Adotar algumas ações, conhecer novos formatos e aplicar práticas gerenciais são caminhos que o gestor precisa seguir para otimizar a sua atuação global.
Neste artigo, vamos mostrar quais são as estratégias que você pode começar a aplicar em seu negócio. Continue lendo o artigo e confira!
5 dicas para otimizar a atuação global da sua empresa
1. Cuide do posicionamento da sua marca no mercado
Posicionamento estratégico é a forma com que a empresa se mostra ao mercado. Ou seja, como a marca é vista por seus clientes, parceiros e fornecedores. Antes de ampliar sua atuação global, é possível saber como a sua empresa está sendo vista no mercado em que já atua.
Esse ponto é importante para entender como anda a imagem da empresa e adotar ações para torná-la melhor ou potencializá-la. Em mercados internacionais, é comum que a empresa tenha que elevar seu nível de qualidade, agregando mais valor em suas entregas. Por isso, você deve conhecer e cuidar do posicionamento da sua marca.
2. Aproveite o acesso a novos ecossistemas e tecnologias
Uma vantagem que os mercados estrangeiros proporcionam para as empresas que estão chegando é o acesso a novos ecossistemas e tecnologias. Instituições que só atendem no Brasil não têm o conhecimento e como chegar em muitos recursos que estão disponíveis apenas no exterior.
Depois de acessar um mercado internacional, comece a fazer uso e aproveitar dessa vantagem competitiva. Isso vai estimular o seu crescimento e apresentar melhores oportunidades para desenvolver o seu negócio.
3. Cuide do processo logístico de ponta a ponta
A logística é um ponto delicado para qualquer empresa que depende da entrega de seus produtos. Empresas que saem do Brasil para expandir, encontram uma gama maior de opções de transporte. No entanto, quanto maior o número de opções, mais dúvidas e questionamentos podem gerar.
Fazer parcerias com empresas especializadas em exportação pode ser a melhor alternativa para quem está começando. Esses intermediários costumam cobrar mais caro, mas têm mais experiência de mercado e vão te auxiliar com esse começo. Quem quer ampliar a atuação global precisa agir com cautela.
4. Tenha um especialista em legislação
Legislação é coisa séria e para que a empresa consiga cumprir com todas as burocracias e exigências do país em que está atuando, é preciso ter conhecimento aprofundado sobre o tema. Por isso, é fundamental contratar – seja internamente ou externamente, um profissional que seja especializado nesse assunto.
O profissional vai orientar e guiar os passos da sua empresa, prestando uma assessoria jurídica qualificada. Falhar com a legislação pode colocar todo o seu trabalho construído até aqui a perder. Não corra esse risco.
5. Invista na uniformização dos processos
Para crescer no mercado, as empresas precisam entregar qualidade, ser eficientes, criativas e produtivas. E esse é um grande desafio, principalmente para quem não tem clareza sobre seus próprios processos.
A uniformização de processos é uma forma de manter o padrão, entregando sempre a mesma qualidade e evitando que erros sejam cometidos a todo o momento. Empresas que padronizam seus processos, conseguem escalar de forma mais rápida.
Se você quer continuar aprendendo mais sobre o assunto e conseguir otimizar a sua atuação global, acompanhe outros conteúdos no Blog da Remessa Online.