Aporte de capital: como trazer recursos financeiros do exterior

Descubra como trazer um aporte de capital estrangeiro para o Brasil de forma prática com a Remessa Online.

Aporte de capital

Ao receber um aporte de capital estrangeiro, muitas empresas acabam ficando com dúvidas sobre como trazer esse recurso para o Brasil, já que o procedimento pode ser muito burocrático. A boa notícia para empresários e empreendedores é que existem diversas alternativas para receber aporte do exterior, entre elas a plataforma brasileira Remessa. 

Acompanhe o artigo abaixo para saber quais os passos a seguir depois de conquistar o tão sonhado aporte de capital para sua empresa. Confira. 

O que é um aporte de capital?

Quando uma empresa deseja expandir sua atuação no mercado ou encontra dificuldades para acertar as contas, pode ser necessário recorrer ao aporte de capital, que de forma simples seria uma injeção de recursos em uma empresa. Um aporte de capital é o termo usado para se referir a subsídios ou contribuições financeiras recebidas de investidores para alavancar negócios específicos.

Existem diferentes tipos de aporte, que pode ser único, mensal ou regular, seja para empresas novas ou já estabelecidas e em expansão. Além disso, ele pode vir de uma pessoa física, uma empresa ou fundos de investimentos.

Uma excelente opção para empreendedores que desejam alavancar sua empresa é a busca por um aporte de capital estrangeiro. Essa modalidade envolve obter valor de empresas de outros países para promover o crescimento do seu negócio.

Captar aporte de capital no exterior
Aporte de capital do exterior oferece uma série de vantagens para a startup.

Porque buscar investimento no exterior?

Uma das maiores vantagens do aporte de capital é que os empresários não precisam depender de bancos com juros altos e empréstimos para abrir ou expandir empresas.

Além disso, ao contar com o aporte de capital do exterior, o empreendedor e sua empresa ganham um grande destaque da concorrência por contar com um investidor internacional. Mas não é só isso. Além do dinheiro e credibilidade, o investimento estrangeiro permite uma troca de conhecimentos entre o empreendedor brasileiro e o investidor de outro país. 

Outra vantagem é que ao conseguir um aporte financeiro do exterior, você tem o acesso a  investidores com experiência internacional, o que é ótimo, principalmente quando o desejo é internacionalizar seu negócio. 

Visibilidade do Brasil

Muitos investidores estrangeiros têm interesse em investir em empresas rentáveis ​​no Brasil porque o mercado brasileiro é considerado um player importante no cenário mundial, apesar da economia ainda instável. 

Para se ter ideia, em 2020 o Brasil entrou para a lista dos países mais confiáveis para investimentos estrangeiros. A lista divulgada pela consultoria norte-americana A.T. Kearney aponta os 25 países mais confiáveis para o investimento estrangeiro direto (IED), e o Brasil ocupa a 22º posição. 

Isso, é claro, reflete positivamente nas empresas brasileiras que buscam aportes no exterior porque os investidores passam a ver com bons olhos as empresas no país e, ao procurarem diversificar seus aportes, buscam por empresas brasileiras. 

Como trazer o aporte de capital para o Brasil? 

Após captar o aporte no exterior, uma dúvida comum é sobre como trazer o recurso para o Brasil. Isso se deve à burocracia, tributação e altas taxas que os bancos tradicionais impõem. Além de ser um processo que pode levar meses, o que acaba dificultando a vida do empreendedor. 

Por isso, diante desse cenário, uma excelente opção é a plataforma brasileira Remessa Online. 100% digita, ela conta com taxas mais econômicas, além de ser muito mais rápida e prática. 

Tudo isso com a mesma segurança dos bancos tradicionais porque a Remessa Online é credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e todas as remessas são realizadas  em um ambiente seguro, com criptografia.  

A Remessa Online também conta com um atendimento exclusivo e especializado para a sua transferência. Ou seja, você receberá ajuda de uma consultoria com toda a burocracia para receber o seu aporte. 

Facilidade para startups

Desde 2019, a Remessa Online já ajuda startups com suas remessas internacionais com o Remessa for Business. No entanto, em outubro de 2020, a plataforma lançou um produto específico para facilitar empresas de inovação nacionais a receber aportes de fundos de investimentos estrangeiros, o Remessa for Startups.

Dentre as diversas vantagens, a Remessa Online possui uma estrutura que oferece os melhores serviços às startups para que os empreendedores não tenham preocupação na hora de receber investimentos vindos do exterior.  

Para facilitar esses processos, a plataforma contará com cinco funcionários na empresa e em fundos de investimento para esclarecer dúvidas de empreendedores sobre o processo e agilizar a cobrança. A taxa administrativa cobrada em cada transação irá depender da quantidade recebida, que será até 8x menor do que o valor cobrado pelos bancos tradicionais. 

Além disso, na plataforma a transação será aprovada no mesmo dia e o empreendedor contará com toda ajuda necessária para organizar a documentação. 

Confira o blog da Remessa Online e descubra outras vantagens da Remessa Online que como ela pode te ajudar a receber investimentos no exterior.