Aporte de Capital: curiosidades e dicas sobre o assunto

O aporte de capital é uma alternativa que pode ser interessante para empreendedores e investidores. Uma oportunidade de alavancar o negócio e trilhar um caminho mais rentável.

O aporte de capital é uma importante estratégia de negócio, pois contribui para tornar ideias em empreendimentos reais promissores. Pode-se dizer que é uma forma de investimento, pois com o sucesso do projeto, os rendimentos são expressivos.

A utilização do aporte de capital é fundamental para impulsionar um negócio, e em muitas situações a melhor alternativa. Nesse sentido, é uma oportunidade para todos, empreendedores e investidores.

Se você deseja impulsionar o crescimento do seu negócio, saber sobre o Aporte de Capital é indispensável. Para ajudar a compreender melhor assunto, confira neste post o que esse conceito e informações relevantes sobre o tema, e fique bem informado para identificar novas possibilidades para investir!

O que é Aporte de Capital?

Aporte de Capital é uma contribuição financeira que determinada empresa recebe para investir e alavancar o negócio ou ampliar algum projeto. Pode ser realizado por investidores individuais ou um grupo, que aplicam recursos em troca da participação nos futuros lucros.

O auxílio do aporte de capital pode ser necessário nas seguintes situações:

  • • Inicial – novos negócios;
  • • Fase de maturação – empresas pequenas e médias com bom faturamento;
  • • Empresas em fase final – que são grandes e tem fortes expectativas de retornos altos.

O aporte de capital pode ser feito também por investidores anjo, que utilizam parte dos seus recursos para aplicar em outros negócios, com potencial para crescer e aumentar o seu patrimônio.

A empresa precisa oferecer garantias para o investidor?

Geralmente não é necessário oferecer garantias ao investidor. Se o capital vier de um fundo de participação, os valores investidos são convertidos em ações, que no futuro vão gerar os resultados esperados.

Entretanto, antes de realizar o Aporte de Capital alguns fatores são avaliados, como um estudo detalhado sobre as possibilidades de sucesso do empreendimento e a solidez do plano de negócios

Além disso, a situação financeira, potencial de crescimento em um determinado prazo, os possíveis riscos e a TIR – Taxa de Interna de Retorno. A análise desses itens vão determinar e justificar os investimentos em uma empresa ou projeto.

O investidor se torna sócio?

Esse é uma dúvida frequente de quem deseja buscar o Aporte de Capital, no entanto, investidor e sócio são conceitos diferentes. O sócio participa das decisões e tem maiores responsabilidades no negócio, inclusive assumindo o risco de não ter os resultados esperados.

Já os investidores aplicam os recursos financeiros por concluir que o negócio é promissor, fornecendo o capital necessário para o investimento em troca de remuneração futura em forma de juros.

Fusão, aquisição, incorporação, cisão e joint venture podem ser consideradas operações de aporte de capital?

Algumas operações também oferecem suporte financeiro para empresas e estão disponíveis como meio estratégico para atender as necessidades empresariais. No entanto, não são consideradas, de fato, um Aporte de Capital, pois tem alguns pontos distintos.

O primeiro passo para compreender o assunto, é saber mais sobre cada operação.

Fusão

A fusão consiste no ato de unir duas ou mais corporações, se tornando uma empresa nova. Esse processo pode ser realizado por permuta e é um instrumento jurídico bastante utilizado por empresas de todos os portes.

Aquisição

é uma operação em que a empresa é adquirida totalmente ou parcialmente e o comprador assume completamente a gestão do negócio. É um processo mais burocrático que envolve longas negociações.

Incorporação

A incorporação é um procedimento jurídico em que uma empresa é absorvida por outra, por meio da aquisição de grande parte do capital. É uma forma usual de compra e controle acionário para aumentar a atuação e lucratividade de um negócio.

Cisão

A cisão consiste no ato de uma empresa se dividir em duas ou mais empresas. Nesse processo, parte do capital é dividido com as novas empresas e a que deu origem a operação pode continuar ou deixar de existir.

 Joint venture

É um procedimento que estabelece regras para os negócios entre duas ou mais empresas. Basicamente, é uma operação que se cria um novo negócio com objetivo específico e outras operações dos sócios são mantidas de forma individual.

O conceito de cada um desses instrumentos jurídicos demonstra que apesar de envolverem recursos financeiros, não são o mesmo que o Aporte de Capital. Cada operação é destinada para uma situação específica.

Como o empresário pode se apresentar e obter sucesso na busca por aporte?

Conseguir um Aporte de Capital nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, saber lidar com os investidores é essencial. É preciso transmitir uma imagem de segurança e conhecimento total do negócio.

Estar preparado para apresentar a ideia de forma consistente, sem a confiança excessiva, é importante para facilitar o entendimento, assim como ter um plano de negócios eficiente e abrangente.

Apostar em um relacionamento próximo com os investidores, permitindo que participem das decisões favorece um crescimento mais acelerado, pois a experiência de mercado e por acreditar na ideia contribui muito para o sucesso.


Remessa Online: o melhor meio para quem deseja buscar investimentos no exterior

O mercado internacional é repleto de oportunidades e investidores atentos às boas ideais, para realizar o Aporte de Capital e ter bons lucros. Esse fato pode ser uma possibilidade para ampliar ainda mais os horizontes do negócio.

Para tanto, saber como receber recursos do exterior de uma maneira econômica e eficiente é fundamental, assim você evita taxas abusivas e otimiza o planejamento financeiro, contribuindo para não reduzir o valor que precisa ser investido no seu negócio.

A Remessa Online é a solução ideal para receber e enviar dinheiro do exterior. Com a menor taxa do mercado, os processos são credenciados pelo Banco Central do Brasil e proporcionam a comodidade fazer operações financeiras de onde estiver, concluindo em até 1 dia útil.

Basta fazer um cadastro rápido fornecendo informações básicas que em pouco tempo tudo vai estar pronto para começar suas operações. Uma alternativa que proporciona inúmeros benefícios e contribui para o sucesso do negócio.

Do acordo com o tema abordado no contexto desse artigo, o Aporte de Capital é uma maneira de impulsionar o negócio. Contribui para tirar uma ideia do papel ou ampliar um projeto, aumentando consideravelmente as possibilidades de crescimento.

Gostou de saber mais sobre o Aporte de Capital? Se você deseja conhecer serviços financeiros com as melhores condições do mercado, acesse o site da Remessa Online e faça seu cadastro, é fácil, rápido e gratuito!


Resumindo

O que é Aporte de Capital?

É uma contribuição financeira que determinada empresa recebe para investir, alavancar o negócio ou ampliar algum projeto. Funciona como um apoio financeiro para proporcionar o crescimento de uma empresa e assim, proporcionar retorno financeiro para os investidores.

Por que o Aporte de Capital é importante?

Muitas vezes para tirar uma ideia do papel ou investir para ampliar o negócio é necessário ter recursos financeiros que não estão disponíveis. Nesse momento, o Aporte de Capital é a melhor alternativa para crescer e concretizar as ideias, promovendo a lucratividade e sucesso.