Você sabe o que é Aporte de Capital? A gente te conta!

Você sabe o que é Aporte de Capital? Um termo utilizado no mercado financeiro, refere-se a um subsídio ou contribuição recebida de investidores para alavancar um determinado negócio.

Mas, como este conceito se aplica na prática? Quais são os requisitos para realizá-lo e os benefícios que ele pode trazer para quem o recebe? Como conseguir um aporte de capital?

Neste artigo, vamos trazer as respostas para estas e outras perguntas sobre o assunto. Além de entender melhor o conceito de aporte de capital e descobrir como ele funciona, vamos te mostrar os requisitos e benefícios deste tipo de solução. Acompanhe e entenda!

O que é aporte de capital?

O termo aporte, de uma forma geral, pode ser conceituado como uma contribuição ou subsídio. No mercado de investimentos, ele se refere a uma quantia aplicada com o propósito de alcançar um determinado objetivo

Assim, o aporte de capital nada mais é do que um subsídio ou contribuição que determinada empresa recebe.

Os investidores, que  podem ser formados por um grupo de pessoas independentes, recebem, em troca, participação do lucro da empresa.

Esse aporte de capital na empresa pode ser inicial, mensal ou periódico. Inclusive, pode vir de fundos de investimentos, bolsa de valores, fusões, capital de risco, investimentos públicos e privados.

Portanto, quando uma empresa necessita de reforço financeiro, recorre a investidores interessados, para que empreguem seu dinheiro no empreendimento. 

Como ele funciona na prática?

Mas afinal, como funciona? O aporte de capital dependerá da estrutura da empresa. Isso é, seu negócio pode recorrer basicamente a três tipos de investimentos: 

Início – Investidores anjo

Existem no mercado “investidores anjos”, que são empresários de sucesso, que usam parte do patrimônio, para investir em outros negócios. Relativamente difícil conseguir esse tipo de investidor nessa fase. 

Maturação – Venture Capital

A “Venture Capital”, é focada nas pequenas e médias empresas. O principal objetivo é fazer a empresa avançar e expandir, com um determinado valor de investimento. Essas empresas já possuem faturamento considerável, mas com potencial de aumento. Normalmente aplicado em startups e empresas novas.

Final – Private Equity

A “Private Equity”, destinado para grandes empresas, oferecendo faturamento significante. Esse processo é quando acontece uma fusão entre empresas, com objetivo de buscar crescimento, maximizar processos e lucrar com uma venda. 

Já o investidor pode fazer aportes em cooperativas, startups, empresas de pequeno, médio e grande porte, por meio de administradoras, grupos individuais, outros. 

Quais são os requisitos e benefícios do Aporte de capital?

O mercado financeiro está em constante mudança e nem sempre os investimentos conhecidos são atrativos. 

Os requisitos são os mais variáveis, mas elencamos os dois principais: ter capacidade financeira de investimento, no caso do investidor, e objetivo de expansão e lucros, no caso do empreendedor. 

Entre os benefícios, no caso  do empreendedor, uma das maiores vantagens é não depender de bancos e empréstimos com juros elevados, para viabilizar abertura ou expansão da sua empresa.

Além disso outra alternativa é captar recursos nos fundos de investimento, na bolsa de valores

Já o investidor, a motivação está em capitalizar o seu dinheiro. Tornar rentável. Pois, os investimentos tradicionais, como poupança, o rendimento do dinheiro aplicado não é atrativo. O investidor do aporte, além de ter uma parcela da empresa, participará dos lucros. 

Metas devem ser estabelecidas em ambos os casos, sejam elas de curto, médio e longo prazo. O planejamento no investimento é essencial para a segurança e maior rentabilidade possível. Seja você conservador, moderado ou agressivo. 

Como conseguir um aporte de capital?

Quando um investidor procura um negócio para aplicar seu dinheiro, visa empresas com potencial de crescimento e faturamento. Podem ser startups ou empresas que já estão no mercado, mas seguem algumas dicas:

  • Mantenha sua contabilidade em dia, é necessário comprovar a idoneidade das informações contábeis; 
  • Um projeto e plano de negócio claro e traçado. Objetivo estabelecido e como alcançá-lo;
  • Poder de convencimento e transparência. Para apresentar uma proposta ao investidor é necessário mostrar que pode ser lucrativo e o mercado que dispõe.

Como a Remessa Online pode ajudar quem investe no exterior?

A Remessa Online, sendo uma correspondente cambial credenciada de acordo com as normas do Banco Central,  pode ajudar você a investir no mercado exterior

Para fazer um aporte de capital em uma empresa do exterior, basta criar uma conta de investimentos em uma administradora, empresa ou corretora de sua escolha. 

Cadastre-se na Remessa Online e comece a fazer transferências no exterior, com melhores taxas que os bancos

Entender o mercado financeiro e investir oferece vários benefícios a sua saúde financeira. Com a Remessa Online você pode investir de forma prática e segura no mercado internacional. 

Gostou deste artigo sobre o que é aporte de capital? Então, aproveite para acessar o site da Remessa Online e descubra como podemos auxiliar nas suas operações de remessa de dinheiro para o exterior.


Resumindo

O que é um aporte de capital?

O termo aporte, de uma forma geral, pode ser conceituado como uma contribuição ou subsídio. No mercado de investimentos, ele se refere a uma quantia aplicada com o propósito de alcançar um determinado objetivo. Assim, o aporte de capital nada mais é do que um subsídio ou contribuição que determinada empresa recebe.

Ele ocorre em uma única vez?

Não. Esse aporte de capital na empresa, pode ser inicial, mensal ou periódica, inclusive pode vir de fundos de investimentos, bolsa de valores, fusões, capital de risco, investimentos públicos e privados.

Quais são os requisitos do aporte de capital?

Os requisitos são os mais variáveis, mas destacamos os dois principais: ter capacidade financeira de investimento, no caso do investidor, e objetivo de expansão e lucros, no caso do empreendedor. 

Como conseguir um aporte de capital?

Mantenha sua contabilidade em dia, precisa comprovar a idoneidade das informações contábeis; 
Um projeto e plano de negócio claro e traçado. Objetivo estabelecido e como alcançá-lo;
Poder de convencimento e transparência. Para apresentar uma proposta ao investidor é necessário mostrar que pode ser lucrativo e o mercado que dispõe.

Como a Remessa Online pode te ajudar?

A Remessa é a primeira plataforma brasileira totalmente online que realiza operações de transferência internacional de forma rápida, simples e totalmente segura a um custo mais baixo do que o praticado pelas instituições financeiras tradicionais.