Aporte de capital: quais as outras vantagens além do investimento financeiro?

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
Aporte de capital

Um aporte de capital é uma injeção de dinheiro em uma empresa, seja em sua fase inicial, de expansão ou, até mesmo, quando o negócio já está consolidado no mercado. No entanto, esse modelo de investimento apresenta vantagens que vão muito além do dinheiro aplicado. 

Além do investimento financeiro, você sabe quais as outras vantagens do aporte de capital? Acompanhe o artigo abaixo para descobrir 4 benefícios dessa modalidade. Vamos lá?

O que é um aporte de capital

É chamado de aporte de capital o investimento financeiro em uma empresa para fins específicos. Esse é um modelo muito comum no empreendedorismo, por isso é importante entender melhor esse conceito.

Esse tipo de investimento pode ser único, mensal ou regular, seja para empresas novas ou já estabelecidas. Além disso, ele pode vir de uma pessoa física, uma empresa ou fundos de investimentos. 

O aporte também pode ser feito para vários fins dentro de uma empresa, como o aumento do capital de giro ou mesmo a aquisição de companhias concorrentes. Ainda, outra possibilidade de uso é no desenvolvimento de novos produtos para que a empresa consiga um diferencial competitivo e, consequentemente, mais destaque no mercado. 

Tipos de aporte de capital

O tipo de aporte de capital depende do estágio do negócio, que pode estar ainda no lançamento, expansão ou consolidação no mercado. Basicamente, existem três tipos principais de investimentos. 

  • Etapa inicial: nesta etapa, é comum encontrar investidores-anjos. Nesse momento, o investimento é mais difícil de conseguir devido aos riscos incertos do empreendimento;
  • Maturidade: já neste momento, o aporte de capital é mais voltado para pequenas e médias empresas com grandes rendimentos;
  • Fase final: nesta fase, o aporte de capital conta com a possibilidade de realização de private equity, que é adequado para grandes empresas e proporciona maiores expectativas de retorno.
acesso a profissionais experientes com o aporte de capital 1024x683 - Aporte de capital: quais as outras vantagens além do investimento financeiro?
Acesso a profissionais experientes é uma vantagem do aporte de capital

As vantagens do aporte de capital

O aporte de capital não é a única maneira de conseguir dinheiro para o seu negócio. Quem está em busca apenas da parte financeira pode contar, por exemplo, com um crédito ou empréstimo de um banco. 

No entanto, ao aceitar o aporte de capital, sua empresa se beneficiará dos custos e retornos do investimento. Além disso, as vantagens do aporte de capital vão muito além da conquista financeira. Separamos algumas, confira!

1. Credibilidade

Ao fazer um aporte de capital, além de dinheiro e conhecimento, o investidor também contribui com seu networking. E no mundo dos negócios, esses contatos profissionais são muito importantes para o sucesso de qualquer empresa. Ao ter acesso a essa rede de parceiros do investidor, com seu apoio, sua empresa ganha muito mais credibilidade no mercado. 

Dessa forma, além do dinheiro, o aporte de capital também agrega muito mais credibilidade ao seu negócio.  

2. Acesso a profissionais experientes

O aporte de capital é feito por profissionais experientes como empresários, executivos e profissionais renomados. Dessa maneira, ao fazer um aporte de capital, além de disponibilizarem recursos financeiros, os investidores também agregam valor aos empreendedores com seus conhecimentos, experiências e rede interpessoal. Por isso, é denominado dinheiro inteligente (smart-money). 

Assim, o  investimento vai muito além do dinheiro, mas também permite o acesso a esses profissionais já experientes, com um amplo conhecimento de mercado. Além disso, esses investidores possuem importantes insights sobre o modelo de negócios e fornecem uma riqueza de conhecimento para as áreas-chave da empresa. Outra grande vantagem é que se o investidor já possuir um histórico de investimento nesta área, é possível que já conheça clientes em potencial.

E se o aporte financeiro for de um investidor estrangeiro, o acesso ainda é a  investidores com experiência internacional, o que pode ser uma excelente vantagem. 

3. Transformar o investidor em parceiro

Outra vantagem do aporte de capital é transformar o investidor em um parceiro. Diferente do que aconteceria com um empréstimo no banco, por exemplo, em que você apenas teria o apoio financeiro, com o aporte de capital você também tem um parceiro de negócios. 

Um parceiro de negócios pode ser consultado de acordo com as necessidades da empresa e ainda traz ideias que podem fazer a diferença em todo o projeto.

Impacto do investimento estrangeiro na economia.

4. Possibilidade de expansão

Ao receber o aporte de capital, a empresa também passa uma imagem positiva para o mercado. Ao invés de usar empréstimos bancários ou usar recursos próprios, aceitar o investimento em troca de participação acionária mostra que a empresa está em fase de desenvolvimento, especialização e profissionalização. O que representa, principalmente, o potencial e a vontade de expandir.

Ao tornar esse investidor um parceiro de negócios, a empresa terá muito mais possibilidade de expansão contando com novos aportes do próprio investidor e de outros investidores que possam se interessar. 

Portanto, quem deseja vantagens além do dinheiro para sua empresa, pode  encontrar no aporte de capital uma excelente opção para o crescimento dos negócios. 

Continue acompanhando o nosso blog e descubra outros métodos para alavancar o seu negócio financeiramente.

Assuntos relacionados