Como funciona o Banco do Brasil em Portugal

Banco do Brasil em Portugal: veja como funciona

Neste artigo explicaremos como atua o Banco do Brasil em Portugal e a que serviços você tem acesso para a sua conta do outro lado do Atlântico. Acompanhe.

O Banco do Brasil possui experiência no mercado internacional, atuando no exterior há mais de 70 anos. Presente em mais de 15 países, o Banco do Brasil em Portugal é um dos ramos em que o banco oferece serviços para clientes fora do território nacional.

O tipo de atividades e serviços disponibilizados varia de acordo com a atuação do banco em cada país, sendo que as agências e pontos de atendimento são distribuídas de forma estratégica para otimizar o acesso dos clientes nos diferentes locais.

Com a notícia do fechamento das agências de Lisboa e Porto em 2017, a continuidade do funcionamento do Banco do Brasil em Portugal virou uma dúvida comum para os brasileiros com interesse de ir para as terras portuguesas.

O Banco do Brasil atua em Portugal?

Portugal é um dos seis países europeus que atualmente contam com a presença do Banco do Brasil. Contudo, em 2017 o Banco do Brasil em Portugal fez um reposicionamento estratégico da sua atuação no país e encerrou suas operações de varejo, voltando suas atividades para empresas que tenham alguma relação com o Brasil.

Na prática, isto significa que o Banco do Brasil em Portugal não atende mais contas de pessoas físicas, atuando exclusivamente no atendimento de empresas.

Assim, não é mais possível ir em uma agência do BB em Portugal trocar os dados da sua conta ou realizar um pagamento no caixa, por exemplo, pois o suporte a este tipo de serviço foi cancelado.

Ainda assim, é possível acessar outros serviços.

Existe agência do Banco do Brasil em Portugal?

Há apenas uma agência que ainda está em funcionamento, localizada em Lisboa. Além disso, por conta do reposicionamento do Banco ela não atende pessoas físicas, oferecendo serviços apenas para pessoas jurídicas.

A agência funciona normalmente em horário comercial, entre segunda e sexta das 9h às 17h. Entretanto, assim como na agência situada na Itália, os atendimentos são realizados apenas com horário marcado.

Agência do Banco do Brasil em Lisboa

Endereço: Avenida da República, 35 – 7º andar / 1050-186 / Lisboa / Portugal

Telefone: +35 1 21 358 5000

E-mail: [email protected]

Posso abrir uma conta no Banco do Brasil em Portugal?

Como o Banco do Brasil encerrou as suas atividades de varejo no país, não é mais possível abrir contas de pessoas físicas em Portugal. Os antigos correntistas tiveram seus recursos transferidos para outro banco com sede no país e as contas foram encerradas.

No momento, somente clientes corporativos ou institucionais conseguem abrir contas no país por meio do Banco do Brasil.

É possível sacar dinheiro de uma conta do Banco do Brasil em Portugal?

Sim. Ainda existem dois caixas eletrônicos em funcionamento no país, que permitem o saque de dinheiro da sua conta em euros. Para que você consiga acessar sua conta e realizar o saque ou executar outros serviços, é necessário que o seu cartão esteja desbloqueado para uso no exterior.

Você pode encontrar os caixas eletrônicos em duas cidades portuguesas diferentes: Lisboa e Porto.

Caixa eletrônico em Lisboa

Endereço: Centro Comercial Atrium Saldanha, Praça Duque de Saldanha, 1 – Loja 31

Caixa eletrônico em Porto

Endereço: Avenida de França, 256

Como funcionam as transações financeiras?

O Banco do Brasil oferece serviços de transferência internacional de recursos para o exterior, assim como o recebimento de remessas financeiras de outros países. Assim, é possível tanto enviar quantias com origem no Banco do Brasil em Portugal para o Brasil quanto receber dinheiro enviado daqui nas terras portuguesas.

É importante atentar para o fato que transações internacionais costumam ter tarifas mais altas que as praticadas dentro do território nacional. Além disso, os bancos costumam cobrar um spread sobre a taxa de câmbio comercial, o que encarece ainda mais a operação.

O custo destas taxas e tarifas podem variar de acordo com o tempo e com o tipo de conta que você tem no banco – e podem resultar em custos significativos para algumas transferências. Desta forma, vale a pena investigar os valores cobrados pelo banco antes de fazer este tipo de transação internacional.

Pela Remessa Online, o cliente do Banco do Brasil pode fazer suas transferências internacionais para Portugal mais rápido e pagando menos. Faça o seu cadastro e experimente.

Resumindo

Existe Banco do Brasil em Portugal?

Sim! No entanto, as agências do Banco atuam somente para transações de pessoas jurídicas que tenham relação com o Brasil.

Posso realizar transações financeiras no BB de Portugal?

Sim. As transações financeiras de pessoas físicas com conta no Banco do Brasil podem ser realizadas em dois caixas eletrônicos disponibilizados pelo Banco nas cidades de Porto de Lisboa. Mas, é necessário ficar atento às taxas, já que transações internacionais costumam ter um valor mais elevado em relação às praticadas em território nacional.