Como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos

Na hora do saque em um caixa automático estrangeiro, certifique-se que está escolhendo a opção débito ao invés de crédito.

Entenda o passo a passo de como sacar dinheiro no exterior usando caixas eletrônicos e porque é mais vantajoso sacar no exterior do que levar moeda estrangeira do Brasil.

Uma dúvida comum de quem viaja para fora do país é como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos. O saque direto de sua conta em caixas automático (ATM) é uma forma fácil, segura e até mesmo econômica de ter moeda estrangeira no país em que você está visitando. Isso pode ser feito com saque na função débito, que é oferecido pela maioria dos bancos brasileiros.

Passo a passo de como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos:

O processo é muito simples e semelhante ao que ocorre em um caixa eletrônico no Brasil. Veja a seguir o passo a passo de como fazer saques em países estrangeiros.

Passo 1: Desbloqueie o cartão

Como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos não é algo usual. É provável que, antes de viajar, seja preciso desbloquear seu cartão para ser usado no exterior.

Caso não consiga fazer isso pelo Internet Banking, vá até à sua agência e peça o desbloqueio antes da viagem.

É preciso também verificar se o seu cartão é internacional. No caso de ter a bandeira Plus (Visa) ou Cirrus (Mastecard) é possível fazer saque em qualquer país do mundo.

É interessante ainda confirmar com seu banco se há limite para o saque no exterior.

Passo 2: Localize um caixa automático

É comum os caixas automáticos estarem localizados em aeroportos, hotéis, postos de combustíveis, shopping e etc.

O caixa automático  que tiver habilitado para a bandeira Plus (Visa) ou Cirrus ( Mastercard) vai estar habilitado para que seja feito o saque.

Esses terminais costumam ser identificados no exterior como ATM, sigla para o termo em inglês de Automated Teller Machine, ou seja, caixa eletrônico.

Passo 3: Fazendo o saque

Insira seu cartão e aguarde as opções. Alguns caixas oferecem opções de idiomas ou possuem somente a opção em inglês ou língua local.

Na hora de selecionar o tipo de saque, escolha a opção débito e não crédito, caso esteja usando um cartão múltiplo (débito e crédito).

Na opção débito, o dinheiro vai sair diretamente de sua conta. Para não ter o problema de consumir seu limite de crédito, você pode deixar o cartão habilitado somente na função débito. Dessa forma, não forma corre o risco de sacar na função crédito.

Na hora do saque em um caixa automático estrangeiro, certifique-se que está escolhendo a opção débito ao invés de crédito.
Na hora do saque em um caixa automático estrangeiro, certifique-se que está escolhendo a opção débito ao invés de crédito.

Após isso é só fazer o saque do valor que você deseja. A quantia será acrescida de taxas e convertida de acordo com a cotação da moeda no dia.

É usual que os caixas automáticos estrangeiros cobrem uma taxa em dólar. Será acrescido também o IOF, que é Imposto Sobre Operações Financeiras aplicado em crédito, câmbios e seguros, e a maioria dos bancos também cobra uma tarifa para saque no exterior (aproximadamente US$ 4,00).

Por que é vantajoso sacar dinheiro no exterior?

Além de ser mais seguro, já que você não vai ter que andar com todo o dinheiro em sua viagem, correndo o risco de perder ou ser roubado, sacar dinheiro no exterior também é uma alternativa prática para levar dinheiro mundo afora, principalmente em uma viagem longa e que você vai precisar passar por vários países.

No caso de a moeda do país que você vai viajar não seja dólar ou euro, é provável que você tenha ainda que passar pelo câmbio duas vezes, tendo que comprar dólar/ euro e a outra moeda. Nesse processo, há uma perda média de 15% em taxas de câmbio e impostos.

Saber como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos é uma forma de economizar em taxas e impostos e também ter mais praticidade em relação ao porte do dinheiro durante suas viagens internacionais.
Saber como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos é uma forma de economizar em taxas e impostos e também ter mais praticidade em relação ao porte do dinheiro durante suas viagens internacionais.

A outra vantagem é que certamente você vai encontrar mais caixas eletrônicos durante a sua viagem do que casas de câmbio.

Agora que você já sabe como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos, recomendamos antes de sua viagem buscar esclarecimentos sobre este tipo de saque com o seu gerente. Dessa forma, você pode usufruir da facilidade e segurança desse tipo de operação.