Brazil Games Export Program: conheça o programa de fomento à exportação de games no Brasil

O Brazil Games é um programa de fomento à exportação de games brasileiros

O mercado de games é um setor que vem crescendo anualmente. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Newzoo, a estimativa é de que o segmento deve gerar uma receita de US$ 152 bilhões em todo o mundo ainda este ano. 

Em 2018, o mercado brasileiro de games movimentou mais de US$ 1,5 bilhões, o que mostra o potencial do segmento no país. Porém, nem sempre foi assim. Para estimular o investimento no exterior, algumas iniciativas foram necessárias. Uma delas é o Brazil Games Export Program, sobre a qual falaremos neste artigo. 

O Brazil Games Export Program é um programa de fomento à exportação de games que tem como objetivo estimular o investimento nesse mercado, atraindo investidores estrangeiros e ampliando a oferta de produtos brasileiros para outros países. Conheça a iniciativa a seguir. 

O que é a Brazil Games?

O Brazil Games é uma iniciativa formada a partir da parceria entre a ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

O programa foi criado com objetivo de fortalecer a indústria brasileira de games, capacitar os profissionais e as empresas, e criar oportunidades de negócios. Ele também coloca as empresas em contato com investidores internacionais e ajudar na inserção desses projetos no exterior. 

Para isso, a Apex-Brasil e a Abragames criam eventos no Brasil e ajudam a inserir as empresas em ações realizadas em outros países. 

Quais são as ações do programa?

Desenvolvedores brasileiros de games participam da Gamescon, o maior evento de desenvolvimento de jogos da Europa
Desenvolvedores brasileiros de games participam da Gamescon, o maior evento de desenvolvimento de jogos da Europa. © Koelnesse

A Brazil Games organiza uma série de eventos e insere os desenvolvedores brasileiros em iniciativas ao redor do mundo. Em 2017, um grupo de desenvolvedores teve a oportunidade de participar do maior evento de desenvolvimento de jogos da Europa, a Gamescom, que acontece todos os anos na Alemanha. A edição deste ano acontece de 20 a 24 de agosto e a Abragames está organizando uma nova missão para o evento.

Além da participação em eventos do setor, a Brazil Games atua em outras frentes, como:

  • Apoiando a divulgação de produtos no mercado internacional;
  • Capacitando desenvolvedoras e distribuidoras para entenderem os modelos de negócios do mercado internacional;
  • Adicionando stands brasileiros em feiras de negócio internacionais, como a Game Connection America e Europa;
  • Participando de rodadas Internacionais de Negócios no Brasil;
  • Inserindo a marca das empresas no catálogo Internacional online;
  • Promovendo anúncios em revistas internacionais;
  • Realizando estudos de mercado;
  • Prestando consultorias especializadas;
  • Realizando Planejamento Estratégico para fortalecer o desenvolvimento de jogos no Brasil e a conquista de mercados internacionais.

Como aproveitar a oportunidade

Com o crescimento do mercado mundial de games, as empresas brasileiras têm visto o exterior como uma oportunidade de monetização. Porém, esbarravam na falta de informação e de conhecimento sobre como expandir a marca para outros países. 

A Brazil Games é uma iniciativa, sem fins lucrativos. Sua missão é desenvolver a competitividade das empresas, promover a internacionalização dos negócios e atrair investimentos estrangeiros de forma direta.

Atualmente, a iniciativa apoia mais de 12 mil empresas, que atuam em 80 setores da economia, não só no mercado de tecnologia. Isso mostra que o projeto está sendo amparado por instituições que dominam a sua atividade. 

Por meio da Remessa Online é possível receber por serviços prestados ao exterior. Empresas que desenvolvem games ou prestam consultoria de gamificação podem usar a nossa plataforma para receber de seus clientes. Aproveite para nos conhecer melhor.