Cartão VTM: descubra o que é e como funciona

Descubra o que é e como funciona o Cartão VTM

Neste artigo você vai ter acesso a um panorama geral sobre o cartão VTM, oferecido pela Visa, entendendo o que é, como funciona, onde fazer o seu cartão, as taxas cobradas, bem como as vantagens e desvantagens de utilizar esse cartão no exterior. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Se você costuma viajar para o exterior, provavelmente já ouviu falar sobre o Cartão Visa Travel Money, também conhecido como “Cartão VTM”. O cartão recarregável é administrado pela Visa, uma companhia global de pagamentos, reconhecida como uma das bandeiras de cartão mais utilizadas no mundo.

O que é o cartão VTM?

O cartão Visa Travel Money é um cartão pré-pago que pode ser carregado ainda no Brasil com a moeda que o turista vai utilizar no país de destino.

Ao planejar uma viagem, seja ela de negócios ou turismo, um dos temas que geram mais preocupação no viajante diz respeito à forma como ele vai levar o seu dinheiro durante o período fora do país

Os cartões pré-pagos são ferramentas muito bem aceitas por alguns turistas, que preferem utilizar esta solução ao invés de viajar com dinheiro em espécie. Assim, o VTM funciona de forma muito semelhante a um cartão de crédito, a diferença é que trata-se de uma opção pré paga

Por isso, é preciso carregar o cartão com a quantia que você deseja levar para a sua viagem, com a possibilidade de realizar saques em caixas eletrônicos ou efetuar pagamentos diretamente com o cartão. Além disso, o turista tem a opção de realizar recargas durante a sua viagem, caso se faça necessário.

Entenda o que é o cartão VTM, como ele funciona, onde fazer o seu, quais são as taxas cobradas e as vantagens e desvantagens de utilizá-lo. Confira!
O cartão Visa Travel Money é um cartão pré-pago, ou seja, você precisa carregar dinheiro nele para usá-lo.

Como ele funciona?

Como mencionamos, o cartão é pré-pago e funciona por meio de uma parceria mantida entre a empresa Visa e algumas instituições bancárias.

Na prática, o usuário utiliza o VTM como um cartão de crédito, entretanto, a carga deve ser feita antecipadamente, por isso, em termos práticos, ele pode ser comparado a um cartão de débito. O cartão também permite que você realize saques de quantias em espécie no país de destino.

Onde fazer o cartão VTM?

Se você está interessado em fazer um cartão Visa Travel Money, saiba que o processo é muito simples. A solicitação pode ser feita pelo site ou aplicativo da Visa, ou ainda, diretamente com os emissores do cartão.

É importante destacar que a emissão do cartão é encargo da instituição financeira escolhida pelo consumidor, bem como, a realização de eventuais estornos, fixação de taxas e juros, entre outras questões operacionais.

Quais são as taxas cobradas do cliente VTM?

Este é um ponto importante que precisa ser avaliado pelo usuário antes de definir qual será a forma de pagamento utilizada em viagens no exterior.

O Visa Travel Money pode ter custos como: taxa de emissão e entrega, anuidade, taxas para saque, taxa de inatividade do cartão, entre outras. Tais taxas variam de acordo com a instituição bancária, por isso é preciso avaliar individualmente os custos atrelados antes de escolher pelo VTM.

Importante destacar ainda que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incide sobre o valor carregado no VTM e também precisa ser considerado no custo total.

Um cartão pré-pago pode trazer comodidade e segurança, porém as tarifas e os impostos cobrados podem pesar no bolso.
Um cartão pré-pago pode trazer comodidade e segurança, porém as tarifas e os impostos cobrados podem pesar no bolso.

Quais são as vantagens do cartão?

A maior vantagem do VTM e dos outros cartões pré pagos é que eles evitam que o turista viaje com dinheiro em espécie. Os valores levados em viagens internacionais são geralmente altos, além disso, andar com dinheiro é sinônimo de risco de extravio, furtos ou roubos. 

Ao viajar com o cartão, caso você tenha qualquer problema associado à perda do cartão, basta entrar em contato com o suporte online da VTM, que funciona 24 horas por dia.

Outra vantagem é que a recarga pode ser feita online e não é necessário ser titular do cartão para fazer a recarga, razão pela qual outras pessoas podem realizar a recarga para você. Além disso, é possível sacar dinheiro em moeda local em diferentes países, o que confere versatilidade e facilita a vida do usuário.

E as desvantagens?

A principal desvantagem do cartão Visa Travel Money está relacionada com as taxas. Muito embora o câmbio da moeda ser fixado no momento da carga, o que evita os riscos de flutuação cambial, o VTM funciona como um cartão de crédito, razão pela qual incide sobre ele a obrigação de recolher o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que é de 6,38%.

O imposto IOF é superior aquela referente a compra de dinheiro em espécie diretamente nas casas de câmbio ou ao uso de outras ferramentas de remessa internacional de dinheiro.

Outro ponto negativo é que, ao usar cartão VTM em caixas eletrônicos no exterior, provavelmente o usuário deverá pagar taxas específicas para saque.

É por isso que serviços como o oferecido pela Remessa Online vem sendo cada vez mais utilizados pelos turistas e por brasileiros que residem e/ou trabalham fora do país. A Remessa Online é uma alternativa mais econômica e oferece a mesma segurança que a modalidade de cartão VTM.

Como você pode ver, o cartão VTM é uma forma de pagamento utilizada por quem viaja para o exterior. Entretanto, apesar da segurança, o custo para uso do cartão pode ser muito alto, razão pela qual é importante avaliar as taxas incidentes sobre as operações antes de definir qual será a forma de pagamento que você irá utilizar em sua viagem.

Melhor alternativa para levar dinheiro ao exterior

Quando viajar ao exterior, leve algum dinheiro em espécie para emergências. Mas o ideal é não levar muito, primeiro porque existe um limite e segundo porque não é seguro. Algumas pessoas optam pelo cartão pré-pago por sua segurança, mas como vimos acima as tarifas cobradas são elevadas.

Uma alternativa mais econômica para usar dinheiro no exterior é abrir uma conta no país para onde você vai e enviar dinheiro para essa conta, pagando assim menos IOF.

A Remessa Online é uma plataforma regulamentada pelo Banco Central e que realiza transações internacionais de envio e recebimento de dinheiro com o menor custo do mercado, apenas 1,3% + IOF. Por meio da Remessa Online, você pode enviar dinheiro para sua conta no exterior com rapidez e segurança – o dinheiro é enviado em até 1 dia útil.

Faça seu cadastro na Remessa Online e comece a economizar com transferências internacionais. Gostou deste artigo sobre o cartão VTM? Então aproveite para conferir este post que explica tudo o que você precisa saber sobre o envio de dinheiro para o exterior via Remessa Online.

Resumindo:

O que é o cartão VTM?

O cartão Visa Travel Money é um cartão pré-pago que pode ser carregado ainda no Brasil com a moeda que o turista vai utilizar no país de destino.

Como o cartão VTM funciona?

O cartão é pré-pago e funciona por meio de uma parceria mantida entre a empresa Visa e algumas instituições bancárias. O usuário precisa fazer uma carga antecipadamente, os valores carregados poderão ser utilizados através do cartão no país de destino.

Onde fazer o cartão VTM?

No site, no aplicativo da Visa ou em uma das instituições bancárias parceiras.

Quais são as vantagens e desvantagens do cartão VTM?

As vantagem são a praticidade, a segurança e a redução dos riscos. A principal desvantagem são as altas taxas relacionadas ao uso do cartão.

Existe alternativa mais econômica que o cartão VTM?

Você pode abrir uma conta no exterior e enviar dinheiro do Brasil para essa conta para usar quando estiver no país em questão. A maior vantagem é que você vai pagar muito menos IOF do que usando o cartão VTM.

Como enviar dinheiro ao exterior?

A Remessa Online é a melhor alternativa. Por meio dela você envia dinheiro ao exterior ou recebe valores do exterior com o menor custo do mercado: apenas 1,3%.

Conheça a melhor forma de realizar transferências internacionais. Comece agora a sua vida global!

Conheça a Remessa Online