Cloud Computing: tudo que você precisa saber sobre

O Cloud Computing dá acesso a soluções de tecnologia pela internet, facilitando os processos e atividades de negócios. Saiba mais!

O universo digital impulsionou diversas tendências tecnológicas no mundo globalizado, sendo o Cloud Computing uma delas. Hoje, boa parte das aplicações utilizadas por pessoas e organizações adotam algum tipo de solução na nuvem.

Entre as diversas operações, podemos comprar pela internet, armazenar arquivos, usar programas voltados para produtividade, enviar dinheiro para o exterior e diversas outras soluções que tornam nossa vida mais fácil. Por isso, é importante conhecer a tecnologia e entender como ela pode ser aplicada.

Continue a leitura para tirar as suas dúvidas sobre computação em nuvem e entender quais são as possíveis aplicações nas empresas conectadas à transformação digital. Vamos lá?

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing ou computação em nuvem são sistemas em que servidores externos realizam o processamento e armazenamento de dados, permitindo o acesso remoto às soluções. Esse acesso ocorre pela internet.

Os servidores apresentam a característica de estarem difusos, ou seja, espalhados por todas as partes e direções. Assim, por exemplo, um usuário de streaming pode ter assistido a um filme que estava armazenado no Brasil, outro nos EUA, um terceiro no Japão e assim por diante. Em todos os casos, não foi preciso baixar o arquivo inteiro para só então exibi-lo, como era feito antes da computação em nuvem.

A experiência para o usuário é de ter os recursos e ferramentas em seu computador, celular, tablet ou outro dispositivo. Porém, o armazenamento e processamento quase que por completo é realizado externamente, contando com a infraestrutura de terceiros.

Aliás, a nuvem é mais percebida quando algo dá errado. Se, por exemplo, o usuário tiver de acessar um servidor muito distante de sua localidade, é possível sofrer com a latência, dando a sensação de lentidão ou atrasos. São milissegundos a mais para a informação chegar devido à distância que precisa ser coberta por cabos.

Na maior parte do tempo, no entanto, com uma boa conexão de internet, seria como ter os recursos instalados no próprio dispositivo.

Para que serve e como funciona?

A nuvem permite que pessoas e organizações utilizem recursos de tecnologia da informação externos como se fossem seus. Assim, à medida que empresas gigantes de tecnologia entram nesse mercado, a tendência é que as soluções se tornem cada vez mais variadas e satisfaçam um número cada vez maior de necessidades.

O primeiro serviço de computação em nuvem que ganhou o público foi o armazenamento de dados. A partir dele, tornou-se possível manter arquivos fora dos servidores e dispositivos locais, poupando recursos próprios e usando a segurança oferecida pelas empresas de tecnologia. Afinal, o usuário precisa se preocupar apenas em preservar suas senhas e outros mecanismos de autenticação.

Também podemos citar os diversos programas e aplicativos que são disponibilizados por meio da nuvem. E-mail, programas para produtividade no escritório (editor de texto, planilha, apresentação), aplicativos de banco, delivery, a maior parte das soluções de hoje utiliza soluções na nuvem.

Um exemplo da importância do Cloud Computing para as aplicações ocorreu, por exemplo, quando a rede da AWS apresentou falhas em 2021. Com isso, inúmeros serviços de delivery, bancos, streaming, jogos eletrônicos ficaram fora do ar ou apresentaram problemas de funcionamento.

Nesse sentido, o Cloud Computing se tornou um dos padrões mais utilizados para a oferta de produtos e serviços no mercado digital.

Quais são os tipos de nuvem?

Um ponto importante é que existem diferentes tipos de computação em nuvem. Tudo depende de como é a relação entre o fornecedor de serviços e os usuários. Abaixo, veja os cinco tipos de Cloud Computing mais comuns.

Nuvem pública

A nuvem pública é aquela em que a oferta de serviços é aberta às pessoas e organizações em geral, com serviços estruturados por um fornecedor. Nesse caso, o usuário está colhendo os benefícios de um serviço de terceiros.

Exemplos de nuvem pública são a Microsoft Azure, Google Cloud Platform e Amazon Web Services. Em todas elas, é possível contratar as soluções disponibilizadas por essas empresas, que podem seguir diferentes formatos de computação em nuvem.

Nuvem privada

Na rede privada, a responsabilidade pelo sistema de Cloud Computing é da própria pessoa ou organização. Assim, são utilizados softwares que facilitam a criação de infraestruturas, como o VMware e o CloudStack.

Esse segundo modelo, portanto, apresenta a vantagem de minimizar o compartilhamento de dados com terceiros. No entanto, abre-se mão de uma série de serviços oferecidos pelas empresas de tecnologia em suas nuvens públicas.

Nuvem privada gerenciada

No modelo gerenciado, a empresa desenvolve seu sistema na nuvem com auxílio da infraestrutura de terceiros. Com isso, as atividades de configuração, implantação e manutenção ficam a cargo do fornecedor de serviços.

A diferença para a nuvem pública é a infraestrutura ser dedicada ao contratante dos serviços, e não compartilhada com as demandas de outros usuários.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é a aplicação de ambos os tipos, pública e privada, conforme a necessidade de cada área. Por exemplo, uma empresa poderia usar uma rede privada para dados confidenciais, enquanto usa a pública para as atividades do dia a dia.

Quais são as vantagens do Cloud Computing?

As soluções de computação em nuvem trazem diversas vantagens, que fazem com que cada vez mais empresas busquem esse tipo de solução. Entenda os principais benefícios a seguir.

Reduz custos

A maior parte do esforço de processamento e armazenamento de dados se apoia em recursos externos. Assim, o usuário pode manter hardwares mais simples, o que evita gastos com licença e tem uma demanda menor por espaço físico para servidores, levando-o a operar com uma equipe de TI mais enxuta, entre outras economias.

Possibilita acesso remoto

As soluções em nuvem podem ser acessadas de qualquer dispositivo com internet. Logo, facilitam as atividades remotas, pois não é preciso estar em um local específico para conseguir usar os serviços.

Centraliza as informações

O armazenamento pode ser centralizado. Em vez de arquivos dispersos em vários dispositivos, a experiência do usuário é de ter tudo organizado em um único local.

Conta com elasticidade

Os serviços na nuvem podem ser rapidamente aumentados ou diminuídos, bastando para isso mudanças na contratação com o fornecedor. Um bom exemplo são as capacidades de armazenamento e número de usuários em softwares, que costumam ser maiores à medida que a empresa paga os planos mais completos dos serviços.

Permite agilidade na comunicação

Os dados são compartilhados com mais agilidade na computação em nuvem. Afinal, em vez de transferência entre dispositivos, qualquer pessoa autorizada pode acessar a informação online.

Facilita a segurança da informação

A empresa minimiza o esforço interno para manter a segurança na informação. Em geral, os serviços são acessados por navegadores de internet, via usuário, senha, verificação em duas etapas etc.

Nesse sentido, a proteção dos servidores em si fica a cargo da fornecedora de tecnologia, enquanto o usuário fica responsável por cuidados mais simples.

Quais são os formatos de computação em nuvem?

Existem incontáveis soluções em Cloud Computing e uma lista quase ilimitada de exemplos em que a tecnologia pode ser aplicada. Uma forma de entender o funcionamento mais a fundo é conhecer os formatos em que esses serviços podem ser oferecidos. Abaixo, veja alguns exemplos!

Infrastructure as a Service (IaaS)

A IaaS, ou infraestrutura como serviço, possibilita a contratação da capacidade de armazenamento e processamento externos. Com isso, o cliente pode desenvolver suas próprias aplicações e usos para a tecnologia.

Quem busca o IaaS, geralmente, está interessado em usar servidores e centrais de dados, bem como contar com soluções de segurança disponibilizadas pelos fornecedores de tecnologia na nuvem.

Platform as a Service (PaaS)

A Platform as a Service (plataforma como serviço) traz as soluções de infraestrutura acrescidas de ferramentas para o desenvolvimento de soluções digitais. Portanto, a empresa pode criar softwares e aplicativos para o ambiente em nuvem do fornecedor.

Um exemplo são as empresas que vendem softwares online. Nesse caso, os recursos, ambiente virtual e funcionalidades podem ser criados em uma plataforma na nuvem. Assim, a implantação e disponibilização para os usuários externos será mais simples.

Embora o usuário contrate o software da empresa, o funcionamento vai acontecer graças à infraestrutura em nuvem.

Software as Service (SaaS)

O modelo mais comum no dia a dia é o Software as Service (software como serviço). Nele, os aplicativos e programas deixam de ser produtos, comprados e instalados em nossas máquinas, para serem serviços digitais, acessados pela internet.

Os exemplos são os mais variados. Podemos citar sistemas de gestão online, internet banking, soluções de armazenamento na nuvem, plataforma para envio de dinheiro para o exterior, redes sociais e diversas outras soluções.

O que é Multicloud?

Uma tendência é o uso do Multicloud. O modelo cria um sistema que se utiliza das soluções de diferentes serviços na nuvem.

Os motivos para essa opção começam pela expansão da capacidade dos serviços. É possível, por exemplo, que a demanda da empresa seja maior que os recursos disponibilizados por um único fornecedor, sendo benéfico usar outros para ampliar o potencial.

Pode ser também que os serviços tenham melhor desempenho em algumas funções do que outras. Assim, é possível que a empresa precise das ferramentas de uma IaaS, mas prefira a plataforma de desenvolvimento de outra, contratando também uma PaaS.

Outra possibilidade é tentar minimizar a latência. Uma empresa multinacional, por exemplo, pode contratar fornecedores em diferentes localidades para que seus clientes acessem seus serviços sem atrasos ou lentidão.

A lógica é aproveitar os pontos fortes de cada solução e minimizar os pontos fracos.

Como aplicar Cloud Computing nos negócios?

As soluções de Cloud Computing podem facilitar os negócios em diferentes situações. Na prática, as empresas podem usar os três modelos (IaaS, PaaS e SaaS), assumindo posições distintas a depender do objetivo. Com isso, confira algumas possibilidades de aplicações da computação em nuvem nos negócios.

Escalabilidade da infraestrutura de tecnologia

Uma ação fundamental para empresas é contratar serviços escaláveis. A computação em nuvem consegue acompanhar o crescimento do negócio, sem que os custos cresçam proporcionalmente ao aumento da demanda pela organização.

Disponibilização de produtos e serviços

A nuvem também pode ser utilizada para que a empresa venda produtos e serviços pela internet.  Nesse contexto, a solução pode ser digital, como um software ou curso online, ou o canal de comunicação pode estar hospedado na nuvem, como nos e-commerces e aplicativos de lojas.

Desenvolvimento de aplicativos e softwares

O desenvolvimento de soluções digitais também será mais fácil, especialmente no modelo de PaaS. Esses softwares e aplicativos podem ser utilizados para atender ao cliente ou melhorar processos e atividades internas, entre outras opções.

Realização da análise de dados

O Cloud Computing torna as soluções de análise de dados mais acessíveis. Isso ocorre porque o processamento das informações é feito na infraestrutura externa. Portanto, mesmo empresas que não teriam recursos para tratar dados internamente podem utilizar essa tecnologia.

Implementação de modelos de trabalho alternativos

Outra possibilidade é mudar o funcionamento do trabalho na empresa. Com o Cloud Computing, não existe mais a necessidade de ter uma sede física para inúmeras atividades, e a empresa pode usar a tecnologia para implementar esses novos modelos, como o home office e o trabalho híbrido (alguns dias em casa e outros na empresa).

Quais são exemplos da aplicação Cloud Computing em empresas?

Um exemplo de aplicação do Cloud Computing nas empresas é a migração dos programas e arquivos nos servidores internos para um infraestrutura externa. Outro caso é a contratação de softwares de gestão no modelo SaaS.

Também podemos mencionar o uso de serviços para facilitar rotinas empresariais. A máquina de cartão de crédito, por exemplo, tem os pagamentos processados por meio de infraestrutura na nuvem. Igualmente, as transferências bancárias nacionais e pagamentos internacionais podem se usar dessas opções.

Outro caso bastante comum são os marketplaces. Neles, a empresa utiliza as vitrines virtuais de grandes sites e portais para vender seus produtos. Aliás, os próprios e-commerces são hospedados por meio de serviços externos.

Na prática, a empresa pode ser uma usuária dos serviços, como acontece nos casos de SaaS. Via PaaS, pode atuar como desenvolvedora, visando benefícios para si própria ou para criar soluções para serem colocadas no mercado. Ou na gerência de serviços de TI, contratando uma infraestrutura que dê suporte a empresa, pelo IaaS.

Em suma, o Cloud Computing é uma tecnologia indispensável para os negócios no mundo de hoje. Elasticidade, agilidade, economia de recursos e diversas outras vantagens podem estar à disposição de pessoas e organizações. Por isso, vale a pena considerar utilizar soluções na nuvem.

Se este conteúdo esclareceu suas dúvidas sobre Cloud Computing, compartilhe o artigo nas suas redes sociais e divulgue este material para seus parceiros de negócios, amigos e seguidores!

Resumindo

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing ou computação em nuvem é um modelo de serviços oferecidos pela internet. Nele, pessoas e organizações podem usar a capacidade de armazenamento e processamento de fornecedores externos de tecnologia, acessando soluções remotamente em seus dispositivos.

O que é Cloud Computing exemplos?

O Cloud Computing está em toda parte. Armazenamento de arquivos pela internet, aplicativos de bancos, plataformas de remessa internacional, comércio online são alguns exemplos.

Quais os benefícios do Cloud Computing?

Os serviços de Cloud Computing trazem benefícios como economia de recursos, elasticidade, acesso remoto, centralização e agilidade no acesso aos dados.

Related posts

Compras internacionais de US$ 50 devem perder isenção; entenda

Amortização: descubra como funciona e quais são os tipos

7 países da América do Sul para viajar