Como a alta do dólar impactou a vida do brasileiro em 2020

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
Como-a-alta-do-dólar-impactou-a-vida-do-brasilerio-em-2020

O real foi a moeda que mais desvalorizou perante ao dólar em 2020. Até o peso argentino não sofreu uma desvalorização tão considerável, mesmo com todos os problemas econômicos que a Argentina vem sofrendo. A alta do dólar impactou a vida do brasileiro em 2020, mas muitas pessoas não sabe disso.

A valorização do dólar e a queda do real causou sérios problemas para a economia brasileira. Neste artigo, você vai entender como a alta do dólar impactou a vida do brasileiro no ano da maior pandemia dos últimos tempos. Confira a seguir.

Por que o dólar subiu tanto em 2020?

O dólar valorizou muito em 2020, frente ao real, devido ao cenário em que a economia brasileira se encontra. A pandemia fez com que o governo tivesse que abrir mais os gastos para controlar a crise sanitária, enviando verbas para os estados e municípios.

Além disso, com o aumento no desemprego, causado pelas demissões, foi necessário criar opções de renda para que os brasileiros continuassem se mantendo minimamente. 

Devido a esse cenário, uma incerteza sobre a recuperação econômica do país começou a se instaurar, fazendo com que os investidores estrangeiros parassem de depositar dinheiro e confiança no Brasil. 

Não há uma visão clara do governo sobre como lidar com esse cenário e isso tem prejudicado a imagem do país. A falta de confiança, que afasta os investidores, impede que o dólar entre no Brasil, com isso o real perde força, enquanto o dólar se valoriza cada vez mais. 

Outro aspecto que prejudica a imagem do país é a falta de previsão de quando as reformas tributária e administrativa serão votadas. Promessas de campanha do atual presidente, mas ainda falta um cronograma claro de quando vão acontecer. 

Como o dólar impactou a vida do brasileiro?

O dólar é a principal moeda de reserva internacional, utilizada para fazer negociações entre os governos dos principais países do mundo. Por isso, quando é valorizada impacta na economia do mundo inteiro. No Brasil, por ter uma moeda considerada como fraca, diante de outras, os impactos são ainda maiores. 

O dólar impacta diretamente no custo de vida do consumidor brasileiro. Diversos insumos usados na produção brasileira são importados, assim o custo acaba aumentando.

Até mesmo quando o produto não depende diretamente de um item importado, parte do seu processo produtivo pode ser impactado pela importação.  

Para minimizar os impactos desse custo na produção, as empresas transferem o valor para os clientes. Por isso, quando o dólar está em alta, alguns produtos de necessidade básica sofrem aumento.

Mas não é só nesses itens que o brasileiro sente o ajuste. Recentemente, produtos produzidos internamente também ficaram mais caros, como a carne e o arroz. Como são produtos que o Brasil exporta, duas situações causaram o aumento nos preços. 

Uma delas foi a necessidade de vender os produtos mais barato lá fora, com isso os custos são repassados para os brasileiros. A outra foi pela baixa inicial na exportação. Por causa do Covid-19, inicialmente as exportações foram paralisadas. Tudo que foi produzido não pode ser vendido e os custos, mais uma vez, foram repassados para os brasileiros.

Acompanhar a variação cambial é importante para entender como o mercado e a economia vai se comportar. Continue acompanhando o blog da Remessa Online e mantenha-se informado.

Assuntos relacionados