Como investir em um IPO no exterior?

o que é um IPO e como investir em um IPO internacional.

Está interessado em aproveitar a oportunidade de investir no IPO de uma empresa no exterior? Nós mostramos abaixo o que é IPO e como investir em um IPO em uma bolsa norte-americana.

Oferta Pública Inicial (IPO) é quando uma empresa privada se torna pública e passa a oferecer ações na bolsa de valores. Isso acontece em duas situações: para lançar uma empresa no mercado de ações ou quando há um novo lote de ações de uma empresa que já está listada na bolsa. 

Adquirir ações em um IPO pode ser interessante para um investidor, pois ao entrar na Bolsa, essas ações podem se valorizar rapidamente e exponencialmente, como já aconteceu com grandes empresas.

Recentemente, empresas como Uber e Airbnb abriram seus capitais e muitas pessoas queriam adquirir as ações, mas não sabiam como investir. Neste artigo, você vai aprender para se preparar. Confira!

Como funciona a compra de ações em uma IPO internacional?

Empresas privadas abrem capital para maximizar seu valor, proporcionar liquidez aos investidores e funcionários, levantar capital para reinvestir, fazer o negócio crescer, usar ações como moeda para aquisições e fusões, entre outros motivos. 

Quando isso está para acontecer, as empresas anunciam para que os investidores possam preparar seus lances. Isso pode ser feito por meio de uma corretora que trabalha com IPO. Nesse momento, o investidor pode dar um lance pré-lançamento. Caso o valor seja menor do que o definido no pregão, o investidor fica fora da negociação.

Entretanto, caso o lance seja maior do que o preço final da ação, será esse valor que o investidor vai pagar para adquirir a ação. A vantagem é que ao ser colocado no mercado o IPO pode ser lançado com uma supervalorização, com isso, o investidor já começa ganhando.

O Pinterest, por exemplo, abriu capital em abril de 2019 e suas ações subiram 17% em pouco mais de um mês de abertura. 

O investidor também pode esperar o lançamento ou comprar sua ação após esse período, porém corre o risco de pagar mais caro.

Saiba o que é IPO e como investir em um IPO internacional.
Para investir em IPO, o investidor deve procurar uma corretora que negocia esse tipo de ativo.

Como se qualificar para investir em IPO?

Para investir em IPO, o investidor deve procurar uma corretora que atua com esse tipo de ativo. Em seguida, passará por um processo com objetivo de atender os requisitos de elegibilidade da corretora. Esses critérios podem variar de acordo com a corretora escolhida. 

Ao ser aprovado, o investidor poderá fazer uma oferta condicional de compra. É preciso estar atento a este momento, pois como mencionamos no início, nem sempre a oferta garante a compra da ação. 

Na corretora TD Ameritrade, por exemplo, você precisa ter ao menos US$ 250 mil investidos na corretora ou ter realizado ao menos 30 operações nos últimos 3 meses. Além disso, é necessário preencher o formulário de elegiblidade para um IPO, exigido pela FINRA, a entidade de autorregulação das corretoras nos Estados Unidos.

Importante ressaltar que a exigência de preenchimento do formulário de elegibilidade da FINRA vale para investidores de todas as corretoras de investimento norte-americanas. Cabe à corretora orientar os investidores que preenchem os requisitos para investir em IPO sobre como eles devem realizar essa inscrição junto a FINRA.

Além disso, a demanda geral por determinados IPOs pode ser superior a oferta de ações que chegam ao mercado. Com isso, o investidor não tem garantia de que conseguirá adquirir suas ações. Em geral, após a emissão do IPO há mais garantia de que a ação poderá ser negociada.

Estar com o valor do investimento em conta reduz uma etapa do processo na hora de investir em IPO. Por isso se você já está de olho na abertura de capital de algumas empresa, como Airbnb, que anunciou abertura de capital para 2020, busque uma corretora internacional e faça uma remessa para sua conta. Assim, você começa a se preparar para a aquisição de suas ações. 

A Remessa Online te ajuda com esse processo. Você pode utilizar a plataforma para fazer uma remessa de dinheiro para a sua corretora internacional.

Através da Remessa online você faz a transferência de dinheiro para o exterior de forma simples e paga apenas 1,3% de custo, o mais barato do mercado. Além disso, a Remessa usa o câmbio comercial, mais barato do que o câmbio turismo e debita os valores na conta combinada em 1 dia útil.

Conheça a Remessa Online e veja como é simples e rápido transferir dinheiro para o exterior.