Como usar o Canva: passo a passo definitivo

O Canva é uma ferramenta da área de design, muito útil para empresas, profissionais e freelancers. Saiba o que é e como usá-la!

Foi-se o tempo em que as pessoas dependiam apenas de softwares para produzir conteúdos audiovisuais. Afinal, a cada dia surgem novas ferramentas com linguagem e visual acessíveis, que cumprem o mesmo objetivo. Além disso, ainda combinam múltiplos recursos em um só. Não é à toa que, nos últimos tempos, mais gente tem se perguntado como usar o Canva.

Pensando nisso, trouxemos um post bem detalhado que explica o que é essa plataforma, o que ela oferece e as vantagens que tem. Isso sem mencionar as dicas de como utilizá-la no dia a dia de um designer gráfico

Então, continue a leitura e veja como usar o Canva e como ele pode revolucionar a sua criação de materiais!

O que é o Canva?

De forma simples, é uma plataforma de design criativo. Nela, você pode criar e editar diferentes materiais gráficos com rapidez, praticidade e otimização de tempo.

O segredo para isso ser possível está no fato de que o Canva vai além das criações autorais. Os usuários podem aproveitar templates já existentes e ofertados pela própria plataforma para customizar e adaptar ao que quer fazer. Lembrando que dá para fazer isso tanto pelo computador quanto pelo celular, viu?

Para completar, ele ainda disponibiliza recursos que o ajudam a incrementar qualquer conteúdo. Isso sem ser preciso recorrer a longos e complexos tutoriais de como utilizá-los.

Como usar o Canva: qual o passo a passo para se cadastrar?

O primeiro passo é acessar o site do Canva. Feito isso, você deve localizar na página o botão “registre-se”. Geralmente, ele está localizado no topo esquerdo da aba.

Ao clicar nele, vai aparecer uma tela pop-up informando algumas opções para você se tornar um usuário do sistema. O primeiro é para logar com o seu gmail, enquanto o segundo é com a sua conta do Facebook. 

Caso você não queira associá-los ao site, não tem problema. Você pode prosseguir com a criação da conta do zero. Para isso, basta digitar o seu e-mail pessoal, acadêmico ou profissional.

A partir daí, o Canva vai solicitar que você se identifique e digite uma senha e, em seguida, enviar um código para o e-mail informado. Então, você deve digitar esse código, confirmando que você é, de fato, o dono da conta. Após isso, o acesso à plataforma é liberado.

Uma dica: no seu primeiro acesso, o Canva vai questioná-lo sobre o tipo de material que você vai criar. Além de servir para conhecer melhor os usuários, esse tipo de pergunta é útil para personalizarem a sua galeria de templates

Ao todo, o Canva possui seis alternativas de uso:

  • pessoal: para a criação de artes para portfólio, por exemplo;
  • acadêmico: para apresentações de trabalhos, seminários, congressos etc.;
  • professoral: para docentes que recorrem às apresentações como meio de ensinar conteúdos;
  • empresas de pequeno porte: para criar a identidade visual do negócio;
  • empresas grandes: para atualizar e melhorar a identidade visual do negócio;
  • instituições do terceiro setor: para promover ações e eventos beneficentes.

Por que saber como usar o Canva?

O Canva surge como uma alternativa que descomplica e unifica a produção gráfica. Antes, era preciso utilizar PowerPoint, Word, Illustrator, Photoshop, entre outros softwares para ter conteúdos visuais de qualidade. Agora, é possível fazer isso em uma única plataforma.

Além disso, o Canva é fácil de utilizar, com uma interface intuitiva, minimalista e totalmente em português. Algo que é muito importante para que os usuários não fiquem com dúvidas ou mesmo perdidos diante de uma tela cheia de comandos e estrangeirismos.

Por fim, os templates funcionam como verdadeiros aliados a quem lida com bloqueios criativos recorrentes e precisa de materiais em pouco tempo. Afinal, graças à plataforma, você já terá toda a estrutura pronta do conteúdo.

Não é à toa que o Canva tem se tornado uma ferramenta bastante popular. Em especial, entre empresas e freelancers que trabalham com marketing de conteúdo, redes sociais, design gráfico e web design.

O Canva é gratuito?

A resposta é sim e não. Pareceu confuso? A gente explica o motivo! Ao criar uma conta na plataforma, você tem a alternativa de usá-la para fazer o material desejado sem custos. Como você verá nos próximos tópicos, a ferramenta serve para muitos conteúdos audiovisuais.

Contudo, alguns recursos do sistema são restritos a quem é cliente Canva Pro. Ou seja, quem paga a anuidade — que pode ser compartilhada por até cinco indivíduos. É o caso de imagens e vídeos, animações e templates editáveis.

Neste momento, você pode pensar que a conta gratuita é limitada para obrigar a assinar o serviço. Caso esteja pensando isso, pode se tranquilizar. 

O acervo do Canva gratuito não deixa a desejar. Ao contrário, a plataforma disponibiliza uma gama diversa de elementos disponíveis. Além disso, permite fazer o upload de itens pessoais, como fotos, vídeos, gifs etc.

O que é possível fazer por meio do Canva?

Quando falamos há pouco que o Canva permite a criação de diferentes materiais, não exageramos. A seguir, nós vamos mostrar detalhadamente as possibilidades. Fique atento!

Templates

Na aba de templates, você encontra layouts para seis grupos de interesse. Veja mais sobre eles e o que cada um oferece para os usuários!

Para você

Aqui, há um conjunto de templates para tarefas, eventos e festividades de caráter pessoal ou familiar. É o caso de convites para aniversários e casamentos, cartões para datas comemorativas, currículos, cartões de apresentação e scrapbooks.

Mídias sociais

Em mídias sociais, estão disponíveis layouts para inovar, customizar e até mesmo profissionalizar o conteúdo publicado no Instagram e no Facebook. É o caso de postagens, anúncios, capas para perfis e montagens de fotos.

Negócios

Em negócios, você encontra templates para produzir os materiais de divulgação e identidade de uma empresa. Há modelos de logos, cartões de visita e apresentações comerciais. Além disso, você também tem disponíveis modelos mais institucionais, como os de faturas, relatórios internos e até mesmo propostas comerciais.

Marketing

Na seção de marketing, por sua vez, tem layouts para divulgação de produtos e serviços. Há aqueles voltados para o impresso (folders, cartazes, panfletos e press kits) e os que são voltados para o online (infográficos, newsletters e e-mail marketing).

Educação

Em educação, você tem templates que podem ser utilizados tanto em escolas quanto em faculdades. É o caso de cartazes, folhas de atividades, comunicados, planejadores, etiquetas e certificados.

Novidades

Na seção de novidades, há os templates livres para criação de vídeos, camisetas, currículos, festas de formatura, planos de aula etc.

Recursos

A aba de recursos, por outro lado, reúne o acervo de elementos da plataforma para customizar e elevar a qualidade das suas criações.

Veja o que está disponível na aba recursos do Canva:

  • fotos e backgrounds de banco de imagens;
  • ícones e vetores (de redes sociais, tecnologia, web etc.);
  • ferramentas que simulam conteúdos de outras plataformas (como Google Maps, YouTube, Duotone etc.).

Como usar o Canva?

Como já não resta mais dúvidas a respeito do que é a plataforma, vamos falar sobre como usar o Canva na prática. Para isso, reunimos algumas dicas para você aproveitar ao máximo a sua experiência com ele. Confira quais são elas!

Explore a biblioteca de templates para conhecer os modelos

A primeira dica de como usar o Canva é explorar bem a biblioteca de templates. Isso porque você sabe o que precisa fazer, mas não como será o resultado final, não é mesmo? Portanto, a biblioteca ajuda a ter inspirações concretas de materiais parecidos.

Por exemplo, você quer criar um cartão de visita para uma loja virtual de roupas e acessórios. Logo, além de especificar o tipo de conteúdo na plataforma, dá para indicar palavras-chave relacionadas a esse segmento do mercado, como:

  • loja online;
  • e-commerce;
  • vestuário;
  • roupas.

A partir daí, o Canva vai mostrar diferentes layouts disponíveis para uso. Modelos que você pode comparar e avaliar até encontrar aquele que atende suas expectativas!

Escolha e mantenha o template que vai acompanhar sua criação

Após a escolha de um layout, é importante que você o mantenha em todo o processo de criação do seu projeto.

Isso porque cada template tem uma estrutura específica, que envolve:

  • fonte;
  • paleta de cores;
  • formato de imagens;
  • padrão de elementos visuais;
  • disposição de texto;
  • disposição de grafismos;
  • efeitos de transição (em caso de apresentações).

Logo, para garantir que o seu material fique esteticamente agradável e bem produzido, é necessário preservar essas características. No entanto, isso não significa que você não possa fazer alterações. O ponto aqui é manter uma unidade visual e não ficar engessado criativamente, combinado?

Faça uma boa escolha de imagens

Além das imagens do próprio sistema do Canva, é bastante comum que as pessoas queiram inserir imagens pessoais ou profissionais nos materiais que estão produzindo. Isso ocorre, por exemplo, em uma apresentação de slides, um currículo com foto, uma publicação para as redes sociais, um comunicado escolar etc.

Essa prática não tem nenhum problema. Inclusive, é uma ótima pedida para personalizar suas criações. Porém, se atente a alguns detalhes que ajudam a manter a unidade visual da qual falamos há pouco:

  • dê preferência a fotos com resolução HD para que elas não fiquem pixelizadas ao receberem zoom ou serem impressas;
  • escolha fotografias que tenham a mesma paleta de cores do seu conteúdo, pois isso aumenta a harmonia do resultado.

Crie páginas dentro do seu projeto

Vai produzir materiais que vão ser impressos, especialmente aqueles com um grande volume de informações? Então, crie projetos com múltiplas páginas.

Esse é um recurso simples e disponível dentro da plataforma, na página de criação. Ele existe para você poder produzir conteúdos extensos e conectados entre si, salvando-os em um único arquivo.

Além disso, essa ferramenta ajuda você a conferir se o material está na ordem certa. Se há problemas no texto ou nas imagens e se a leitura fica fluida de uma folha para outra. Também dá para customizar o tamanho das páginas conforme o seu desejo: A4, A3, A2 ou A1.

Trabalhe com complementos na sua produção

Outra dica interessante acerca de como usar o Canva é explorar as possibilidades de elementos gráficos e visuais que ele disponibiliza. Isso porque você pode inovar em materiais virtuais, inserindo elementos animados para ilustrar, decorar e dar identidade aos seus conteúdos.

Não faltam figuras e adesivos que cumprem bem esse papel. Além disso, a plataforma facilita a criação de gráficos, tabelas e até mesmo QR Codes.

Aprenda a baixar e a compartilhar a sua criação

Uma última dica sobre como usar o Canva é aprender desde cedo a baixar a sua criação. Isso porque a plataforma não retém os seus conteúdos, nem cobra pela exportação deles. Ao contrário, ao usar templates gratuitos, você pode fazer o download do material completo.

Para tanto, basta clicar no botão de compartilhar e conferir as possibilidades para baixar o arquivo. Ele libera em JPEG, PNG e PDF (para visualização e para impressão).

Já para compartilhar, de fato, o seu projeto, você pode copiar e enviar um link de acesso para os contatos desejados. Assim, aqueles que tiverem conta no Canva também poderão conferi-lo e editá-lo. 

Há também a alternativa de partilhar o material nas redes sociais. A plataforma permite integração com Instagram, LinkedIn, Tik Tok, Pinterest e muitas outras.

Conseguimos solucionar suas dúvidas sobre o que é e como usar o Canva? Então, comece a aproveitar o que essa plataforma oferece. Assim, você pode dar um up nas atividades da sua rotina, impressionar os colegas e clientes e valorizar ainda mais os serviços da empresa.

E para quem atua como freelancer, essa é, sem dúvidas, uma excelente ferramenta para agilizar, personalizar e reduzir os custos de divulgação do trabalho!Curtiu saber mais sobre o Canva? Então siga a gente nas redes sociais para ver outros conteúdos. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e YouTube.

Resumindo

O que é o Canva?

O Canva é uma ferramenta online que permite a produção, tanto gratuita quanto paga, de materiais visuais. O seu ponto alto é o vasto acervo de templates que tornam o processo de criação muito mais ágil e prático.

Como usar o Canva?

O segredo está em conhecer a fundo a plataforma, compreendendo quais templates e recursos ela oferece, e como fazer bom proveito da área de trabalho de projetos.

O que o Canva permite criar? 

São diversos os materiais para divulgação virtual e impressão. Podemos citar cartões de visita, scrapbooks, convites, propostas comerciais, infográficos, panfletos, newsletters, cartazes, currículos etc.

Related posts

Semana de Copom e inflação pode trazer nova volatilidade ao mercado de câmbio

Dólar cai após fala de Powell

Novo algoritmo do Instagram vai priorizar conteúdo original