Contas offshore: o que são, como funcionam e quando utilizar?

A tributação e burocracia no Brasil são alguns dos principais obstáculos dos investidores brasileiros. Por isso, as contas offshore se

contas offshore

A tributação e burocracia no Brasil são alguns dos principais obstáculos dos investidores brasileiros. Por isso, as contas offshore se tornaram uma alternativa interessante para quem deseja preservar seu patrimônio, mas sem precisar pagar altos impostos ou lidar com as oscilações do câmbio e das taxas de juros. 

Para aproveitar tantos benefícios, é importante entender o que são e como funcionam esse tipo de conta. Saiba mais sobre elas neste artigo e descubra quando é necessário abrir uma conta offshore. 

O que são as contas offshore?

As contas offshore são aquelas contas localizadas em território estrangeiro, ou seja, fora do país de residência do usuário. Existem instituições financeiras e bancárias que fornecem esse serviço de abertura de contas para pessoas de outros países. Um exemplo é a Suíça, que permite esse tipo de conta.

Geralmente, as pessoas que buscam essa opção abrem uma empresa offshore com uma conta vinculada. Nesses casos, a companhia precisa seguir as regras da nacionalidade da instituição, o que pode ser bastante vantajoso em termos fiscais.

Vantagens das contas offshore

Abrir contas offshore não é ilícito, desde que ela cumpra com todos os requisitos exigidos pelo país de origem. Aliás, ela pode oferecer diversas vantagens para os usuários.

Confira abaixo os principais benefícios de uma conta offshore:

  • Sistema com estabilidade política e fiscal;
  • Taxas de juros mais atrativas, principalmente se comparadas com outros tipos de conta;
  • Liberdade de taxa de câmbio: maior facilidade para fazer depósitos em moedas de vários países, sem muita burocracia.

Quando é necessário abrir contas offshore?

Os principais objetivos da abertura de contas offshore pelos usuários são aproveitar benefícios fiscais, redução de impostos, sigilo nas operações e facilidade de movimentação do dinheiro. No entanto, esses não são os únicos motivos para tomar essa decisão.

Essas contas também são uma boa opção para as empresas que fazem importação e exportação e recebem pagamentos do exterior em diferentes moedas. Isso porque elas oferecem maior liberdade de câmbio.

A redução de juros da conta offshore é outro motivo que fazem os usuários optarem por essa alternativa. Além disso, os correntistas ainda podem se beneficiar das regras desse tipo de conta caso desejem fazer financiamentos ou empréstimos.

quando abrir contas offshore - Contas offshore: o que são, como funcionam e quando utilizar?
A abertura de contas offshore pode ser feita em bancos internacionais.

Como abrir uma conta offshore?

Após descobrir o que são, as vantagens e quando é necessário abrir contas offshore, chegou a hora de saber como fazer esse procedimento. Para tanto, basta seguir algumas dicas simples para fazer esse processo com segurança.

Contrate uma assessoria especializada

Contratar uma assessoria especializada ou um profissional que tenha contato com o país que deseja abrir a conta offshore é uma excelente forma de fazer esse processo. Afinal, eles são capazes de explicar como funciona a legislação e como é feita a contabilidade no país.

Através de uma consulta com o profissional, é possível entender se o país escolhido poderá oferecer as vantagens fiscais que a sua empresa precisa. Também vale consultar a Instrução Normativa nº 1.037 de 2010 da Receita Federal do Brasil, que apresenta quais países são considerados paraísos fiscais.

Recebimento do Exterior para Pessoa Jurídica: como funciona?

Escolha o banco

Independente do país escolhido, existem diversas opções de instituições financeiras que oferecem a abertura de contas offshore. Além disso, assim como no Brasil, também existem vários tipos de contas correntes, investimentos e poupanças que podem ser boas alternativas.

Por isso, é fundamental avaliar as opções e escolher a instituição financeira adequada para a abertura da conta. Assim como verificar a regularidade delas e suas condições.

Envie documentos necessários

O envio dos documentos necessários é o último passo para abrir uma conta offshore. Geralmente, as instituições financeiras exigem a apresentação de passaporte, RG, CNH, CPF, entre outros.

Além disso, é comum que elas solicitem um comprovante de residência e declaração de Imposto de Renda para comprovar o domicílio do solicitante e para demonstrar seus rendimentos. Também talvez seja preciso enviar os documentos fiscais da empresa offshore.

Como cada banco e país possui sua própria legislação sobre as contas offshore, é importante obter essas informações com antecedência. A boa notícia é que é possível acessar os sites dessas instituições para saber quais são os requisitos. 

Dicas finais 

Como você percebeu, as contas offshore são opções interessantes para que você consiga proteger seu patrimônio e aproveitar vários benefícios fiscais. Se esse é o seu perfil de investidor, contrate uma assessoria ou entre em contato com os bancos para obter mais informações e garantir transações legais. 

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e entenda aqui porque a Remessa Online é a opção mais segura para as suas transferências internacionais.