Dólar paralelo: como funciona, sua cotação e mais!

Dólar paralelo: como funciona, sua cotação e mais

Negociado no chamado “Mercado negro”, o dólar paralelo é vendido por doleiros e casas de câmbio não-autorizadas pelo Banco Central. Saiba como este tipo de dólar surgiu e mais!

O dólar paralelo é um indicador econômico considerado “não oficial”. Até pouco tempo atrás, o mesmo era associado à expressão “mercado negro do dólar”, mas o termo não é mais usado pela imprensa especializada em economia.

“À margem da lei, funciona um segmento denominado mercado paralelo. São ilegais os negócios realizados no mercado paralelo, bem como a posse de moeda estrangeira oriunda de atividades ilícitas.”

Banco Central

Neste post, elaboramos um panorama completo sobre o assunto, partindo do surgimento do dólar paralelo, seus conceitos, cotação e outras questões importantes associados ao indicador. Acompanhe!

Como o dólar paralelo surgiu?

Surgindo na década de 90 no Brasil, o dólar paralelo foi a resposta encontrada por algumas pessoas contra as medidas econômicas tomadas pelo governo da época, em especial, ao bloqueio da poupança.

Com a grande instabilidade econômica causada pelas decisões do governo, a compra de dólar paralelo era realizada como uma forma de proteção econômica, criando reservas de moeda estrangeira para escapar do possível colapso da economia nacional.

Como o dólar paralelo funciona hoje?

Atualmente, essa forma de “proteção” não é mais utilizada e as negociações com o dólar paralelo são feitas por doleiros e casas de câmbio não regularizadas pelo Banco Central, sendo consideradas ilegais.

Como saber a cotação do dólar paralelo?

Por não ser regularizado, o dólar paralelo podem atingir qualquer valor, já que é definido pelas pessoas envolvidas na negociação, sem vínculo com o Banco Central.

Desta forma, ele não tem uma cotação definida e varia de doleiro para doleiro.

Quais os principais usos para o dólar paralelo?

Como operações com o dólar paralelo não são registradas no Banco Central, este tipo de câmbio é utilizado principalmente para lavagem de dinheiro e sonegação.

Estes crimes podem resultar em pena de reclusão de três à dez anos, além de multa, conforme dispõe a legislação brasileira aplicável (Lei Nº 9.613).

Quais são os tipos de dólar legais?

Existem dois tipos de dólar reconhecidos pelo Banco Central e que podem ser negociados sem problemas com a justiça: o dólar comercial e o dólar turismo.

Já explicamos as diferenças entre os tipos de dólar por aqui, mas, de maneira resumida, o dólar comercial, também chamado de câmbio comercial, é utilizado em exportação, importação e outras negociações entre empresas.

Por depender da oferta e demanda das transações, o valor do câmbio comercial varia diversas vezes por dia, constantemente.

O dólar turismo é a cotação utilizada em passagens, compra de dólar em espécie e nas compras no exterior utilizando o cartão de crédito ou cartão pré-pago. É também a taxa usada nas corretoras ao vender a moeda à um viajante.

O valor do dólar turismo é mais alto do que o comercial pois é composto pelo lucro do agente de câmbio, custos da importação e têm o IOF acrescido, conforme exigências do Banco Central.

Como comprar dólar de maneira legal e econômica no Brasil?

Diversos bancos e corretoras oferecem a compra de dólar no país, porém, a maioria das instituições financeiras aplicam altas taxas, como contratos de câmbio que podem atingir R$300,00.

Para evitar estas taxas e comprar seu dólar em espécie, a BeeCâmbio é a melhor plataforma para compra de moedas internacionais!

Mais do que uma casa de câmbio online, a BeeCâmbio, uma empresa do mesmo grupo da Remessa Online, permite que você acompanhe a cotação de todas as principais moedas e receba os valores no conforto da sua casa!

Assim como a Remessa Online, a BeeCâmbio preza pela transparência e permite que você faça simulações diretamente na tela principal, sem a necessidade de um cadastro!

Use a BeeCambio para a compra de Dólar paralelo e tenha mais segurança.
Use a BeeCambio para a compra de Dólar e tenha mais segurança.

E para você economizar, todas as compras acima de USD 1000 têm frete grátis!

Faça sua simulação na compra de Dólar e aproveite!

Como saber que as moedas são seguras?

Para garantir a segurança das suas operações envolvendo compra de moedas e transações de remessa internacional de dinheiro é essencial buscar o suporte de empresas reconhecidas no mercado e que ofereçam garantia de legalidade nas suas operações.

Por isso, desconfie de cotações de moeda demasiadamente incompatíveis com os valores praticados no mercado e sempre busque referências das empresas contratadas para realizar qualquer tipo de operação financeira.

Como você pode ver, o dólar paralelo é ilegal e está associado à crimes de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Por isso, ao realizar uma operação internacional envolvendo moedas, busque o suporte de empresas especializadas e que tenha autorização do Banco Central para realizar este tipo de atividade.

Você gostou deste post sobre dólar paralelo e quer saber mais sobre operações de remessa internacional de dinheiro? Então acesse o nosso site e conheça os serviços oferecidos pela plataforma da Remessa Online.

Resumindo:

O que é o dólar paralelo?

O dólar paralelo é um indicador econômico “não oficial”. Em outras palavras, é a compra de dólar por meios não-oficiais. É ilícito e o uso deste índice está associado à crimes de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Como saber a cotação do dólar paralelo?

Por não ser regularizado, o dólar paralelo pode atingir qualquer valor, já que é definido pelas pessoas envolvidas na negociação ilícita e sem qualquer tipo de vínculo com o Banco Central.

Quais são os tipos de dólar legais?

Existem duas cotações de dólar reconhecidos pelo Banco Central e que podem ser negociados sem problemas com a justiça: o dólar comercial e o dólar turismo.

Como comprar dólar?

Diversos bancos e corretoras oferecem a compra de dólar no país. Todos que operam com a moeda precisam de autorização do Banco Central. A BeeCâmbio, por exemplo, é uma correspondente cambial autorizada que te permite comprar dólar pela interne e receber em casa.