Entenda como comprar dólar comercial

saiba como comprar o dólar comercial

Neste post você vai saber o que é, qual a finalidade do dólar comercial e quem pode negociar tal moeda. Além disso, vamos mostrar onde e quem pode comprar a moeda e quais são as práticas mais comuns do mercado financeiro em relação à aquisição do dólar voltado para o comércio!

O dólar comercial é a forma do dólar que se utiliza nas transações comerciais de importação e exportação. É utilizado por empresas, governo e bolsa de valores, não podendo ser adquirido por pessoa física.

Existem muitas dúvidas de movimentar o dólar comercial, principalmente, para quem está iniciando em um negócio ou pretende fazer investimentos. A prática é antiga e fomenta a economia de diversos países pelo alcance mundial da moeda americana.

As regras de câmbio dessa cotação do dólar são ditadas pelo mercado financeiro. As operações ao longo do dia determinam qual será a taxa aplicada e registrada no fim do dia. É uma variação que se repete cotidianamente, em função das volumosas transações conduzidas pelas pessoas jurídicas.

Saiba o que é, qual a finalidade e como comprar dólar comercial e entenda quais são práticas mais comuns do mercado financeiro em relação à sua aquisição.
O dólar comercial não pode ser adquirido por pessoas físicas. Ele é usado para transações comerciais internacionais.

O que é o dólar comercial

É a modalidade da moeda americana utilizada essencialmente nas operações da bolsa de valores, negociações entre empresas no exterior ou transações do governo. De uma forma indireta, o dólar comercial é responsável pela fomentação econômica de diversos países.

Leia também: Entenda as diferenças entre dólar comercial, turismo e paralelo

Regras de aquisição e utilização

As transações do dólar comercial favorecem as operações de importação e exportação de diversas empresas. É por meio de sua cotação e aplicação que os empresários fazem suas negociações dentro e fora da bolsa de valores.

Diariamente o mercado de câmbio encerra no final da tarde para divulgação da cotação conhecida como Ptax, com a média das taxas — os negociantes de dólar informam sobre as práticas ao longo do dia para alimentar o fechamento.

Pode acontecer de o Banco Central entrar nas operações de compra e venda para equilibrar as oscilações dessa moeda, ora alto demais, ora muito baixo, o que acabaria prejudicando muitas empresas se não houvesse a intervenção do banco.

Onde e como comprar dólar comercial

O dólar comercial não está disponível para pessoa física e somente é disponibilizado em instituições previamente autorizadas pelo Banco Central. 

Ou seja, para saber como e onde comprar, você terá que entrar no site do Banco Central e acompanhar o ranking do VET — Valor Efetivo Total, que inclui todas as taxas incidentes.

São inúmeras transações diárias com negociações no mundo inteiro, interligando os países e fazendo com que o dólar sofra tantas variações. Muitos questionam essa variação tão drástica, mas, é possível compreender se pensarmos na necessidade de estoque e reposição constante.

Práticas comuns no mercado financeiro em relação ao dólar comercial

Qualquer negociação comercial entre o Brasil e outros países vai influenciar a cotação. O valor é negociado entre bancos e empresas para impulsionar os processos de importação e exportação.

Uma cotação de dólar alta, por exemplo, vai aumentar as vendas por exportação. Isso porque os produtos brasileiros baixam o valor, o que estimula o importador estrangeiro a investir em mais produtos do Brasil.

Para quem atua fora do mercado brasileiro prestando serviços para alguma empresa no exterior a transação será realizada com base no dólar comercial. É preciso abrir uma conta bancária internacional e você pode realizar as transações via Remessa Online.

Isso é possível porque a Remessa Online usa como base o dólar comercial (mais barato que o dólar turismo) e cobra apenas 1,3% de custo de envio pelo serviço prestado mais o IOF — Imposto Sobre Operações Financeiras que é estipulado pelo governo federal. Através do site é possível realizar a simulação para saber quanto será recebido.

Resumindo:

O que é dólar comercial?

É a cotação do dólar que é utilizada nas transações comerciais de importação e exportação. É utilizado por empresas, governo e bolsa de valores, não podendo ser adquirido por pessoa física.

Quem pode utilizar o dólar comercial?

1) Empresas que atuam no ramo de importação e exportação;
2) Bolsa de Valores;
3) Prestadores de Serviços com clientes no exterior;
4) Governo.