Empresas estão quitando dívidas em dólar

Empresas brasileiras estão quitando dívidas em dólar

O dólar em alta nos faz buscar cada vez mais justificativas para tal escalada. Um dos fatores que está influenciando este ciclo de alta foi o movimento de empresas sediadas no Brasil trocar dívidas em dólar por financiamento no mercado de capitais brasileiro.

Em outras palavras, as empresas listadas na bolsa estão trocando os financiamentos corporativos externos por emissão de títulos de dívida no mercado brasileiro.

Troca de dívida é estratégia de governo

Um dos objetivos da equipe econômica de Paulo Guedes é que a cada dia mais o nosso mercado de capitais seja movimentado, forçando as empresas a buscarem mais recursos por este caminho.

No Brasil, havia duas formas principais para captação de recursos. Primeiro, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) era uma das grandes fontes de recurso e ainda, um dinheiro barato. Mas a sua torneira foi fechada pelo governo. Ou seja, menos um banco que as empresas podiam recorrer sempre que necessário.

A segunda maneira era via bancos internacionais. Com os juros internos nas mínimas históricas, captar dinheiro no exterior ficou menos atrativo, entre outras coisas porque ainda havia a necessidade de realizar hedge cambial.

Com este novo cenário desenhado e com a intenção do governo em fomentar o mercado de capitais, o resultado não poderia ser diferente: a emissão de títulos de dívida de empresas de setores não financeiros cresceu 34,4% até a primeira semana de agosto.

Tendência é troca de dívida em dólar por real

A diferença é representativa, que mostra uma evolução que estamos vivendo. Daqui em diante, com o cenário previsto pelo governo se concretizando, você verá mais títulos de crédito privado, como debêntures, quando abrir a conta de sua corretora. Ou ainda, mais fundos de crédito privado abertos para captação.

No que depender das dívidas de empresas, veremos a saída de recursos para quitar as dívidas offshore para trocá-las por emissões em dívida local. Mas, no fim das contas não é o que irá fazer com que o dólar se valorize.

Para pessoas físicas que captaram empréstimos no exterior, como por exemplo para financiar cursos no exterior, a opção de trocar por divida em reais também existe. Você pode contratar um empréstimo na Creditas e utilizá-lo para quitar sua dívida por meio da Remessa Online.

Glenda Mara Ferreira é Economista, bacharel em Relações Internacionais com experiência em planejamento financeiro. Atualmente é especialista em investimentos na Levante. Possui uma conta no Instagram sobre finanças pessoais e economia: @glendamara_ferreira