Conheça as empresas mais valiosas do mundo

Já pesquisou no Google quais são as empresas mais valiosas do mundo, mas não encontrou uma resposta precisa? Pois é. Muita gente tem essa curiosidade, mas acaba esbarrando em dados ultrapassados ou que não estão alinhados com a realidade atual do mercado internacional.

Por essa razão, trouxemos um post com diversas informações extraídas do relatório de 2022 da Kantar BrandZ. A Kantar, agência especializada em mercado de consumo, se dedica, desde 2019, a pesquisar, monitorar e identificar as marcas com maior potencial financeiro.

Leia até o fim e descubra como anda o cenário global das organizações, inclusive daquelas que você é cliente!

Qual é a empresa mais valiosa do mundo em 2022?

A empresa com maior valor de marca em 2022 é a Apple, segundo a Kantar BrandZ. Sozinha, ela acumula US$ 947 bilhões. Ela também figura em primeiro lugar quando o assunto é capitalização de mercado, chegando a incríveis US$ 2,6 trilhões.

Quem traz esse último dado é a Statista. Um instituto que fornece levantamentos sobre mercado e tendências de consumo ao nível global. Esse resultado não surpreende.

Como mostra outro dado da Statista, a receita da empresa em 2022 foi de US$ 394,33 bilhões. Um crescimento de 251,96% quando comparado a 10 anos atrás. Em 2012, por exemplo, o faturamento dela ficou abaixo da metade do montante atual. Ela somou apenas U$ 156,5 bilhões.

Para completar, outra sondagem de 2022 da Statista mostra que 48,7% da população dos Estados Unidos, principal mercado do mundo, usa o iPhone. Isso representa cerca de 162 milhões de pessoas, conforme o portal do Census Bureau. Esse órgão institucional indica que os EUA têm mais de 333 milhões de habitantes.

Quais são as cinco empresas mais ricas do mundo?

As cinco empresas mais ricas do mundo são a Apple, o Google, a Amazon, a Microsoft e a Tencent, respectivamente. Juntas, as cinco empresas mais ricas do mundo equivalem a US$ 3.297 trilhões.

A seguir, você vê o valor de cada uma das empresas mais ricas do mundo individualmente:

  • Apple: valor de marca estimado em US$ 947,06 bilhões;
  • Google: valor de marca estimado em US$ 819,5 bilhões;
  • Amazon: valor de marca estimado em US$ 705,6 bilhões;
  • Microsoft: valor de marca estimado em US$ 611,4 bilhões; 
  • Tencent: valor de marca estimado em US$ 214,02 bilhões.

Um ponto interessante é que as cinco marcas contam com negócios no ramo do desenvolvimento tecnológico e de internet. Inclusive, elas têm serviços e produtos concorrentes. Por exemplo, quando falamos de streaming, a Apple conta com a Apple TV+, enquanto a Amazon é detentora do Prime Video.

Já quando o assunto é serviço de armazenamento em nuvem e e-mail, a Microsoft comercializa o OneDrive e o Outlook. Do outro lado, o Google trabalha com o Drive e o Gmail. No segmento de smartphones não é diferente. A Apple dispõe do iPhone. Por sua vez, o Google tem o Pixel.

Para finalizar, a Tencent trabalha com a Tencent Games para a elaboração e lançamento de jogos mundiais. Já a Amazon tem um estúdio concorrente: a Amazon Games Studios.

Quais são as 20 empresas mais ricas do mundo?

Ranking completo das 20 empresas mais valiosas de 2022, segundo a Kantar BrandZ:

1. Apple

A Apple vale cerca de US$ 947,06 bilhões. Com isso, ela é considerada a empresa mais valiosa do mundo. Seus produtos mais famosos são o iPhone e o Macbook. Porém, ela ainda conta com serviço de streaming, a Apple TV+, e acessórios, como AirPods e Apple Watch.  

2. Google

O Google tem um valor estimado em US$ 819,5 bilhões. A empresa dispõe do maior buscador do mundo, além de outros produtos como Gmail, Drive, smartphones e o sistema operacional Android.

3. Amazon

A Amazon é a terceira empresa mais valiosa do mundo, com valor estimado em US$ 705,6 bilhões. Ela é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A Amazon se concentra em computação em nuvem, streaming, e-commerce e inteligência artificial.

4. Microsoft

O valor estimado da Microsoft está em US$ 611,4 bilhões. Em seu portfólio, a empresa desenvolve e comercializa softwares, computadores, serviços pessoais e produtos eletrônicos.

5. Tencent

A Tencent é a quinta empresa mais valiosa do mundo, com valor de marca estimado em US$ 214,02 bilhões. A companhia chinesa é dona do WeChat, um aplicativo de mensagens com mais de 1 bilhão de usuários. Além disso, é uma das maiores fornecedoras de games do mundo.

6. McDonald’s

O McDonald’s é a única cadeia de fast food a aparecer no top 20 da Kantar BrandZ. Além dos tradicionais sanduíches, o cardápio da marca inclui bebidas (frias e quentes), sobremesas, acompanhamentos e opções voltadas ao desjejum. Há ainda linhas de salada à disposição dos clientes. Em 2022, a marca está avaliada em cerca de US$ 196,5 bilhões.

7. Visa

A Visa vale hoje cerca de US$ 191,03 bilhões. Ela é referência entre as empresas que fornecem soluções financeiras para pagamento, principalmente quando se trata da emissão de cartões de crédito, débito e pré-pago. Além disso, há a modalidade travel money, voltada para viajantes que vão gastar em outra moeda no exterior.

8. Facebook (Meta)

A Meta figura na seleção das companhias mais ricas do planeta, cujo carro-chefe é o Facebook, uma das organizações mais conhecidas da empresa. Além dela, também pertencem ao conglomerado outras duas redes sociais populares: o Instagram e o WhatsApp.

O valor de marca dessa plataforma é de U$ 186,4 bilhões. Vale pontuar que, segundo relatório de 2022 do We Are Social, o Facebook é a mídia social com mais usuários do globo: cerca de 2,9 bilhões.

9. Alibaba

O Alibaba é um marketplace do setor de varejo, reunindo milhares de lojas online em que o usuário pode encontrar desde itens de decoração até produtos para a agricultura. O valor de marca da plataforma é de US$ 169,9 bilhões.

10. Louis Vuitton

A Louis Vuitton ocupa a 10ª posição entre as empresas mais valiosas do mundo e vale U$ 124,2 bilhões. Ao considerar o segmento de vestuário e, em especial, o de luxo (ou alta costura), ela está em primeiro lugar.

O ponto alto da marca são os acessórios, como bolsas e carteiras atemporais, com possibilidade de personalização. Porém, ela também comercializa calçados, joias, roupas etc.

11. Nvidia

Com valor estimado de U$ 124,1 bilhões, a Nvidia é uma empresa de tecnologia multifacetada. Isso porque ela não atua só na produção de aparelhos de informática. Ela também está envolvida no desenvolvimento de sistemas, no aprimoramento de realidade virtual e na produção de inteligência virtual.

12. Mastercard

A Mastercard trabalha com soluções financeiras para pagamentos. Ela tem parceria com diversas instituições financeiras, como bancos, seguradoras e startups. Atualmente, o valor da empresa é calculado em US$ 117,2 bilhões.

13. Nike

A Nike é uma empresa especializada em peças esportivas. Justamente por isso, ela conta com linhas voltadas para a prática do futebol, do basquete, da natação etc.

A marca fabrica e comercializa não apenas roupas, mas também calçados e acessórios. Atualmente, ela vale US$ 109,6 bilhões, o que a coloca como a segunda companhia mais valiosa do ramo de vestuário no mundo.

14. Moutai

Moutai é a empresa por trás de uma bebida alcoólica de mesmo nome comercializada principalmente na China — país mais populoso do mundo, com quantidade de habitantes superior a um bilhão. Não é para menos que ela está avaliada em US$ 103,3 bilhões.

15. Verizon

A Verizon é a principal companhia de telecomunicações dos EUA, com valor de US$ 101,9 bilhões. Além de linha de telefone móvel, ela disponibiliza serviços de internet 5G e internet Wi-Fi.

16. Aramco

A Aramco é a única companhia do setor de energia entre as 20 empresas mais valiosas do mundo, sendo a maior petrolífera do planeta. Ela é avaliada em US$ 99,3 bilhões e está situada no Oriente Médio. A Aramco produz produtos refinados de petróleo, químicos, gás, óleo etc. Além disso, também conta com uma subsidiária que atua como distribuidora de energia elétrica na Arábia Saudita.

17. Coca-Cola

A Coca-Cola tem um valor de marca de US$ 97,8 bilhões. Ela é uma empresa guarda-chuva, que administra outras 20 marcas com vendas em todo o globo. Entre elas, estão companhias de refrigerantes, sucos, chás, água e muito mais.

18. International Business Machines (IBM)

A International Business Machines, mais conhecida pela sigla IBM, tem um valor de US$ 96,9 bilhões. É uma empresa conhecida pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas que abarcam desde sistemas operacionais até programas de automação.

19. Adobe

Cotada em US$ 92,8 bilhões, a Adobe é uma desenvolvedora de soluções tecnológicas para fins pessoais e profissionais. Ela é responsável por alguns dos softwares mais conhecidos do planeta, como Photoshop, Illustrator, Acrobat Reader e Flash Player.

20. Instagram (Meta)

A Meta aparece pela segunda vez aqui na seleção de empresas mais ricas do mundo devido a sua outra companhia: o Instagram. Avaliada em US$ 92,09 bilhões, essa rede social se tornou uma das plataformas mais usadas pelos internautas no dia a dia.

Segundo o mesmo relatório do We Are Social, ela é a quarta rede social mais utilizada ao nível mundial, com 1,47 bilhões de usuários.

Há marcas brasileiras entre as empresas mais valiosas do mundo?

Não há organizações brasileiras figurando entre as 100 empresas mais valiosas do mundo. Esse é um dado confirmado pelo relatório de 2022 da Kantar BrandZ. Os Estados Unidos, por outro lado, são o país que mais detém marcas, com 56% do top 100.

Além dos Estados Unidos, outros países que se destacam são:

  • China: com 14 das empresas mais valiosas do mundo;
  • Alemanha: com oito das empresas mais valiosas do mundo;
  • França: com cinco das empresas mais valiosas do mundo;
  • Índia: com quatro das empresas mais valiosas do mundo;
  • Japão: com duas das empresas mais valiosas do mundo.

Nações como Irlanda, Espanha, Países Baixos, Austrália, Reino Unido, Itália, Canadá, Coreia do Sul, Suécia, Arábia Saudita e Argentina contam com uma marca cada.

Quais são as cinco maiores grifes do mundo?

As grifes de moda mais valiosas do mundo são:

  • Louis Vuitton: valor de marca em U$ 124,2 bilhões (10º lugar):;
  • Hermès: valor de marca em U$ 80,3 bilhões (27º lugar);
  • Chanel: valor de marca em U$ 53,02 bilhões (45º lugar);
  • Gucci: valor de marca em U$ 37,8 bilhões (58º lugar).

As empresas mais valiosas do mundo têm alta cotação no mercado, são predominantemente dos EUA e fazem parte dos mais diversos setores comerciais. Não é à toa que você vê desde redes sociais e redes de fast food até marcas de luxo seculares em levantamentos sobre o assunto.

Por isso, vale a pena acompanhar as movimentações financeiras dessas companhias. Afinal, em um primeiro momento, pode parecer que isso não traz impactos para a sua rotina. Porém, isso influencia os hábitos de consumo, a oferta e o custo-benefício de produtos e serviços e, inclusive, a concorrência do mercado. Tanto ao nível nacional quanto ao nível internacional.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre as movimentações do mercado global!

Resumindo

Qual é a empresa mais valiosa do mundo em 2022?

A empresa mais valiosa do mundo em 2022 é a Apple. Ela tem os respectivos montantes acumulados: U$ 947 bilhões de valor de marca e U$ 2,6 trilhões de capitalização de mercado.

Quais são as cinco empresas mais ricas do mundo?

As cinco empresas mais ricas do mundo:
1. Apple (U$ 947,06 bilhões);
2. Google (U$ 819.5 bilhões);
3. Amazon (U$ 705.6 bilhões);
4. Microsoft (U$ 611.4 bilhões);
5. Tencent (U$ 214,02 bilhões).

Quais são as 20 empresas mais ricas do mundo?

1. Apple (avaliada em U$ 947,06 bilhões);
2. Google (avaliada em U$ 819.5 bilhões);
3. Amazon (avaliada em U$ 705.6 bilhões);
4. Microsoft (avaliada em U$ 611.4 bilhões)
5. Tencent (avaliada em U$ 214,02 bilhões);
6. Mc Donald’s (avaliada em U$ 196,5 bilhões);
7. Visa (avaliada em U$ 191,03 bilhões);
8. Facebook – Meta (avaliada em U$ 186,4 bilhões);
9. Alibaba (avaliada em U$ 169,9 bilhões);
10. Louis Vuitton (avaliada em U$ 124,2 bilhões);
11. Nvidia (avaliada em U$ 124,1 bilhões);
12. Mastercard (avaliada em U$ 117,2 bilhões);
13. Nike (avaliada em U$ 109,6 bilhões);
14. Moutai (avaliada em U$ 103,3 bilhões);
15. Verizon (avaliada em U$ 101,9 bilhões);
16. Aramco (avaliada em U$ 99,3 bilhões);
17. Coca-Cola (avaliada em U$ 97,8 bilhões);
18. International Business Machines (avaliada em U$ 96,9 bilhões);
19. Adobe (avaliada em U$ 92,8 bilhões); e
20. Instagram – Meta (avaliada em U$ 92,09 bilhões).

Há marcas brasileiras entre as empresas mais valiosas do mundo?

A Kantar BrandZ não considerou nenhuma companhia brasileira com valor de marca suficiente para estar entre as 100 mais ricas de todas no levantamento anual de 2022.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada