O que é um ETF e como investir?

Você quer negociar ETFs e não sabe por onde começar? Neste post vamos te mostrar o que é um ETF, principais características e como investir. Acompanhe e descubra!

Você quer negociar ETFs e não sabe por onde começar? Neste post vamos te mostrar o que é um ETF e como investir. Confira!

Se você é investidor ou pretende começar a aplicar o seu dinheiro em produtos financeiros, deve saber a importância de conhecer os conceitos e as principais aplicações disponíveis no mercado. Os Exchange Traded Funds são um exemplo interessante de investimento e que podem fazer parte da sua estratégia de composição de carteira.

Afinal, como funciona um ETF e como saber quando vale a pena investir? Quais são as vantagens e desvantagens? Como investir? Confira aqui a resposta para estas e outras perguntas importantes sobre o assunto. 

O que é um ETF?

ETF é a sigla usada para se referir aos Exchange Traded Funds, traduzidos livremente como Fundos Negociados em Bolsa. Elas são fundos de índices comercializados como ações. Mas o que isso significa?

Os ETFs são produtos de investimento financeiro que combinam características dos fundos e das ações. Eles podem ser conceituados como fundos de índice negociados na B3, sendo que a sua negociação ocorre da mesma forma que as ações. 

Na prática, elas representam uma alternativa eficiente para quem quer investir em ações sem precisar comprar ativos individualmente. Isso amplia as oportunidades para os investidores que não podem ou não querem comprar ativos separadamente, tornando possível montar uma carteira mais diversificada a um custo mais baixo. 

Vale a pena investir em ETFs?

Uma dúvida muito comum de quem está começando a pesquisar sobre os ETFs é se realmente vale a pena investir neste tipo de produto. A seguir, confira as principais vantagens e desvantagens dos Exchange Traded Funds.

Vantagens

A primeira vantagem é o baixo custo das taxas de administração. Se comparado com os fundos de investimento tradicional, geralmente os ETFs têm uma taxa de administração mais baixa, que gira em torno de 1%.

Outra vantagem que merece destaque é a oportunidade de diversificação. Na modalidade, o fundo aplica em diversos produtos, inclusive, podendo existir investimentos em produtos de outros países.

Com os ETFs você não precisa se preocupar com comparações e análises dos tipos de índices, já que o próprio fundo faz isso. Na prática, isso se traduz em praticidade, com redução do custo operacional e do tempo dedicado ao planejamento, principalmente se comparado com ações do home broker.

Por fim, outra vantagem deste tipo de investimento é a transparência. Como são negociadas na bolsa de valores, é possível acompanhar todas as movimentações que são feitas, diferente do que acontece em fundos mais tradicionais, nos quais não há possibilidade de acompanhar todas as operações em tempo real.

Desvantagens

Existem basicamente dois pontos de desvantagem nas ETFs: a liquidez e a tributação. No caso da liquidez, é importante ter em mente que algumas ETFs têm menos liquidez do que outros ativos, o que pode não ser uma boa alternativa para alguns investidores. Para saber se isso vai causar um grande impacto na sua estratégia é necessário avaliar as particularidades na composição da sua carteira.

E a tributação é outro ponto de atenção, aqui a regra é a mesma daquela aplicável aos fundos de investimento. Ou seja, incide uma tributação de 15% sobre o ganho do capital. Neste regra, existe um aspecto que deve ser avaliado: a isenção do tributo para vendas, limitadas ao valor de R$ 20.000,00.

Como investir em ETF?

Para investir em um ETF você deve abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Com a conta aberta, basta enviar o dinheiro que você deseja aplicar por meio de Transferência Bancária.

Com o cadastro realizado e os valores já disponíveis em sua conta, você entra na plataforma de investimentos, acessa a opção home broker e já consegue dar início às suas operações.

A dica para o investidor é que ele busque o suporte de profissionais especializados. Eles podem ajudar a fazer as melhores escolhas  de acordo com os objetivos, perfil de investidor e as estratégias definidas para a composição da sua carteira. 

Como a Remessa Online pode ajudar?

A Remessa Online é a primeira plataforma brasileira totalmente online do Brasil. Você pode enviar a receber dinheiro do exterior de uma forma simples, com menos burocracia e a um custo mais baixo do que aquele praticado por um banco tradicional.

Para quem investe ou deseja investir no exterior, os serviços da Remessa Online vão ajudar no dia a dia das operações, facilitando o envio dos valores para a corretora internacional escolhida. 

Gostou deste artigo sobre ETF? Então aproveite para conferir o artigo Top 10 ETFs compostos pelas ações FAANG para quem deseja investir no exterior.

Resumindo

O que é um ETF?

ETF é a sigla usada para se referir aos Exchange Traded Funds, traduzidos livremente como Fundos Negociados em Bolsa. Eles são fundos de índices comercializados como ações.

Vale a pena investir em ETFs?

Para saber se vale a pena é importante avaliar as vantagens e desvantagens, sempre levando em consideração as particularidades da sua carteira e os objetivos que você pretende atingir.

Como a Remessa Online pode ajudar?

Para quem investe ou deseja investir no exterior, os serviços da Remessa Online vão ajudar no dia a dia das operações, facilitando o envio dos valores para a corretora internacional.