Home Broker: o que é, para que serve e como funciona

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Home Broker: Mãos em volta de um holograma simulando um gráfico.

A popularização da internet e a evolução significativa da tecnologia, somadas ao surgimento de ferramentas, plataformas, serviços e sistemas de negociação online, facilitaram muito a vida das pessoas que buscavam formas de melhorar a gestão dos seus investimentos. 

O Home Broker é um sistema que permite aos investidores negociarem suas ações e outros ativos financeiros utilizando apenas um dispositivo conectado à internet. Em razão da sua utilidade e importância na rotina dos investidores, desenvolvemos este conteúdo especial sobre o tema.

Além de entender melhor o que é, você vai descobrir o motivo dele ser importante, as vantagens de utilizá-lo, bem como dicas de como realizar as operações de compra e venda pelo sistema. Acompanhe e entenda!

O que é o Home Broker?

Como vimos, é um sistema que os investidores podem negociar ativos financeiros e ações usando a internet. Na prática, o interessado consegue se conectar à sua corretora e ao ambiente da bolsa de valores, e fazer as operações do seu interesse.

Antes do Home Broker existir, o investidor interessado em comprar ou vender suas ações e ativos financeiros tinha, obrigatoriamente, que ligar para a mesa de operações da corretora e solicitar a realização da operação. 

Hoje, com as facilidades trazidas pela tecnologia, esse processo se tornou automatizado, trazendo mais agilidade aos processos.

Para que você entenda melhor, esse processo é muito parecido com o sistema de internet banking, disponibilizado pelas instituições bancárias tradicionais. A diferença é que no Home Broker o usuário acessa o mercado de ações.

Com pouco mais de vinte anos de existência, o sistema Home Broker é oferecido por praticamente todas as casas de investimento do mercado.

Ele pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto por jurídicas, sendo mais utilizado por investidores físicos. Imagine que hoje há mais de um milhão de indivíduos que investem,  ou seja, pessoas físicas com cadastro autorizado para operação na B3.

É importante destacar que, além das ações, o sistema de Home Broker permite, de uma forma geral, operar com outros ativos como os contratos futuros, as opções, títulos públicos, debêntures e ativos de renda fixa. Cada plataforma tem suas regras e particularidades, por isso é importante verificar quais são as características que você pretende utilizar.

Por que ele é importante no mercado de investimentos?

Além de democratizar o acesso às oportunidades dentro do mercado de investimentos, o Home Broker facilita o dia a dia do investidor, trazendo mais liberdade nas escolhas financeiras e na operacionalização dos seus negócios.

Assim, a tecnologia desempenha um papel fundamental em diversos setores da nossa vida, seja para se locomover dentro da cidade, pedir o almoço em um restaurante, realizar reuniões de trabalho e até mesmo fazer transações monetárias internacionais, o que é  ainda mais fácil se escolher a plataforma certa

Por isso, soluções como o Home Broker representam uma parte do processo de transformação tecnológica que estamos vivendo nos últimos anos e que tem transformado totalmente a nossa rotina. Cada vez mais dinâmica, rápida e focada na agilidade.

Quais são as vantagens de utilizá-lo?

Entre as principais vantagens do Home Broker e da tecnologia no dia a dia dos investidores, merecem destaque:

  1. Segurança das operações;
  2. Autonomia para o investidor;
  3. Redução da intermediação;
  4. Mobilidade ao investidor, que pode operar de qualquer lugar do mundo;
  5. Possibilidade de usar ferramentas extras para controlar as operações financeiras.

Como comprar e vender ações pelo Home Broker?

Quer entender como funciona o procedimento de compra e venda de ações e ativos financeiros por esse sistema? A seguir, separamos os principais passos para quem deseja começar a utilizar a plataforma. Confira!

Abra uma conta em uma corretora de valores

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Sem o cadastro junto a uma corretora, você não conseguirá nem operar no Home Broker, tampouco negociar na B3.

Na prática, a corretora é responsável por executar no pregão, as ordens de compra e venda que são dadas pelo investidor. Ou seja, mesmo quando você dispara a ordem pelo Home Broker, de forma eletrônica, a corretora é a responsável por executar o seu pedido.

Entenda as funcionalidades 

Depois de fazer o seu cadastro em uma corretora, o passo seguinte é entender quais são as funcionalidades disponíveis. Lembre que comentamos que elas mudam de uma corretora para outra?

Existe um padrão de funcionalidades básico, contudo, algumas ferramentas variam. No geral, todos permitem observar os preços das ações em tempo real.

Geralmente, o Home Broker também permite acompanhar as ordens de compra e venda que são dadas pelo investidor, que poderá verificar se elas foram executadas.

Comece a usar

Depois de navegar pelo Home Broker e entender como ele funciona, você já está apto a utilizá-lo. Lembre-se que, antes de realizar compra e venda de ações é importante pesquisar o comportamento da economia e do mercado. Além disso, deve desenvolver sua inteligência financeira e se manter atualizado acerca das melhores oportunidades de investimentos.

Conheça as soluções da Remessa Online

A Remessa Online é a primeira plataforma brasileira de transferências internacionais de qualquer natureza que opera totalmente online.

Dessa forma, o cliente pode enviar e receber dinheiro do exterior de forma simples, com menos burocracia e a um custo muito mais baixo do que aquele praticado pelas instituições bancárias tradicionais. 

Atendendo de pessoas físicas à jurídicas, a Remessa Online oferece diferentes tipos de cadastros, alinhados ao perfil e necessidade individual dos seus usuários.

Trata-se de uma excelente opção para quem busca segurança, praticidade e suporte tecnológico em suas operações financeiras internacionais. Se você está começando a usar o Home Broker ou já faz uso de tecnologia financeira, deve aproveitar para conhecer melhor os serviços oferecidos pela Remessa.

Gostou desse post sobre Home Broker? Então, aproveite para se cadastrar na plataforma da Remessa Online e comece uma nova revolução na sua forma de enviar e receber dinheiro do exterior.

Resumindo

O que é o Home Broker?

O  Home Broker é um sistema por meio do qual os investidores podem negociar ativos financeiros e ações usando a internet. Na prática, o interessado consegue se conectar à sua corretora e ao ambiente da bolsa de valores para fazer as operações de seu interesse.


Quais são as vantagens de utilizá-lo?

Segurança das operações;
Autonomia para o investidor;
Redução da intermediação;
Mobilidade ao investidor, que pode operar de qualquer lugar do mundo;
Possibilidade de usar ferramentas extras para controlar as operações financeiras.

Por que usar os serviços da Remessa Online?

A Remessa Online é a primeira plataforma  brasileira de transferências internacionais de qualquer natureza que opera totalmente online.
Dessa forma, o cliente pode enviar e receber dinheiro do exterior de forma simples, com menos burocracia e a um custo muito mais baixo do que o praticado pelas instituições bancárias tradicionais. 
Atendendo de pessoas físicas à jurídicas, a Remessa Online oferece diferentes tipos de cadastros, alinhados ao perfil e necessidade individual dos seus usuários.

Assuntos relacionados