Imposto de Renda: como obter o comprovante de rendimentos

por Andrea Cortes
3 minutos de leitura
imposto de renda

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2021, tem até  as 23h59 do dia 30 de abril para preencher a declaração. Para isso, os contribuintes devem apresentar uma série de documentos para a Receita Federal como os comprovantes de rendimentos que informam os valores recebidos em 2020. 

Acompanhe o artigo para entender o que é e como obter o seu comprovante de rendimentos. E também saiba quais as fontes de renda podem ser informadas na declaração. 

O que é Comprovante de Rendimentos?

Para quem ainda não sabe, o comprovante de rendimentos, também chamado de informe de rendimentos, nada mais é do que um documento no qual informa-se os valores recebidos no intervalo de um ano por uma pessoa física. Desse modo, o comprovante de rendimento de 2020 deve conter a sua receita no período do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2020.

O documento é  obrigatório para fazer a declaração de Imposto de Renda e se assemelha a um comprovante de renda, resumindo seus ganhos em um determinado período. Ele pode ser exigido em solicitações de empréstimos, financiamentos de imóveis e como objeto de análise para o aumento do limite de crédito por muitos bancos. 

Portanto, o Comprovante de Rendimento é uma prova para a Receita Federal da remuneração de uma pessoa. 

Devido à sua importância, lembre-se sempre que toda e qualquer informação a ser passada durante a sua declaração deve ser dada como correta e válida porque dados incompletos ou falsos podem ser sujeitos a aplicação de multas e restrições para quem cai na chamada “malha fina”.

comprovante de rendimentos do imposto de renda 5 - Imposto de Renda: como obter o comprovante de rendimentos
O comprovante de rendimentos do Imposto de Renda pode ser solicitado após o envio da declaração.

Como obter o seu Comprovante de Rendimentos?

Por lei, a pessoa física que pagar rendimentos com a retenção do Imposto de Renda deve fornecer o comprovante de rendimentos ao fazer a declaração do IR, mesmo que esse pagamento tenha sido realizado apenas por um único mês. Ou seja, na maioria das vezes, aquele que paga à outra pessoa envia automaticamente o comprovante para o contribuinte.

Embora seja obrigação da empresa fornecer esse informe de rendimentos, uma alternativa prática é obter o documento através da internet porque o comprovante impresso e o digital possuem a mesma validade. 

Para agilizar a sua declaração de Imposto de Renda, tenha em mãos os comprovantes de renda de todas as instituições e empresas das quais você recebeu alguma renda.

Governo prorroga prazo para envio da DASN e DEFIS.

Onde conseguir o comprovante de Rendimentos

Dessa forma, as instituições que fornecem o Comprovante de Rendimentos são:

  • Instituições Financeiras;
  • INSS;
  • Gestoras, corretoras e bancos;
  • Pessoa física.

Se você precisa do documento emitido pelo INSS, pode obter o seu comprovante através do agendamento pelo portal “Meu INSS” ou pelo telefone 135. Em tempos de pandemia, outra possibilidade é obter um extrato dos rendimentos pela internet. Basta acessar o mesmo portal, “Meu INSS”  e adquirir o comprovante digital.

Já se você precisa do comprovante emitido pelo seu banco, deve entrar em contato via aplicativo, internet banking ou ir até sua agência. Você também deve ficar atento ao seu e-mail porque algumas instituições fazem o envio do comprovante para a sua caixa de entrada.

Prazo para receber o comprovante de rendimentos

O prazo para o envio do comprovante de rendimentos é sempre antes do início do prazo para o contribuinte fazer sua declaração de Imposto de Renda. Assim, ele tem tempo suficiente para organizar seus documentos e preencher a declaração.

Em 2021 esse prazo acabou no dia 26 de fevereiro. Portanto, se você não recebeu o comprovante, entre em contato imediatamente com as instituições que precisam enviar o documento para você.

Quais fontes de renda informar na declaração

Ninguém quer sofrer penalidades e pagar multas, não é mesmo? Por isso, quem quer evitar aquela dor de cabeça deve apresentar todos os documentos corretamente. 

Confira todas as fontes de renda que você deve informar ao realizar a sua declaração do IR de 2021:

Conclusão

Se você precisa declarar o IR em 2021, não deixe de reunir os seus documentos e dedicar um tempo para esse processo. É importante lembrar que quem não faz a declaração na data correta, terá que pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R $165,74 e o valor máximo a ser pago como penalidade é de 20% do imposto devido. 

Para mais informações, veja neste artigo as regras do IR 2021 para quem recebeu Auxílio Emergencial

Assuntos relacionados