Libra Esterlina: Reino Unido sofre impacto econômico da crise

por André Galhardo
3 minutos de leitura
Libra estrlina desvaloriza ante real nessa semana

O Reino Unido passa por grandes dificuldades. A exemplo dos EUA, a ilha tardou em tomar decisões acerca do isolamento social. O governo estima um total de 50 mil mortos se o isolamento social não for cumprido. Segundo o governo britânico, trata-se da estimativa no pior cenário. O cenário atual implica em um total de 20 mil óbitos. 

Do ponto de vista econômico, além dos auxílios já divulgados na últimas semanas e que podem atingir £ 330 bilhões, os dados divulgados recentemente mostraram um recorde histórico das vendas no varejo (especialmente supermercados), decorrente da pandemia. 

E de modo similar ao registrado pela Zona do Euro, o PMI Composto, que mensura a atividade econômica a partir das compras das empresas, caiu de 53 pontos em fevereiro para 36 pontos em março. Desse modo, segundo a métrica do PMI, o Reino Unido deu o primeiro passo rumo a recessão.

Nesse contexto, a libra esterlina abriu o pregão de segunda-feira (30/3) cotada a R$ 6,3424 e registrou, na abertura do pregão de sexta-feira (2/4), a cotação de R$ 6,5135, uma desvalorização do real em relação a moeda britânica de 2,7%. A moeda britânica, por sua vez, perdeu valor em relação ao dólar, depreciando 0,35%.

Leia também as análises da semana para o dólar e o euro.

Assuntos relacionados