O mundo está repleto de lugares verdadeiramente únicos, que vão desde impressionantes criações arquitetônicas com histórias fascinantes até paisagens naturais de tirar o fôlego.
Entre a infinidade de destinos possíveis, explorar as Maravilhas do Mundo Moderno e Antigo oferece uma aventura verdadeiramente enriquecedora. As modernas estão distribuídas pelos seis continentes, enquanto as antigas, embora muitas já não existam, deixaram uma marca indiscutível nos locais onde um dia estiveram presentes.
Neste artigo, mergulharemos no conhecimento das Maravilhas do Mundo, suas localizações e detalhes que compõem essas extraordinárias maravilhas que merecem ser descobertas. Desfrute dessa jornada de leitura!
Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Antigo?
As sete Maravilhas do Mundo Antigo são: a Grande Pirâmide de Gizé, o Mausoléu de Halicarnasso, o Templo de Ártemis, a Estátua de Zeus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria e os Jardins Suspensos da Babilônia.
As sete Maravilhas do Mundo Antigo representam, assim, um conjunto de monumentos que nos conta muito sobre a história e os modos de vida dos povos antigos, sua arquitetura, cultura, crenças e mais.
Atualmente, podemos visitar apenas uma delas, a Grande Pirâmide de Gizé. As demais não existem mais e foram destruídas, onde muitas delas sobreviveram apenas por poucos anos.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo
1. A Grande Pirâmide de Gizé
A Grande Pirâmide de Gizé é provavelmente a mais conhecida das sete Maravilhas do Mundo. Além de ser realmente magnífica, ela merece seu título: é o único monumento do grupo sobrevivente, e segue imperiosa e forte, mesmo tendo sido construída por volta de 2.500 a.C.
Localizada no norte do Egito, a 18 quilômetros da capital Cairo, ela é, na verdade, uma tumba construída para guardar os restos mortais do faraó Quéops. Por muitos anos, ela foi considerada a estrutura mais alta do mundo já erguida pelo homem, visto que sua altura original era de 146,5 metros.
Devido à ação do tempo, sua camada externa sofreu erosão, o que fez com que ela perdesse um pouco de altura. Hoje ela tem 140 metros de altura. Mesmo com essa perda, é impossível não considerá-la um dos monumentos mais imponentes do mundo, e ela também não perdeu sua popularidade, afinal, é um dos pontos turísticos mais visitados do planeta.
2. Mausoléu de Halicarnasso
O Mausoléu de Halicarnasso é uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo com uma história interessante. Em primeiro lugar, Halicarnasso foi uma cidade construída por um poderoso governante do Império Persa, Mausolo, que queria um lugar luxuoso e impressionante para morar com sua esposa.
Ele escolheu essa região (que hoje fica na costa oeste da Turquia) e ostentou todo seu poder e riquezas para ornamentá-la. Após sua morte, em 353 a.C., sua esposa se dedicou a construir um túmulo tão extravagante como, feito de mármore no alto de uma colina, com vista para a cidade e o mar, projetada por arquitetos gregos.
Infelizmente, a construção não resistiu a terremotos e outros eventos ao longo do tempo. Hoje, restam ruínas que podem ser visitadas pelos turistas na cidade de Bodrum.
3. Estátua de Zeus
A Estátua de Zeus, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, foi esculpida em torno de 435 a.C. em Olímpia, na Grécia, para fazer parte do Templo de Zeus e homenagear o deus grego. Com quase 12 metros de altura, ela quase não cabia no templo e era muito luxuosa.
Diz-se que ela era tão incrível que pessoas, na época, viajavam quilômetros até a cidade somente para vê-la. Infelizmente, ela não resistiu ao tempo e não se sabe a causa de sua destruição, se foi um incêndio ou um ataque ao templo.
4. Jardins Suspensos da Babilônia
Os Jardins Suspensos da Babilônia estão presentes em muitos escritos antigos. Em diversos textos, tanto nos gregos como nos romanos, existe uma descrição detalhada dessa Maravilha do Mundo Antigo. Contudo, não existem, de fato, evidências de que esse local tenha existido. Pouco se sabe de sua existência, que muito se deve à imaginação literária.
Caso tenha existido, os jardins eram uma verdadeira obra de arte da engenharia, considerando ser uma vegetação exuberante e opulenta no meio do deserto. Sua localização é onde hoje é o Iraque.
Os Jardins Suspensos da Babilônia teriam sido supostamente instalados em terraços erguidos, com uma vegetação impressionante, que era irrigada graças a um engenhoso sistema de tubulações e bombas.
5. Farol de Alexandria
O Farol de Alexandria foi construído a mando de Ptolomeu 2º, como uma solução para movimentar o próspero porto na cidade de Alexandria, no Egito. Devido à natureza rochosa da costa, era difícil navegar pelo local, o que dificultava o acesso. Por esse motivo, o farol foi arquitetado e se tornou uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Em seu topo, havia uma grande fogueira que o tornava visível a quilômetros de distância.
O farol era uma estrutura enorme, com quase 140 metros de altura, ou seja, a segunda maior estrutura erguida pelo homem na antiguidade depois da Grande Pirâmide de Gizé. Seu design foi tão inovador que ele se tornou o modelo base para todos os outros que vieram depois. Após terremotos, o Farol de Alexandria desabou definitivamente no século 15.
6. Templo de Ártemis
O Templo de Ártemis se tornou uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo pela beleza e grandiosidade, sendo uma construção gigante e com dezenas de esculturas, colunas e estátuas.
O templo ficava em Éfeso, onde hoje é a Turquia. Contudo, sua existência foi ameaçada diversas vezes. Ele foi destruído por incêndios, enchentes, invasões e outros acontecimentos. Os fragmentos restantes dessa maravilha estão no Museu Britânico, em Londres.
7. Colosso de Rodes
O Colosso de Rodes está na lista das Maravilhas do Mundo Antigo que menos resistiu ao tempo, ficando em pé por apenas 60 anos. Trata-se de uma linda estátua construída em homenagem ao deus-titã grego Hélios, e que também servia como uma “porta de entrada” para a ilha de Rodes.
Quem se aproximava do porto da cidade, podia ver a grande estátua de mais de 30 metros de altura, de pernas abertas, permitindo que se navegassem por baixo dele. No entanto, a estrutura não resistiu a um terremoto em 226 a.C.
Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno?
As sete Maravilhas do Mundo Moderno são o Cristo Redentor, no Brasil, Machu Picchu, no Peru, a cidade arqueológica de Chichén Itzá, no México, o Coliseu, na Itália, as Ruínas de Petra, na Jordânia, o Taj Mahal, na Índia e a Grande Muralha da China.
1. Cristo Redentor, Brasil
Uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor foi construído em 1931, e é cartão postal da cidade do Rio de Janeiro. Além de ser uma imagem marcante do Rio e do Brasil, o Cristo é um ponto que atrai diversos turistas para fazer o passeio no bairro do Cosme Velho e subir até lá para conferi-lo de perto.
Ele tem quase 40 metros de altura e é a terceira maior estátua do mundo. Foi projetado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, em colaboração com escultores e engenheiros franceses.
2. Machu Picchu, Peru
O sítio arqueológico localizado na cidade de Cusco, no Peru, é conhecida como uma cidade perdida da civilização Inca, localizada no topo da Cordilheira dos Andes. As ruínas dessa cidade, que se estendem por mais ou menos 33 mil hectares, viraram um símbolo do Império Inca e Santuário Histórico, além de uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
A chegada dos espanhóis na América, no século XVI, fez com que a cidade fosse abandonada, devido à dissolução do Império Inca. Contudo, no início do século XX, as ruínas foram redescobertas por arqueólogos, e hoje o complexo é patrimônio histórico da Unesco.
3. Chichén Itzá, México
Chichén Itzá é outro sítio arqueológico, símbolo da civilização Maia, que está na lista das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Ela era considerada a capital desse povo entre 250 d.C. e 900 d.C. Fica na cidade de Tinun, em Yucatán, no México, marcada pelas incríveis pirâmides, com destaque para a Pirâmide de Kukulkan, e pela estrutura impressionante que inclui templos e praças. Também é um patrimônio histórico da humanidade.
4. Coliseu, Itália
O Coliseu é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno mais famosas, sendo uma das maiores construções do Império Romano. As obras iniciaram durante o governo de Vespasiano, em 70 d.C., e finalizadas depois, quando seu filho Tito estava no poder.
Sua função, na época, era ser palco para batalhas horrendas envolvendo gladiadores e animais. Estima-se que milhares de animais e homens tenham morrido apenas durante seu período de inauguração. Suas atividades foram finalizadas em 523 d.C, mas suas ruínas ainda são um dos pontos turísticos mais visitados no mundo e da cidade de Roma.
5. Ruínas de Petra, Jordânia
As Ruínas de Petra são um conjunto arqueológico de construções arquitetônicas esculpidas na rocha e uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Elas são conhecidas como Cidade Rosa, por conta da coloração das pedras, e ficam no sul da Jordânia, na região do Mar Morto, no Oriente Médio.
Petra foi um importante polo comercial durante o Império Romano e Bizantino, sendo posteriormente devastada por terremotos. Apesar do tempo, as ruínas se mantêm e oferecem uma experiência incrível aos visitantes. Ela também é patrimônio histórico da Unesco.
6. Taj Mahal, Índia
O que parece um lindo castelo é, na verdade, um mausoléu que abriga os restos mortais de Mumtaz Mahal. O Taj Mahal é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno que encanta não somente pela beleza, mas também pela história de amor por trás dele.
A história diz que o imperador Shah Jahan, arrasado pela morte da sua esposa Mumtaz, mandou construir esse magnífico e incomparável mausoléu na cidade de Agra. Construído todo em mármore branco e repleto de pedras preciosas, o Taj Mahal foi erguido entre 1630 e 1652 e é um símbolo marcante da Índia.
7. Grande Muralha da China
A Grande Muralha da China foi construída como forma de barreira e proteção do império chinês a mando do imperador Qin Shihuang, da dinastia Qin. A última das 7 Maravilhas do Mundo Moderno começou em 220 a.C. e demandou mais de um milhão de trabalhadores para que fosse cumprida.
Essa magnífica construção tem mais de 20 mil quilômetros de comprimento e atravessa diversas províncias e regiões na China. Um dos trechos mais visitados é o de Badaling, uma vez que ele fica próximo à capital Pequim, que recebe os turistas.
Como foram eleitas as 7 Maravilhas do Mundo Antigo?
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo foram escolhidas a partir dos monumentos arquitetônicos e artísticos erguidos na Antiguidade Clássica. Eles foram selecionados no período da conquista grega, na qual viajantes helenísticos transitavam nas terras egípcias, babilônicas e persas. O poeta grego Antípatro de Sídon é geralmente atribuído como o responsável por iniciar a lista, selecionando construções e estátuas com base em sua opinião.
Durante suas jornadas nessas regiões, os viajantes gregos registravam as belezas e obras impressionantes que encontravam. Esse registro culminou na criação da lista das sete Maravilhas do Mundo Antigo, uma homenagem às estruturas notáveis da época.
Como foram eleitas as 7 Maravilhas do Mundo Moderno?
As sete Maravilhas do Mundo Moderno foram selecionadas em 2011 por meio de uma votação aberta ao público idealizada pela organização New Open World Corporation. A empresa começou a campanha em 2005, com uma lista de 200 construções que depois foi refinada a 21, por meio da avaliação de um grupo de curadores e arquitetos. Depois, seguiu para o voto público.
Os critérios de seleção consideravam a beleza, valor histórico, complexidade e relevância cultural e arquitetônica. A campanha recebeu mais de 100 milhões de votos. As sete Maravilhas do Mundo Moderno foram selecionadas e anunciadas no ano de 2011 em Lisboa, Portugal.
O que aconteceu com as 7 Maravilhas do Mundo Antigo?
A Grande Pirâmide de Gizé é a única das sete Maravilhas do Mundo Antigo que resistiu ao tempo. As demais foram destruídas por várias razões, muitas delas sendo a ação do tempo, terremotos, incêndios, ataques e conflitos.
Com exceção da pirâmide egípcia, as sete Maravilhas do Mundo Antigo tiveram uma existência curta. Além disso, vale notar que existem dúvidas se os Jardins Suspensos da Babilônia existiram de fato.
As sete Maravilhas do Mundo Antigo e Moderno são importantes marcas da criatividade humana e o que diferentes povos conseguiram construir. Vale a pena visitá-los e conhecer mais sobre sua história e legado que deixaram para a humanidade.
Se você gostou do conteúdo, siga a Remessa Online nas redes sociais — Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube — para acompanhar nossas postagens por lá!
Resumindo
As sete Maravilhas do Mundo Antigo são: a Grande Pirâmide de Gizé, o Mausoléu de Halicarnasso, o Templo de Ártemis, a Estátua de Zeus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria e os Jardins Suspensos da Babilônia.
As sete Maravilhas do Mundo Moderno são o Cristo Redentor, no Brasil, Machu Picchu, no Peru, a cidade arqueológica de Chichén Itzá, no México, o Coliseu, na Itália, as Ruínas de Petra, na Jordânia, o Taj Mahal, na Índia e a Grande Muralha da China.