Você sabe como funciona o pagamento do YouTube para youtubers? Ganhar dinheiro produzindo conteúdo em formato de vídeos pode ser um bom negócio se você souber criar um canal ativo, dinâmico e que desperte o interesse do seu público.
Portanto, vale a pena aprender mais sobre o tema, conferindo as possibilidades de monetização do YouTube e as melhores práticas para conseguir obter renda com os seus conteúdos.
Quer saber mais? Acompanhe o artigo abaixo para entender como é feito o pagamento dos vídeos do YouTube.
Quando o YouTube começou a monetizar?
A plataforma YouTube foi criada em fevereiro de 2005, quando Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim registraram o domínio de acesso. Em 2006, o site já se destacou e chamou a atenção da Google — na época, a gigante da tecnologia tentava entrar nesse mercado e tinha um sistema bastante inferior, o Google Vídeos.
Com isso, os criadores aceitaram vender o YouTube para a Google. Porém, vale destacar que somente em 2007 a plataforma chegou ao Brasil com a devida tradução. Foi nessa época que a plataforma também começou a gerar receitas, permitindo aos colaboradores ganhar dinheiro com os conteúdos.
Nessa época, foi criado o primeiro programa de parcerias da plataforma — o Content ID. Ele pagava pelos direitos autorais e pelos anúncios que eram veiculados no vídeo. Porém, como o site passa por evoluções constantes, já foram desenvolvidas outras maneiras de monetizar o YouTube.
São 7 diferentes possibilidades para obter renda a partir do seu canal. Mas antes de conhecê-las, vale a pena entender melhor sobre o pagamento do YouTube para youtubers e outros detalhes dessa plataforma, conforme você aprenderá nos próximos tópicos.
Como funciona o pagamento do YouTube para youtubers?
O pagamento do YouTube para youtubers é feito pelo Google AdSense e é preciso acumular pelo menos USD 100 (dólares americanos). O youtuber deve alcançar um número mínimo de seguidores e exibição dos vídeos. A cada mil visualizações, o criador de conteúdo digital dono do canal recebe um valor correspondente em dólar.
Quando o YouTube faz o pagamento?
Mesmo sendo uma plataforma gratuita, é possível que os criadores dos vídeos de grande relevância sejam remunerados com base no que se assiste ou se publica em seus canais. Para ter direito ao pagamento do YouTube para youtubers, o dono do canal deve primeiro alcançar:
- 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses;
- no mínimo mil inscritos.
Também é preciso estar em um país que permita a monetização, como o Brasil, e ter uma conta do Google AdSense. Só então, o produtor de conteúdo pode se cadastrar de forma gratuita no YouTube Partner Program para buscar diferentes oportunidades de monetização.
Vale destacar que os criadores de conteúdo também recebem suporte do YouTube via e-mail e chat para auxiliar na jornada, além do acesso ao Creator Academy. Ainda, eles ganham acesso ao Copyright Match Tool, que ajuda com a proteção do conteúdo em relação aos direitos autorais.
Quanto o YouTube paga?
Não existe um valor único e pré-determinado que o YouTube ADS paga para youtubers. Os ganhos dependem de uma série de fatores — como se o pagamento será por visualização ou anúncios.
Além disso, há outras maneiras de ganhar dinheiro com a plataforma, o que também traz impactos no pagamento que será feito.
Como é a forma de pagamento pelas visualizações no YouTube?
Os valores são recebidos conforme a visualização e cliques nos anúncios veiculados e tempo que a publicidade é assistida.
Há uma regra em que, a cada mil visualizações, o dono do canal recebe um valor que corresponde a US$ 0,60 e US$ 5,00 pagos em dólar. Porém, os valores podem variar com o tempo, conforme as políticas estabelecidas pela plataforma.
Como funciona o canal do YouTube: maneiras de ganhar dinheiro
Há diversas maneiras de monetizar no YouTube e o trabalho vale a pena quando planejado corretamente. Mas não se esqueça da relevância e do vínculo de credibilidade. Para ajudar, confira os meios mais utilizados!
Receita de publicidade
Em uma das formas mais populares e rentáveis de monetização do YouTube, você recebe dinheiro pelos anúncios gráficos exibidos na página do canal que sobressaem ao vídeo, antes ou durante o tempo de exibição.
Requisitos:
- ter pelo menos 18 anos ou um responsável legal acima dessa faixa etária para gerenciar seus pagamentos por meio do Google AdSense;
- criar vídeos que atendam às diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.
Portanto, também é interessante aprender mais sobre o funcionamento do Google AdSense para não ter problemas e imprevistos ao utilizar a ferramenta.
Vale destacar que você precisa ativar os anúncios para que eles sejam veiculados em seus vídeos. Isso pode ser feito em um conteúdo específico ou para todos os disponíveis no seu canal.
Ademais, o YouTube faz uma verificação do vídeo para determinar se ele atende às diretrizes da plataforma antes de vincular anúncios. Logo, é essencial estudar as políticas específicas para aumentar as chances de ter o pedido aprovado.
Clubes dos canais
Quando os seguidores se inscrevem em um canal e pagam por uma espécie de mensalidade, o intuito é receber em troca de benefícios exclusivos da empresa, similar a um patrocínio. É possível criar emojis, selos e outros benefícios exclusivos.
Para solicitar a participação, você precisará cumprir os seguintes requisitos:
- ter pelo menos 18 anos;
- contar com mais de mil inscritos;
- não ser marcado como “conteúdo para crianças”.
Você pode criar diferentes planos de assinaturas, considerando diferentes níveis de benefícios que serão concedidos. Porém, é essencial avaliar as condições ofertadas por outros produtores e as características do seu público-alvo para criar vantagens atrativas.
Estante de produtos do canal
Se a sua empresa tem produtos que deseja oferecer aos seguidores, essa é uma modalidade interessante. Isso porque, como parceiro do YouTube, é possível fazer links (aprovados) para a página onde os produtos estão divulgados — a estante leva ao ambiente de compras.
Para utilizar o recurso, você deve ter:
- a monetização aprovada no canal;
- pelo menos 18 anos;
- mais de 10 mil inscritos (exceto se for um “canal oficial do artista” para músicas).
Além disso, o canal não deve ter a definição de “conteúdo para crianças”, nem um volume elevado de vídeos para esse público.
A vantagem é que é possível editar a estante, ajustando a ordem de exibição, e utilizar estratégias variadas, como fixação de um item em transmissões ao vivo ou uso da guia “Loja” no próprio canal.
Super chat e super stickers
No YouTube, é possível fazer transmissões ao vivo, ou seja, bate-papos interativos e muitos seguidores pagam para ter suas mensagens divulgadas como destaque.
O tempo de exposição depende do valor investido, sendo que há procedimentos, normas e moderação para permitir a veiculação.
Veja quais são os critérios para aderir ao programa:
- ter pelo menos 18 anos;
- ser residente em um país/região onde o Super Chat está disponível.
Vale destacar que as ferramentas não ficam disponíveis em vídeos privados, não listados ou com restrições de idade no seu canal. Para vídeos individuais, eles também não são válidos em conteúdos para crianças.
Receita do YouTube Premium
A cada seguidor usuário do YouTube Premium que assistir ao seu vídeo você receberá uma parte da assinatura. Quanto mais relevante o conteúdo, maiores as chances de audiência de um público assinante, o que aumenta exponencialmente suas oportunidades de receita.
Para os usuários, a vantagem é a possibilidade de assistir vídeos sem anúncios e fazer download nos dispositivos móveis para assistir quando estão off-line. Vale destacar que a assinatura é paga ao YouTube, que distribuirá uma parte dos ganhos.
Nesse caso, o montante é determinado com base no volume de conteúdo que cada assinante assistiu em seu canal. Logo, é fundamental investir para conseguir deixar os seus vídeos mais atrativos, fazendo com que assinantes Premium consumam os conteúdos do canal.
Recompensas do YouTube Shorts
Outra possibilidade para receber recompensas é por meio do fundo criado pela própria plataforma — o YouTube Shorts. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de distribuir US$ 100 milhões para os criadores de conteúdo, com foco em vídeos curtos originais.
Assim, a empresa traz mais uma alternativa para recompensar a dedicação dos youtubers. Para ser elegível ao recebimento do bônus, é preciso cumprir uma série de requisitos. Eles são avaliados mês a mês para notificar os criadores beneficiados. Veja só:
- é preciso ter enviado pelo menos um Short qualificado nos últimos 180 dias;
- o canal não pode ter marcas d’água ou logotipo de plataformas de mídia de outras empresas em seus vídeos;
- o canal não deve ter conteúdos não originais ou vídeos reenviados de outros canais;
- é preciso ter mais de 18 anos no Brasil.
O valor do bônus também é definido conforme o desempenho dos vídeos curtos do canal no mês anterior à bonificação. Ademais, as métricas utilizadas para avaliar os vídeos podem variar em cada período de análise.
Quanto tempo demora para receber dinheiro do YouTube?
É importante lembrar que ao criar um canal, o pagamento do YouTube para youtubers não é imediato. Primeiramente, é preciso que o canal cresça para que atenda aos requisitos listados acima. Na maior parte deles, é necessário ter um número mínimo de visualizações e inscritos.
Após cumprir os critérios e fazer a inscrição no programa de parceiros, acumulam-se os ganhos em um mês e os youtubers recebem o dinheiro no mês seguinte.
Dicas para monetizar o YouTube com um canal ativo e rentável
Se você deseja criar um canal ativo para estimular a audiência e ter direito a uma monetização interessante, siga as nossas dicas de criação de conteúdos atrativos e relevantes!
Crie conteúdos para núcleos familiares, sobretudo crianças
Se o seu objetivo é aumentar as visualizações, pode considerar os conteúdos family friendly, especialmente para crianças. Atualmente, elas representam uma grande parcela do público, então os vídeos alinhados à faixa etária podem ser atrativos.
Porém, confira se a estratégia de monetização desejada permite os conteúdos infantis. Caso contrário, repense o direcionamento, sempre atendendo às diretrizes do YouTube e com vídeos que ainda possam se adequar às famílias sem crianças.
Além disso, quando há restrições de idade por meio de classificação etária, as possibilidades de monetização podem ser reduzidas. Isso porque diversos anunciantes preferem veicular as propagandas em conteúdos que não abordem temas sensíveis que exigem a limitação.
Estabeleça uma regularidade para as publicações
O público anseia por novidades, então é necessário estabelecer uma frequência de publicação. Aqui, a ideia é garantir conteúdos relevantes com regularidade para manter o público fiel, além de permitir que eles saibam quando esperar uma nova publicação.
Quando não há uma frequência estabelecida, é possível que os usuários deixem de acompanhar o canal e percam novas publicações no futuro por não estarem mais engajados. Então faça um planejamento completo e determine datas para realizar novas postagens.
Use thumbnails atrativas e envolventes
As thumbnails ilustram o vídeo antes da exibição, funcionando como um cartão de visita. Então trabalhe a imagem, demonstrando o que o usuário assistirá e chamando a atenção para despertar a curiosidade e o interesse no conteúdo.
Para auxiliar, é bastante comum incluir mensagens na thumbnail. Contudo, ela não deve ser extensa e o seu tamanho não deve ocupar mais de 20% da imagem. Lembre-se de que o objetivo é ser direto e objetivo.
Busque meios de fidelizar o público
Se você pesquisar dicas de negócio, provavelmente verá a indicação para fidelizar o público. Quando o objetivo é monetizar os vídeos, a dica também é válida. Portanto, pesquise formas de fidelizar os usuários, para que eles se inscrevam no canal e acompanhem todas as novidades.
É a partir dessa estratégia que você conseguirá, por exemplo, atrair assinaturas para o clube ou vender produtos. Uma dica relevante é fazer pesquisas constantes, tentando conhecer melhor os espectadores para manter um maior alinhamento dos conteúdos no YouTube.
Disponibilize conteúdo relevante e original
Para atrair a atenção e prender o usuário até o final do vídeo, ele precisa ser relevante e original. Apenas replicar ideias comuns da internet, por exemplo, costuma afastar os usuários. Utilizar temáticas e abordagens que não sejam do interesse do seu público também prejudica os resultados.
Portanto, mantenha o foco em criar vídeos que se alinhem ao que o seu público procura, além de fazer pesquisas aprofundadas para garantir a originalidade do tema e fazer com que eles assistam os conteúdos até o final.
Invista em regras de SEO específicas para YouTube
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ajudam a fazer com que um conteúdo apareça nos primeiros resultados em páginas de pesquisa. Logo, elas também podem ser aplicadas nos vídeos publicados em seu canal. Existem diversos fatores que devem ser observados, como:
- uso de palavra-chave;
- indicação de tags
- desenvolvimento de uma descrição otimizada;
- escolha de um título envolvente.
Utilize o Google Trends para monitorar as buscas de seguidores
Por fim, utilize a ferramenta Google Trends. Esse é um software que identifica as tendências de buscas dos usuários, gerando insights sobre quais assuntos podem ser abordados em novos vídeos.
Com essas dicas e boas aplicações dos recursos para criação de vídeos interativos, as possibilidades de lucros são grandes. Mas como você vai receber em dólar, será preciso escolher uma forma para receber a monetização gerada no YouTube.
Como é feito o pagamento dos vídeos do YouTube?
O Google, proprietário do YouTube, remunera mensalmente os produtores de conteúdo em dólar. O pagamento é feito pelo Google AdSense.
Descubra mais sobre o Google AdSense
Conforme Jack Herrick, Fundador e CEO do WikiHow:
Você só precisa inserir o código do AdSense no seu site, e ele começa a funcionar imediatamente.
Mas nem sempre é tão simples assim, no entanto você pode aprender mais e dominar essa excelente ferramenta em diversos conteúdos que a Remessa Online produziu sobre AdSense!
Quando o YouTube faz o pagamento?
O pagamento do YouTube para youtubers funciona da seguinte forma. Em um mês os ganhos são acumulados. Então, no mês seguinte, entre os dias 21 e 26, o pagamento é efetuado. Vale lembrar que os valores são registrados entre os dias 7 e 12 de cada mês.
Por exemplo: você acumula os ganhos do YouTube em novembro. Entre os dias 7 e 12 de dezembro eles serão registrados. Entre os dias 21 e 26 de dezembro, o pagamento será efetuado.
Como é a forma de pagamento no YouTube?
O pagamento do YouTube para youtubers é feito pelo Google AdSense e é preciso acumular pelo menos USD 100 (dólares americanos). Então, é necessário escolher uma forma de pagamento para receber o dinheiro.
Vale lembrar que o AdSense oferece várias opções para receber pagamento, mas, na prática, no Brasil só é possível receber de duas maneiras:
- cheque: leva de duas a quatro semanas para chegar ao endereço. Além disso, como ele é em dólares americanos, não são todos os bancos que aceitam;
- transferência eletrônica internacional: você pode receber diretamente em seu banco ou por plataformas como a Remessa Online.
Como mudar a forma de pagamento do YouTube?
Em linhas gerais, para alterar ou excluir uma forma de pagamento, você pode seguir o passo a passo abaixo:
- acesse a área de membros;
- clique em Gerenciar assinatura;
- clique em Editar ao lado da forma de pagamento atual;
- selecione outra forma de pagamento, ou clique em adicionar cartão de crédito ou débito;
- insira o número do seu cartão, se você tiver selecionado essa opção;
- clique em enviar.
Além disso, o youtuber também pode adicionar uma forma de pagamento alternativa para manter a assinatura ativa, mesmo que não seja possível fazer cobranças na forma de pagamento principal.
Qual a melhor forma para receber dinheiro do YouTube?
Para receber o dinheiro, será necessário realizar uma transação internacional de recebimento. Bancos tradicionais cobram elevadas tarifas pelo serviço. Por isso é importante procurar alternativas mais vantajosas.
A Remessa Online é uma plataforma de transferências internacionais com um dos custos mais baixos do mercado, além de ser credenciada pelo Banco Central, garantindo segurança para as suas transações. Sem contar que o dinheiro é creditado na conta em até 2 dias úteis após chegar ao Brasil.
Agora que você já sabe como funciona a monetização do YouTube e que é possível receber remessas de pagamentos efetivados em moeda estrangeira, acesse o site da Remessa Online e confira nossos serviços!
Resumindo
O valor de monetização do YouTube varia conforme a estratégia escolhida e o desempenho do canal.
É possível obter renda com o YouTube das seguintes formas:
– receita de publicidade;
– clubes dos canais;
– estante de produtos do canal;
– super chat;
– super stickers;
– receita do YouTube Premium;
– recompensas do YouTube Shorts.
O pagamento é feito via Google AdSense, com uma transação internacional de recebimento. Então vale a pena ter plataformas para auxiliar na conversão do valor para reais, enviando o montante para uma conta brasileira.