O market share é um indicador relevante que serve como um parâmetro para avaliar o valor e performance de um negócio no mercado!
O monitoramento de indicadores é uma atividade gerencial imprescindível para o sucesso de uma empresa, pois auxilia a avaliar cenários e direcionar decisões. Nesse sentido, o market share é uma das métricas mais importantes para um negócio.
Trata-se de um indicador para avaliar o comportamento e a participação de uma organização em determinado segmento da economia. Por isso, consiste em um aliado para analisar a competitividade e uma porcentagem do valor de mercado de uma marca.
Mas afinal, o que é o market share e como calcular esse importante indicador empresarial? Continue lendo este post e veja 3 formas para fazer o cálculo e como aumentar os níveis para otimizar seus resultados!
O que é o market share?
O market share é um indicador de performance considerado de extrema importância para gestão empresarial. Em outras palavras, é um cálculo que apresenta qual a porcentagem que a empresa tem no mercado e no total de vendas do seu segmento.
Dessa forma, avalia e representa qual a fatia que o negócio ocupa no mercado, e permite comparar com todos os concorrentes diretos. Por isso, é um indicador que contribui para ter uma visão apurada sobre a competitividade e participação no setor.
Nessa perspectiva, calcular o Market Share demonstra como está a penetração da marca e a força no setor e região que atua. Portanto, representa a relevância da empresa e está diretamente relacionado com o volume de vendas.
Qual a importância para uma empresa?
A análise de dados é crucial para a trajetória de uma empresa que deseja se destacar no ambiente cada vez mais competitivo. Trata-se de uma forma para analisar o desempenho, avaliar cenários e identificar pontos negativos e positivos.
Nesse sentido, o market share é um indicador valioso, pois oferece dados sobre como está a participação da empresa no mercado — fator que serve de parâmetro para a avaliação de pontos comerciais específicos, como a percepção dos clientes, volume de vendas e competitividade.
Sendo assim, monitorar as oscilações do market share é importante pelos seguintes motivos:
- identificação das fraquezas da empresa;
- facilidade para focar nas metas;
- aumento da base de clientes;
- identificação de oportunidades;
- análise de diferenciais competitivos;
- análise de campanhas e ações comerciais;
- facilidade para entender a pressão dos concorrentes.
Diante desse cenário, calcular e manter um histórico de análises periódicas do indicador contribui para ter informações precisas e conduzir uma gestão proativa. Um dos principais requisitos para aproveitar oportunidades e se destacar no mercado.
Como definir o market share dos negócios?
A definição do market share dos negócios é a fatia de mercado que uma empresa ocupa, o que pode variar muito. Sendo assim, para chegar a esse resultado é preciso considerar dados confiáveis sobre o segmento de mercado e sobre os concorrentes.
Embora muitas vezes seja algo difícil, utilizar informações precisas é o segredo para ter uma boa percepção sobre o desempenho da empresa. Em outras palavras, os dados referentes ao cenário comercial devem ser específicos da sua região e confiáveis.
Nesse contexto, para identificar o tamanho do mercado que a empresa ocupa é possível utilizar diferentes variáveis. Esse processo deve acontecer por meio de uma análise criteriosa, para ter um resultado realista e que contribua para as suas decisões.
Os seguintes critérios são extremamente úteis para identificar a fatia de mercado:
- público-alvo: está relacionado com a quantidade de pessoas ou empresas que se encaixam no perfil dos seus clientes;
- região: características locais e onde estão os potenciais clientes da empresa;
- segmentação do produto: número de vendas realizadas em cada região em que a empresa atua.
Com todas essas informações, será possível definir qual a fatia de mercado da empresa e, na sequência, calcular o market share. Os resultados serão valiosos para a gestão e planejamento empresarial, direcionando todas as estratégias para o crescimento.
Quais as 3 formas para calcular o market share?
Agora que você já sabe o que é e qual a importância do indicador para a gestão empresarial, é o momento de entender como é o cálculo. Para isso, existem algumas formas para calcular o market share de um negócio, que utilizam dados diferentes sobre a empresa e o mercado.
Em todas as alternativas para o cálculo, a fórmula é muito simples e exige poucos dados para obter os resultados. No entanto, é importante certificar que tudo esteja correto para garantir informações precisas e úteis para a gestão interna.
Veja a seguir, quais as principais formas para fazer o cálculo do market share!
1. Público-alvo
O cálculo pelo público-alvo, ou número de clientes, consiste na avaliação do número de clientes na base em relação aos concorrentes e potenciais consumidores. Nesse modo, é preciso utilizar dados estatísticos como os do IBGE, que apresenta os potenciais consumidores de determinados produtos.
Sendo assim, a fórmula é a seguinte:
- Número de clientes da empresa / consumidores potenciais x 100
O resultado será em porcentagem e vai determinar qual a participação da empresa no mercado no seu segmento. Também é possível realizar o cálculo para analisar os concorrentes, desde que tenha acesso aos dados da base de clientes.
2. Valor de mercado
Outra maneira para calcular o market share é por meio do valor de mercado da companhia em relação às empresas concorrentes. Para isso, é necessário saber qual o valor de cada empresa, que pode ser obtido em dados ou noticiário do segmento.
Para calcular, basta utilizar a seguinte fórmula:
- Valor de mercado / valor de mercado dos concorrentes x 100
A partir do resultado, você vai poder identificar a participação do negócio no mercado e ao mesmo tempo, comparar com as principais empresas do setor. Esse método é interessante por apresentar uma visão direta sobre o segmento e permite ter dados importantes.
3. Faturamento
Considerado o método mais comum para calcular o market share, o modelo com base no faturamento apresenta dados precisos. Consiste no cálculo que leva em conta as receitas da empresa em determinado período, dividida pela receita total do segmento no mesmo tempo de referência.
Em vista disso, a fórmula para o cálculo é a seguinte:
- Receita total gerada nas vendas / receita total do segmento x 100
Após o resultado, os gestores têm uma noção de qual a parcela que a empresa ocupa no mercado, se está compatível com as expectativas ou não. Uma das principais formas para calcular o market share, e como as receitas oscilam, é preciso calcular com uma periodicidade bem estabelecida.
Como aumentar o market share da sua empresa?
O market share é um indicador que demonstra como está a performance e a participação da empresa no mercado. Por isso, apresenta se a organização está seguindo uma trajetória promissora, ou se perdeu espaço para os principais concorrentes.
Nesse sentido, investir em estratégias para elevar os níveis do market share é imprescindível para qualquer negócio. Seja para melhorar o desempenho e evitar perder espaço no segmento, ou continuar seguindo um caminho de sucesso.
Saiba nos próximos tópicos, quais as melhores formas para aumentar o market share e potencializar seus resultados!
Crie campanhas de marketing
As estratégias de marketing são uma das principais formas para se conectar com o público-alvo e elevar as taxas de conversão. Sobretudo, é uma forma eficiente para captar mais clientes e melhorar os resultados nas vendas, fator essencial para o market share.
Sendo assim, conte com o apoio de especialistas e realize campanhas bem estruturadas, com base no perfil do cliente e mercado. Além disso, conte com boas estratégias de marketing digital, de conteúdo e não fique de fora das redes sociais.
Melhore a experiência do cliente
A experiência que os clientes têm com a sua marca, desde o primeiro contato até o pós-venda, é essencial para gerar fidelidade. Por isso, é indispensável oferecer um contato humanizado e atender as necessidades do consumidor com excelência.
Para isso, algumas medidas são importantes, por exemplo:
- treine sua equipe para realizar bons atendimentos;
- invista em um setor customer success;
- faça um bom pós-venda;
- crie programas de fidelidade;
- oferece canais de comunicação diversificados;
- responda a todos os questionamentos.
Invista sempre na inovação
O mercado evolui de forma rápida, com isso, frequentemente surgem novidades que atraem a atenção dos clientes. Diante disso, toda empresa que deseja manter um bom posicionamento de marca deve ter toda atenção e foco na inovação.
Nesse sentido, sempre procure formas para inovar nos serviços e produtos, de maneira que contribua para se destacar dos concorrentes. Assim, a organização eleva as oportunidades de vendas e favorece o aumento gradativo nos níveis do market share.
Capacite e motive suas equipes
Toda empresa que atinge o sucesso no mercado conta com profissionais engajados e satisfeitos, desempenhando funções com excelência. Trata-se de um fator decisivo para melhorar o atendimento ao cliente e a qualidade das operações internas.
Desse modo, utilize métodos para manter os seus funcionários motivados e bem treinados, para garantir tarefas bem executadas. Além da retenção de talentos, a empresa reduz custos e tem a oportunidade de aumentar as vendas.
Aumente suas vendas
As vendas são as fontes de resultados e o que determina a participação da empresa no mercado em relação à concorrência. Sendo assim, invista em meios para fidelizar o público, elevar a conversão de vendas e retenção de clientes.
Para isso, pense em promoções e campanhas para melhorar as vendas e aproveitar melhor os períodos de sazonalidade. Assim, a organização terá mais do que maior lucratividade, mas pode ocupar uma fatia maior do mercado e se destacar.
Tenha uma boa política de preços
Outro ponto importante são os valores dos produtos e serviços, que contribuem para atrair os clientes e influenciar decisões de compra. Por isso, é o ponto de partida para aumentar as vendas e melhorar o desempenho do negócio nos indicadores de performance.
Logo, procure definir uma boa política de precificação, para oferecer boas condições sem ter prejuízos e assim, melhorar as vendas. Aproveitar datas comemorativas para oferecer condições especiais é uma ótima estratégia nesse sentido.
Qual a periodicidade para analisar o market share?
Para ter um histórico de dados consistente e que possibilite a avaliação completa do desempenho, é essencial estabelecer a periodicidade de cálculo do market share. Trata-se de um ponto crucial para entender como está o comportamento da empresa e definir ações eficientes.
Nesse contexto, não há uma regra que determine o período correto para fazer o cálculo do market share. No entanto, a organização deve considerar uma periodicidade conforme os objetivos da gestão, para entender exatamente se houve oscilações na participação de mercado.
Dessa forma, também é indispensável manter um arquivo completo para facilitar análises futuras e a definição de estratégias comerciais. Com isso, os gestores terão maior embasamento para melhorar pontos específicos e ampliar a presença no segmento.
Você pode notar neste artigo, que o market share é um indicador importante para a gestão estratégica de todas as empresas. Portanto, considere-o como um dos pilares para avaliar o negócio, identificar oportunidades e direcionar ações para impulsionar os resultados.
Agora que entendeu tudo sobre o market share e as formas para calcular esse indicador, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais. Ajude seus amigos e outros profissionais a também permanecerem bem informados!
Resumindo
O Market Share é um indicador de performance. Trata-se de um cálculo que apresenta qual a porcentagem que a empresa tem no mercado. Dessa forma, avalia e representa qual a fatia que a empresa ocupa no seu segmento de atuação.
O indicador é importante pelos seguintes motivos:
– identificar as fraquezas da empresa;
– para focar nas metas;
– facilitar a identificar oportunidades;
– aumentar a base de clientes;
– identificar diferenciais competitivos;
– saber se as campanhas e ações comerciais estão indo bem;
– entender a pressão dos concorrentes;
– direcionar as medidas para melhorar com eficiência.
As 3 formas para calcular o market share são:
– público-alvo: número de clientes da empresa / consumidores potenciais x 100;
– valor de mercado: valor de mercado / valor de mercado dos concorrentes x 100;
– faturamento: receita total gerada nas vendas / receita total do segmento x 100.
Para aumentar o market share:
– crie campanhas de marketing e publicidade;
– melhore a experiência do cliente;
– invista sempre na inovação;
– capacite e motive suas equipes;
– aumente suas vendas.