Você com certeza já ouviu falar sobre marketing, mas será que entende mesmo o que é essa estratégia? Veja neste artigo!
O objetivo de todas as empresas é se destacar no mercado e atrair cada vez mais clientes. Por isso, uma boa estratégia de marketing é tão importante. Ela pode ajudar a aumentar a relevância da sua marca com o público e, assim, vender mais. Mas você sabe o que é marketing?
Ele é muito mais do que apenas divulgar a sua empresa. O marketing abrange diversos conhecimentos e técnicas diferentes em seu repertório para conseguir ser assertivo.
Afinal, uma estratégia de marketing que não traz resultados deixa de ser um investimento e se torna um custo financeiro desnecessário.
Mas não se engane: isso não significa que é melhor deixar o marketing de lado. Não apostar nessa estratégia atualmente, principalmente com a importância crescente do cenário digital, é um erro e tanto.
Até porque, grande parte da sociedade já está na internet. E o marketing pode ajudar a atraí-las em direção à sua empresa.
Quer saber como fazer isso e como a estratégia funciona? Continue acompanhando o artigo e descubra agora mesmo! Neste conteúdo, você vai encontrar informações como:
- o que é Marketing e qual a origem do termo;
- evolução do marketing;
- quais são os objetivos do marketing;
- 4Ps;
- principais tipos de marketing;
- fatores macro e microambientais;
- o que é análise SWOT;
- quais os principais canais de marketing existentes;
- ferramentas de marketing;
- como criar uma boa estratégia de marketing.
O que é Marketing e qual a origem do termo
Marketing é uma palavra em inglês que vem de “market”, que traduzido significa mercado. Nesse sentido, a estratégia é focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou marca. O seu objetivo é atrair mais clientes, além de fidelizá-los.
Para isso, o trabalho foca em diversos conteúdos e publicidades que podem alcançar novos públicos, reforçar a autoridade da marca ou reengajar clientes. Tudo vai depender do seu objetivo no momento e do plano de marketing traçado para a sua empresa com base em dados.
Para entender melhor o que é marketing, trouxemos algumas citações interessantes. Confira:
“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral” – American Marketing Association (AMA), representante dos profissionais de marketing nos Estados Unidos.
“O marketing identifica necessidades e desejos não preenchidos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado e o potencial de lucro. Ele aponta quais segmentos da empresa são capazes de servir melhor e cria e promove os produtos e serviços mais apropriados.” — Philip Kotler.
Nesse sentido, conseguimos entender que o marketing tem como foco atacar a área de desejos das pessoas. A intenção é atraí-las e persuadi-las a realizar uma ação. Sabemos que o consumo faz parte da nossa rotina como sociedade. E o marketing não cria essa vontade, apenas a explora em prol de um objetivo.
Para isso, ele identifica as necessidades que, muitas vezes, ainda nem sabemos que temos, ou apresenta a solução de um problema. Dessa forma, ele promove produtos, serviços e marcas com a intenção de gerar mais lucro.
Embora não seja uma atividade direta, como a venda e o atendimento, saber o que é marketing e aplicá-lo na sua empresa também é essencial para obter mais sucesso.
Isso porque, com essa estratégia, você pode fazer o caminho contrário em direção à venda. Ao invés de buscar as pessoas para fazer com que elas conheçam sua empresa, elas são trazidas até você.
Dessa forma, a venda é muito mais rápida e assertiva. Afinal, o cliente já está interessado no que sua empresa oferece, antes mesmo de falar com um atendente. Já na venda direta, pode ser que a pessoa nem sequer tenha ouvido falar da sua marca. Assim, a probabilidade de rejeição é muito maior.
Mas não é só para vendas que o marketing serve. Essa estratégia também pode ser utilizada em instituições que não visam lucro, como ONGs e públicas. Nessas áreas, o objetivo do marketing não é atrair mais clientes, mas, sim, fortalecer e trazer autoridade para a marca.
Ou seja, o marketing pode ter diferentes formas de retorno, todas elas benéficas para o seu negócio.
Agora que você já sabe o que é marketing, confira como essa estratégia foi evoluindo ao longo dos anos. E mais: como se transformou no universo digital.
Evolução do marketing

Embora não se saiba ao certo quando essa estratégia surgiu exatamente, os conceitos que definem o marketing começaram a ser popularizados na década de 40.
Vale lembrar que, antes da internet, o marketing era realizado, principalmente, por meio do outbound. Esse é um conceito que explicaremos mais detalhadamente ao longo do artigo.
Agora, entenda como o marketing se transformou e evoluiu com o passar dos anos.
Marketing 1.0
Nesta fase, o marketing estava dando seus primeiros passos no cenário empresarial. Isso quando ainda não havia tanta competitividade e o consumidor era mais imaturo.
Nesse sentido, ainda não havia conceitos como construção de marca, personalização e autoridade de mercado.
No Marketing 1.0, o foco estava na divulgação em massa de produtos por meio da TV e do rádio. A estratégia era buscar sempre visibilidade e demanda, mas sem se preocupar muito com os interesses e perfil dos clientes.
Marketing 2.0
A grande mudança nesta fase é a evolução da percepção das empresas em relação ao público.
Aqui, os consumidores começaram a ficar mais exigentes em relação às empresas. Por isso, foi necessário que as marcas começassem a se dar conta de que precisavam considerar os interesses e necessidades do público. Dessa forma, conseguiriam vender mais e continuar no mercado.
Com essas características identificadas, era possível atrair mais procura e demanda.
Assim, o público deixou de se tornar uma massa de pessoas que poderia ver ou ouvir a propaganda para ser um grupo mais segmentado. Ou seja, de acordo com os desejos e interesses de cada cliente em potencial.
Com isso, surgiu a segmentação de mercado. O papel era definir um público-alvo com perfis em comum para ter mais assertividade nas estratégias.
A partir dessa delimitação, foi possível para as empresas se aproximarem mais de seu consumidor e diminuir o marketing em massa. Ele, muitas vezes, atingia pessoas que não tinham interesse no produto ou solução.
Marketing 3.0
Nesta fase, a internet é criada. Com o mundo digital e sua gama de possibilidades, as pessoas deixaram de apenas consumir conteúdos para também criar seus próprios materiais online. Dessa forma, foi dado ao público o poder de se manifestar e ser ouvido, se tornando também comunicador e não apenas receptor.
Com isso, a relação entre empresa e consumidor foi completamente invertida. Agora, é o público que está no poder, não mais apenas como um ouvinte-passivo das propagandas de marketing.
Assim, o marketing teve que se adaptar e criar estratégias, considerando, mais do que nunca, as vontades dos consumidores. O público deixou de ser um alvo para se tornar alguém que a empresa quer aproximar. Aqui, os negócios já sabiam que cada pessoa é única e diferente.
Por isso, muitas empresas começaram a assumir comportamentos e traços humanos em suas estratégias de marketing, buscando se aproximar mais dos consumidores.
Além disso, as marcas começaram a se preocupar mais com sua reputação, realizando a criação de princípios e valores. Elas também começaram a se envolver com causas sociais e ambientais que demonstrassem a preocupação e humanidade da empresa. Essas ações, nos períodos anteriores, não aconteciam.
Nesta fase, os consumidores estão muito mais maduros e exigentes. Por isso, passam a observar as empresas e suas estratégias como algo além da simples venda de um produto ou solução. Eles veem o negócio como um estilo de vida.
Marketing 4.0
O Marketing 4.0 chegou com a economia digital, já que a internet transformou a sociedade. Além disso, passou a fazer parte de quase todos os aspectos da nossa vida, até mesmo com as relações pessoais.
Por isso, Kotler identificou uma nova era no marketing em seu livro lançado em 2016: “Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital”.
Esta é a fase atual do marketing, que consiste na compreensão desse cenário digital, conectado, que transformou a mentalidade das pessoas. O Marketing 4.0 pode ser considerado relativamente recente, pensando no pouco tempo de internet que a sociedade experienciou.
Dessa forma, as estratégias estão sempre em constante mudança, considerando cada aspecto desse novo mundo online a ser desbravado e entendido.
Também é provável que muita coisa se transforme conforme a relação da internet com a sociedade vai sendo próxima e confortável. Deve-se considerar também a constante evolução da tecnologia, que nos permite cada vez mais praticidade.
Objetivos do marketing
Agora você já sabe o que é marketing e como essa estratégia evoluiu. Mas quais são seus objetivos e por que é importante aplicá-lo nas empresas?
Abaixo, reunimos os principais motivos que fazem o marketing ser tão importante no cenário atual. Confira!
Vender mais
O principal objetivo do marketing é trazer mais lucros para as empresas por meio de estratégias que atendam os interesses do cliente.
Isso porque quanto mais consumidores interessados no produto, maiores são as chances de vender mais. Assim, podemos dizer que o marketing pode aumentar as chances de venda do negócio. Por esse motivo, ele se torna a estratégia essencial para empresas que querem continuar conquistando clientes constantemente.
Fidelizar clientes
Além de conquistar novos consumidores e clientes em potencial, o marketing também tem o objetivo de fidelizar os clientes atuais da marca.
Até porque, é muito mais barato manter seus clientes fidelizados do que capturar novos leads (potenciais consumidores). Por isso, o marketing tem estratégias para a fidelização. Ele busca sempre fazer com que o cliente se mantenha engajado com a marca e tenha uma experiência de relacionamento única.
E essa afirmação nos leva ao próximo tópico.
Construir relações
Como já mencionamos, o modo com que os consumidores veem as empresas se transformou. Hoje, muito mais do que apenas comprar um produto, o cliente quer se sentir entendido e acolhido pela marca.
Por isso, mais do que apenas conquistar novos leads, o marketing busca manter as relações entre empresa e consumidor sempre ativas.
Funciona quase como uma amizade para que o lead não se esqueça do seu produto. E mais: que ele sempre busque comprar com a sua empresa, mesmo que os valores ou serviços do concorrente sejam mais atrativos.
Assim, você consegue criar um vínculo com seu consumidor, e a fidelização se torna uma consequência desse relacionamento.
Criar uma marca
O marketing se transformou com o passar dos anos. E, hoje, ele faz mais do que apenas propaganda de um produto ou serviço. O marketing também busca construir uma reputação e imagem para a marca da empresa.
Isso é feito por meio da criação de valores e propósitos na estratégia, linguagem próxima do público e toque humanizado nas comunicações.
O marketing se relaciona muito com o branding. É uma estratégia essencial para empresas que buscam uma reputação única no mercado e que não seja facilmente esquecível. Afinal, quantas vezes você já não olhou as cores vermelho e amarelo e se lembrou do McDonalds, por exemplo? Ou ouviu falar da Lu do Magalu? Essas são apenas algumas das estratégias de criação de marca que trazem uma identidade única para o negócio.
Educar o mercado
Essa é outra parte do marketing que se popularizou muito com a chegada do digital. Hoje, boa parte da estratégia está na produção de conteúdo para educar o mercado. Mas como isso é feito na prática?
Oferecendo materiais na internet que se relacionem com o tema do seu produto, você consegue atrair consumidores em potencial. Alguns até nem sequer ouviram falar da sua empresa. Isso pode ser feito por meio de artigos de blog, livros digitais ou até mesmo posts educativos nas redes sociais.
Essa é uma ótima estratégia. Até porque, mesmo que a pessoa não procure pela sua marca especificamente, ela pode pesquisar termos que direcionam para seu site. Uma pesquisa “como faxinar uma casa mais rápido”, por exemplo, pode levar o cliente ao seu site, caso atue na área.
Viu só como os temas podem se relacionar e trazer mais pessoas interessadas às suas soluções? Mesmo que não conheçam a sua empresa ainda?
Por isso, esse processo de criação de conteúdo se tornou uma das maiores estratégias de marketing.
4Ps
Para saber o que é marketing, é interessante conhecer o conceito dos 4Ps, ou Mix de Marketing, como também pode ser chamado. Essa estratégia se refere aos pilares do marketing: Preço, Praça, Promoção e Produto.
Abaixo, vamos explicar cada um deles. Confira!
Preço
Escolher o preço de um produto pode dizer muito sobre o posicionamento da sua empresa no mercado. Isso porque produtos baratos demais podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente. Afinal, as pessoas podem buscar o melhor custo ou acharem que seu produto não é o melhor que o mercado tem a oferecer.
Isso influencia diretamente na decisão de compra. Logo, o preço deve ser definido conforme o que seu público-alvo busca e como ele receberá a informação do valor. Sempre buscando que esse fator o influencie ainda mais a comprar o produto.
Praça
Esse P está relacionado com a distribuição do seu produto ou serviço no mercado. Os locais de venda são muito importantes para determinar se seu público-alvo terá acesso ou não à sua empresa.
Nesse sentido, uma loja online que atrasa nas entregas ou uma física que seja muito distante pode influenciar seu consumidor a desistir da compra.
Do mesmo modo, se seu público-alvo é jovem, de nada vale focar suas estratégias de marketing em anúncios de rádio, por exemplo. Isso porque já é um meio de comunicação que quase não é utilizado pelas faixas etárias mais novas.
Também certifique-se que seu processo de compra não tem muitos desvios que podem fazer com que o consumidor desista. Por exemplo, encaminhar a ligação para vários atendentes diferentes ou pedir que o cliente repita os dados várias vezes.
Promoção
Esse P diz respeito às ações de comunicação da marca para despertar interesse dos consumidores. Elas vão desde o marketing até assessoria e relações públicas.
Produto
O produto precisa transmitir a imagem da marca. Caso contrário, o consumidor pode acabar se frustrando com a experiência de compra na sua empresa. Dessa forma, é preciso atribuir tanto questões funcionais quanto apostar no emocional.
Do mesmo modo, também é essencial se preocupar com o design do produto ou embalagem, a qualidade da produção e até mesmo a forma e o tamanho.
Principais tipos de marketing

Agora que você já conhece o que é marketing, seus objetivos e os 4Ps, é hora de saber seus tipos. Confira, a seguir!
Inbound marketing
Também conhecido como marketing de atração, essa estratégia é feita de maneira inversa à publicidade. Ao invés de ir atrás dos consumidores por meio de propagandas, ele faz com que os consumidores venham até a empresa.
Isso é feito por meio da criação de conteúdo, por exemplo. Assim, pode atrair pessoas interessadas em questões relacionadas à sua empresa, mesmo quando elas não conhecem nada sobre sua marca.
Além de atrair, o inbound marketing busca manter o lead engajado e interessado nas suas produções, até que ele se torne um cliente. Para isso, utiliza-se muito marketing digital, marketing de conteúdo e também o e-mail marketing.
Outbound marketing
Já o outbound marketing busca prospectar mais clientes por meio de diferentes estratégias, como anúncios, banners e ligações.
Muitas empresas erram nessa segmentação do marketing, porque tentam usar essa estratégia de forma massificada, sem considerar o público-alvo.
Do mesmo modo, também é importante investir em uma mensagem personalizada, de acordo com os interesses do seu potencial cliente. Quanto mais persuasiva e assertiva, mais chances de vender.
Marketing de Influência
Também conhecido como influencer marketing, o marketing de influência é uma estratégia que funciona em parceria com produtores de conteúdo independentes que exerçam influência no público interessado na marca. Eles são os influencers ou influenciadores digitais.
Marketing pessoal
O marketing pessoal é uma estratégia que tem como objetivo principal fortalecer a imagem e melhorar a reputação de um profissional. Geralmente é realizado por profissionais como autônomos e freelancers já que os mesmos tem uma marca pessoal no mercado e devem investir na mesma.
Search Engine Marketing (SEM)
Search Engine Marketing, também conhecido pela sigla SEM, se refere, em português, a marketing para mecanismos de busca. Basicamente, trata-se de um conjunto de estratégias cujo objetivo principal é alcançar as melhores posições nos motores de busca.
Endomarketing
O marketing vai muito além de conteúdos criados para os clientes da marca. Seu objetivo é fazer com que todos que se relacionem com a sua empresa tenham uma boa experiência de troca. Assim, faz com que ainda mais pessoas acabem impactadas pelo seu negócio.
O objetivo do endomarketing é engajar os colaboradores da sua empresa, com estratégias como: prêmios, brindes, gincanas e muito mais.
Fatores macro e microambientais
Alguns fatores podem influenciar na empresa. Por isso, é preciso fazer a análise dos ambientes. E são dois: macroambientes e microambientes. Confira a seguir!
Macroambientais
São questões que podem influenciar a empresa, mas que não estão diretamente ligadas ao negócio. São elas: política, economia, tecnologia e até mesmo questões legais.
Um exemplo interessante nesse sentido é a inclusão social que as empresas buscaram trazer para o seu marketing nos últimos anos. Afinal, é um tema que se tornou um fator de compra importante para muitos consumidores.
Microambientais
Os fatores microambientais estão ligados à análise de mercado, buscando entender o ambiente e setor em que a empresa está inserida. Assim, é preciso identificar fatores internos e externos que podem influenciar em sua performance.
Entre os internos, podemos citar: equipe, localização, credibilidade de marca e muito mais. Já os externos são: compradores, fornecedores, concorrentes etc.
Análise SWOT

Essa também é uma estratégia muito utilizada e importante para entender o que é marketing.
A análise SWOT, ou FOFA, foi criada com objetivo de auxiliar na tomada de decisões. Traduzido do inglês, significa:
- forças;
- fraquezas;
- oportunidades;
- ameaças.
Nesse sentido, a análise SWOT nada mais é do que um diagnóstico completo da situação da empresa no mercado. Ela é muito utilizada antes da implementação de algum teste ou projeto que pode afetar a empresa.
Quais os principais canais de marketing existentes
Os canais de marketing são divididos de acordo com os níveis pelos quais o produto passa, sendo eles:
- nível 0: a venda é feita direto do fabricante para o consumidor;
- nível 1: fabricante > varejista > consumidor;
- nível 2: fabricante > atacadista > varejista > consumidor;
- nível 3: fabricante > vendedor > atacadista > varejista > consumidor.
Ferramentas de marketing
Com o avanço da tecnologia, muitas ferramentas foram criadas para facilitar a rotina das empresas que buscam investir em marketing. Dessa forma, fica mais fácil criar campanhas e métodos mais assertivos e personalizados.
Entre as principais, podemos citar:
- CRM: feito para melhorar o relacionamento com os clientes da empresa em todos os pontos da jornada de compra;
- automação: permite a criação de ações automatizadas para aumentar a produtividade da equipe e diminuir trabalhos manuais repetitivos. O disparo de e-mails é um exemplo;
- SEO: é uma estratégia para deixar o seu site mais bem posicionado na lista dos principais buscadores durante uma pesquisa.
Como criar uma boa estratégia de marketing
Agora que você sabe o que é marketing, é hora de responder: como criar uma boa estratégia para sua empresa?
Separamos os principais passos para quem busca trazer mais autoridade para a marca e aumentar vendas. Confira:
- faça um planejamento estratégico da sua empresa, que englobe seus objetivos e metas, além da sua missão e seus valores;
- analise o ambiente de mercado com a técnica SWOT;
- segmente seu público-alvo para ter uma estratégia mais assertiva. Quanto mais você souber como seu consumidor se comporta, mais fácil será atraí-lo;
- utilize indicadores de desempenho para entender os processos que deram certo e os que precisam de melhorias, sempre buscando mais resultados.
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Resumindo
Marketing é a estratégia focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou marca. O seu objetivo é atrair mais clientes, além de fidelizá-los.
A função do marketing é vender mais, fidelizar clientes, construir relações, criar uma marca e educar o mercado. Para isso, existem três tipos de marketing: inbound, outbound e endomarketing.