4 dicas para encontrar o melhor câmbio para o euro

Como encontrar o melhor câmbio para o euro

Veja neste artigo 4 dicas sobre como encontrar o melhor câmbio para euro, seja para compra de moeda, seja para remessas internacionais.

Quem vai viajar ou fazer uma transferência internacional está sujeito às variações das moedas internacionais. Se o país de destino estiver dentro da chamada “Zona do Euro”, você terá que ficar atento na hora de operar com a moeda. Encontrar o melhor câmbio para euro pode ser um desafio, afinal, a moeda está entre as mais valorizadas no mundo todo.

No entanto, algumas dicas podem ajudá-lo no momento que antecede a viagem. Confira a lista que preparamos a seguir. 

Como encontrar o melhor câmbio para euro?

Primeiramente, você precisa entender que existem dois tipos de câmbio para euro: comercial e de turismo. O euro comercial é definido pela mercado, utilizado em transações financeiras, como recebimentos e pagamentos, exportações e importações. 

O euro turismo é o câmbio comercializado nas casas de câmbio. É o equivalente a moeda em espécie. Nesse caso, pode haver variação para o valor comercial, pois o operador pode acrescentar taxas, impostos e outros custos. Além disso, também existe uma diferença entre a taxa de compra e venda da moeda, que é chamada de spread

Com as definições bem claras, veja como encontrar o melhor câmbio para euro.

1. Faça aquisição em etapas

Não faça a compra dos euros de uma única vez. Se a viagem está marcada para daqui um ano, comece a comprar agora e vá fazendo reservas do valor. Mesmo que a moeda não esteja em queda. Esperar que a cotação diminua pode prejudicar sua viagem. Antes de fazer a compra, entre em contato com a casa de câmbio para conferir se há papel moeda suficiente na agência. 

2. Avalie onde operar

O valor do câmbio turismo é sempre maior do que o câmbio comercial, porém cada instituição pode oferecer vantagens diferentes para os clientes. Se o seu objetivo é enviar dinheiro para o exterior, na Remessa Online você opera com o câmbio comercial acrescido de 1,3% de custo de operação.

Já se o seu objetivo é comprar euros para viajar, na BeeCâmbio você opera na cotação do euro turismo no momento em que a compra é fechada.

3. Saiba o preço exato para o euro 

As instituições autorizadas a operar em câmbio devem informar o Valor Efetivo Total (VET) desde o início da negociação. O VET é o total de reais que o viajante terá que receber ou que foram recebidos por unidade de moeda estrangeira (com taxas, tarifas e IOF). A informação também deve constar no recibo de compra que o viajante terá que levar na viagem. 

4. Faça uma transferência para o exterior

Fazer uma remessa internacional com antecedência para uma conta no exterior é uma forma de economizar com a variação cambial, mesmo para quem vai viajar. A transação é feita do Brasil para a conta estrangeira, que recebe e converte os valores. Depois basta utilizar na viagem. 

Para encontrar o melhor câmbio para euro, evite: 

  • Usar cartões de crédito internacionais, por causa do IOF (6,38%);
  • Comprar no país de destino te impede de ter margem na negociação;
  • Comprar euro no aeroporto, pois as taxas e comissões são as mais elevadas, em comparação com outros pontos.

Para monitorar a cotação do euro, utilize a nossa ferramenta de cotação online.