Mercado Pago: O que é, Como funciona e Quais os Benefícios

por Remessa Online
3 minutos de leitura
O Mercado Pago é uma ferramenta criada pelo Mercado Livre que pode ser usada de diversas formas para auxiliar no envio e recebimento de pagamentos. Confira!

As plataformas de pagamento são cada vez mais utilizadas para facilitar as transações financeiras. Por isso, preparamos este post para explicar o que é e como funciona o Mercado Pago. Confira!

Se você utiliza alguma plataforma de pagamento online já deve ter ouvido falar ou ter usado o Mercado Pago.

A tecnologia é utilizada de diversas formas para trazer mais praticidade e segurança para o dia a dia das pessoas. Nesse cenário, as plataformas de pagamento exercem um papel essencial, agilizando o envio e o recebimento de dinheiro em transações pessoais e comerciais — pesquisas apontam que 60% dos brasileiros utilizam meios digitais para quitação de débitos.

Diante dessa tendência, o Mercado Livre, marketplace que reúne diversos vendedores e produtos, criou a própria ferramenta de pagamento: o Mercado Pago. Porém, o seu uso não se limita à plataforma de vendas da empresa. Quer saber como funciona?

Neste conteúdo, esclarecemos todas as dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é o Mercado Pago?

O Mercado pago foi criado como uma solução de pagamento do Mercado Livre e, por isso, inicialmente era disponibilizada para uso apenas no marketplace, garantindo segurança para todos os usuários.

Contudo, a ferramenta já passou por várias evoluções e, atualmente, é utilizada de diversas formas, por meio de lojas online, vendas em redes sociais e maquininhas de cartão de crédito. Assim, os consumidores conseguem acesso a essa modalidade de pagamento mesmo fora do Mercado Livre.

Um ponto fundamental é que a atuação do Mercado Pago é como subadquirente. Não sabe o que é isso? Bom, primeiro é importante lembrar que as adquirentes são as empresas responsáveis por intermediar a comunicação entre comprador, bandeira do cartão e banco nas compras feitas com cartões de crédito e débito. 

Já a subadquirente faz a intermediação entre adquirente, comprador, bandeira e banco. De modo geral, ela permite que as transações sejam concluídas na mesma página da loja e funciona com parcerias feitas a partir de diversas adquirentes do mercado. Por isso, essa costuma ser uma solução mais completa.

É seguro comprar com o mercado pago?

Sim, o Mercado Pago é uma solução segura. A plataforma promete privacidade absoluta e proteção dos dados desde o trajeto de uso no computador, tablet ou smartphone.

Isso porque trabalham com sistema de encriptação de dados (TLS) cumprindo padrões altos de segurança online.

Por isso, os dados financeiros, como número de cartão de crédito e outras informações, são totalmente protegidos.

No lado dos vendedores, também existe esse compromisso com segurança de dados e prevenção contra fraudes.

Os pagamentos são monitorados 24h por dia para verificação de todos os processos.

Com o pagamento aprovado, o vendedor pode ter a segurança de enviar os produtos para entrega com a certeza do pagamento feito.

O site disponibiliza também uma página voltada às principais dúvidas sobre segurança de dados e informações, com as medidas de proteção para os consumidores e para os lojistas.

Além do site do Mercado Pago, também é possível ver avaliações dos consumidores e vendedores nos sites de avaliação, como Reclame Aqui, e na loja de aplicativos.

Como funciona o Mercado Pago?

O Mercado Pago funciona hoje como uma carteira online para transações e compras online. Como vimos, funciona como subadquirente, ou seja,  faz a intermediação entre adquirente, comprador, bandeira e banco.

De modo geral, ela permite que as transações sejam concluídas na mesma página da loja e funciona com parcerias feitas com diversos adquirentes do mercado.

Relembrando, adquirentes são as empresas responsáveis por fazer a intermediação da comunicação entre comprador, bandeira do cartão e banco nas compras feitas com cartões de crédito e débito.

No entanto, hoje o Mercado Pago não se limita às operações com cartão. Também é possível emitir e pagar boletos, transferência por PIX, recebimentos e outras funcionalidades.

O Mercado Pago pode até mesmo ser a conta de resgate de transferências internacionais, por meio do uso de ferramentas como a Remessa Online.

Ou seja, a plataforma hoje costuma ser uma solução mais completa do que a proposta original na qual foi lançada.

Serviços ofertados

A ferramenta é bastante completa, com diversas funcionalidades que vão além da realização de pagamentos. Atualmente, ela conta com os seguintes diferenciais:

  • carteira digital: você deixa o seu dinheiro depositado, que poderá ser utilizado para realizar diversas transações;
  • aplicação financeira: o dinheiro pode ficar aplicado, com rendimento de 100% da taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • checkout: diversas soluções para facilitar o processo de compra em lojas online;
  • QR Code: permite pagamento pelo celular capturar a imagem com a câmera;
  • Point: é a maquininha de cartão do mercado pago, aceitando pagamento em débito e crédito à vista ou parcelado;
  • Mercado Crédito: solução de empréstimo 100% online para os negócios;
  • enviar dinheiro: o usuário pode encaminhar valores para outras contas do Mercado Pago, sem custos;
  • link de pagamento: quando você vende por redes sociais, e-mail e outras ferramentas, sem loja online, é possível criar um link para que o comprador efetue o pagamento;
  • venda parcelada: as compras realizadas poderão ser parceladas em até 12 vezes.

Taxas aplicadas

O serviço cobra algumas taxas pelo uso, que variam conforme os detalhes escolhidos pelo próprio usuário sobre a data em que receberá os valores. São elas:

  • D0: o usuário recebe o dinheiro no mesmo dia em que o pagamento for realizado pelo comprador, com taxa de 4,99%;
  • D14: o dinheiro é liberado em 14 dias, com taxa de 4,49%;
  • D30: a liberação acontece em 30 dias, mas a taxa é reduzida para 3,99%.

Quais são os benefícios do Mercado Pago ?

Além do acesso aos diversos serviços que a plataforma proporciona, o Mercado Pago garante outros benefícios importantes para os usuários. Veja quais são:

Agilidade na aprovação

O sistema conta com diversos algoritmos que direcionam os pagamentos da melhor forma possível, considerando as suas características. Como ela conta com várias adquirentes parceiras, os dados são enviados para a qual terá a performance mais ágil em cada situação. Se o pagamento não for aprovado na primeira tentativa, ele tenta realizar o procedimento com outra adquirente, aumentando as chances de aprovação.

Disponibilidade de maquininha e cartão

Conforme abordado, o Mercado Pago conta com uma solução própria de máquina para receber pagamentos via cartão de crédito ou débito, trazendo mais possibilidades para os vendedores em lojas físicas.

Além disso, ele também oferece um cartão próprio, internacional e pré-pago. Ele funciona com a bandeira Mastercard e permite a realização de saques em caixas eletrônicos Banco24Horas e lotéricas.

Como usar a plataforma do Mercado Pago? Um Passo a passo simples

Uma vantagem da plataforma Mercado Pago, assim como outras carteiras digitais, é a facilidade de uso das funcionalidades.

As plataformas são desenvolvidas para que todas as pessoas consigam usar de forma intuitiva. Por isso, com poucos cliques é possível usar as opções de pagamento, envio e saque do saldo.

É possível usar a plataforma para colocar créditos no celular, bilhete em transporte ou para pagar serviços como Xbox Live, PSN, Google Play, pagar contas etc.

Nesses casos o passo a passo é muito simples:

  1. Abra o app do Mercado Pago ou acesse o site com sua conta. Se ainda não possui uma conta, clique aqui para fazer o cadastro;
  2. Clique em “Menu”, depois em “Pagar” e selecione o serviço desejado dentro das opções que devem aparecer na tela;
  3. Após escolher  a opção de pagamento, digite o valor que deseja gastar e siga as orientações do aplicativo ou site de confirmação do pagamento.

Para sacar dinheiro pelo Mercado Pago, o passo a passo é o seguinte:

  1. Abra o app e clique na opção “Retirar”. Se o acesso for pelo site, clique em “Atividades” e depois “Retirar”;
  2. Digite o valor que deseja sacar e toque em “Continuar”;
  3. Selecione a conta que deseja receber o dinheiro resgatado e clique em “Retirar”. Pronto.

Perguntas frequentes sobre Mercado pago

Como falar com um atendente do mercado pago?

O Mercado Pago faz o atendimento através dos canais digitais, mas também pelo telefone, com a Central de Atendimento. Os telefones são:

  • SAC: 0800 637 7246
  • SAC para deficientes auditivos ou de fala: 0800 650 2121

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 20h.

Como consultar o saldo no Mercado Pago?

O saldo no Mercado Pago pode ser consultado pelo app, disponível no Google Play ou App Store, ou pelo site.

Quando há saldo na conta, basta acessar a conta e clicar no recurso “Conta do Mercado Pago”. Você vai visualizar os valores de acordo com estado e disponibilidade.

Como pedir o dinheiro de volta no mercado pago?

Em situações como cancelamento de compras, para pedir a devolução de dinheiro, é necessário entrar em contato com o vendedor para que ele possa fazer o cancelamento da operação e devolver o saldo para a conta do Mercado Pago.

Caso o vendedor não dê o retorno, você pode iniciar uma reclamação na ferramenta e enviar os detalhes da operação para que o aplicativo possa ajudar na resolução do problema para você ter o dinheiro de volta.

Como fazer TED para mercado pago?

O TED pode ser na hora da transferência no Mercado Pago. Na hora de transferir o saldo, o cliente deve escolher a conta bancária e decidir pela opção de DOC ou TED, de acordo com o que for mais relevante.

Como receber a quantia paga pela plataforma?

Muitas pessoas têm dúvida sobre como sacar dinheiro do Mercado Pago, mas é simples receber o dinheiro na plataforma. O dinheiro recebido pelo aplicativo pode ser retirado enviando para uma conta bancária. 

Para isso, basta informar os dados do destino e a senha. O processo é concluído em até um dia útil, mas tem taxa fixa de R$ 3. 

O custo é dispensado quando houver reembolso de compras realizadas no Mercado Livre, válido para o primeiro saque após a transação.

Além disso, a ferramenta conta com uma funcionalidade nova — a transferência via TED para disponibilização na conta destino em até 1 hora. 

Nesse caso, o aplicativo permite 25 transações gratuitas no mês e exige a realização de procedimentos para a validação de identidade do usuário, a fim de garantir a segurança da retirada.

O que fazer se precisar fazer remessa internacional?

Apesar do Mercado Pago oferecer um cartão internacional, as transações contam com Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38% sobre o valor do pagamento, além da conversão da moeda, que costuma acrescentar uma taxa ao câmbio do dia.

Para ter melhores soluções, vale a pena contar com a Remessa Online para fazer pagamentos internacionais. 

Você pode enviar dinheiro para contas no exterior e quitar Invoices com taxas mais atrativas. Primeiro, a conversão é feita utilizando o câmbio comercial, sem taxas adicionais.

O valor cobrado pela plataforma é o menor do mercado, a partir de 1,3% do valor da transação, com tarifa bancária de R$ 5,90. O IOF varia entre 0,38% e 1,1%. 

O dinheiro enviado é disponibilizado para o remetente em até um dia útil após você realizar o pagamento, que é feito por TED para a Remessa Online.

Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos!

Conclusão sobre Mercado Pago

Pudemos rever nesse post como funciona o Mercado Pago e todas as suas funcionalidades e vantagens.

Como vimos, o Mercado Pago trata-se de uma  plataforma de pagamento criada pelo Mercado Livre que pode ser usada por lojas físicas e online, além de consumidores, para enviar e receber pagamentos.

Hoje, a plataforma funciona como uma subadquirente que, além disso, funciona também como carteira digital e oferece diversas funcionalidades: empréstimos, aplicações financeiras, entre outros.

O Mercado Pago reúne uma série de benefícios, oferecendo diversos serviços para vendedores e compradores, além de garantir mais agilidade para transação. 

Agora, também é possível contar com maquininhas e cartões pré-pagos do Mercado Pago.

E como fazer transações internacionais pelo Mercado Pago?

Bom, o cartão fornecido é internacional, mas cobra IOF de 6,38%. Assim, para conseguir melhores condições, conte com a Remessa Online

A plataforma oferece as melhores taxas do mercado nas transações para o exterior.Agora que você já sabe como funciona o Mercado Pago, que tal aprender mais sobre empreendedorismo digital? Temos dicas incríveis para ganhar dinheiro online!

Assuntos relacionados