Saiba o que é TED e quando usar

TED ou DOC

Você sabe o que é uma TED? Como ela funciona? Quanto custa? Como fazer para enviar dinheiro para outro banco? Veja mais nesse artigo.

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma operação bancária criada para ser mais rápida do que o DOC (Documento de Crédito). É usada para transferências entre contas de instituições bancárias diferentes.

Se você fizer uma transferência bancária para uma conta na mesma instituição, mesmo que de titularidades diferentes, ela automaticamente será uma TED.

Enquanto o DOC pode levar até dois dias úteis para ser creditado na conta e tem limite de valor, a TED não possui valor mínimo ou máximo para ser feita, além de chegar na conta do beneficiário quase que imediatamente.  

A TED utiliza a infra-estrutura da CIP, uma associação sem fins lucrativos que faz parte do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Por meio do sistema da CIP os bancos trocam informações entre si sobre o pagamento, como os dados da conta de origem e destino e o valor transferido. Ao final do dia, os bancos consolidam as informações das transferências realizadas entre eles.

Quanto custa?

Algumas instituições bancárias cobram por TED realizada, mas não há um preço fixo. Por isso, é necessário conferir os valores. No geral, TED realizado pelo caixa eletrônico e internet/celular é mais barata do que feita direto no caixa. E TEDs feitas entre contas do mesmo banco costumam ser gratuitas.

Dá para cancelar?

Se os dados do destinatário ou da conta estiverem errados, a TED é automaticamente cancelada e o valor é devolvido no mesmo dia. Para corrigir o erro, é necessário entrar em contato com o responsável pela conta que recebeu o dinheiro.

Pague a Remessa Online com TED

Para fazer uma transferência internacional com a Remessa Online, o valor deve ser pago com uma TED na conta da correspondente bancária.

Veja o passo a passo:

  1. Cadastre-se na Remessa Online
  2. Faça a operação e anote os dados da correspondente bancária
  3. Pague o valor fazendo uma transferência para a correspondente bancária
  4. Envie o comprovante pela plataforma e aguarde a confirmação

Os dados do responsável pela TED devem ser os mesmos do cadastro da Remessa Online. Se o pagamento for realizado por outra pessoa haverá estorno no valor, e um novo comprovante deve ser enviado para validação. Você tem uma conta conjunta? É preciso enviar um comprovante dessa conta como extrato, cheque etc.