5 formas de enviar ou receber dinheiro do exterior

Para quem está trabalhando ou estudando no exterior, é comum manter algum tipo de vínculo financeiro com familiares no Brasil. Pensando nisso, neste texto vamos falar de formas de enviar ou receber dinheiro no exterior.

Atualmente, não é necessário nenhum tipo de autorização do governo para fazer remessas do Brasil para o exterior e nem para o recebimento de moeda estrangeira, mas há regras.

De acordo com as normas do Banco Central (BC) as ordens de pagamento do Brasil para o exterior precisam ser feitas, impreterivelmente, em moeda estrangeira.

A taxa de câmbio da operação deve ser negociada entre o remetente e a instituição financeira escolhida. Cada instituição cobra tarifas diferentes e tem condições distintas para o envio e recebimento.

A seguir, veja 5 formas de enviar ou receber dinheiro no exterior:

1. Transferência bancária por ordem de pagamento

A transferência bancária por ordem de pagamento para enviar ou receber dinheiro ao exterior é um serviço disponível em quase todas as agências.

O procedimento é simples: basta ir até o banco e solicitar o recurso a partir da ordem de pagamento.

Será preciso informar os dados de quem vai sacar o dinheiro e código do banco (Swift), onde vai ser feito o saque.

O beneficiário precisa ter uma conta bancária. Tanto quem enviar dinheiro quanto quem receber vai pagar uma taxa pelo serviço de envio/ recebimento.

A desvantagem é que os bancos do exterior chegam a cobrar de 20 a 40 dólares para fazer a remessa do dinheiro. Já no Brasil, os bancos abatem de 20 a 100 dólares do montante que chega. O valor descontado é de acordo com o que foi transferido. O nome dado para esta tarifa é Ordem de Pagamento Expedida.

2. Vale Postal Eletrônico Internacional

Muita gente não sabe, mas os Correios possuem um serviço de transferências financeiras internacionais para o envio e recebimento de dinheiro para o exterior.

O serviço está disponível em mais de 20 países na Europa, África e Ásia.

Para enviar o dinheiro para o exterior é preciso ir até uma agência dos Correios com seus documentos e dados do destinatário, inclusive o endereço completo.

É possível enviar pelos Correios dinheiro para mais de 20 países da Europa, Ásia e África.
É possível enviar pelos Correios dinheiro para mais de 20 países da Europa, Ásia e África.

A conversão dos valores é feita na hora do atendimento e paga em reais. O beneficiário é notificado quando a remessa chega ao país de origem.

A notificação geralmente é feita por meio de uma carta que indica a agência que o pagamento deverá ser feito.

3. Dinheiro vivo

É possível sair do Brasil carregando até R$ 10 mil ou valor equivalente em moeda estrangeira e cheque.

Caso leve mais que isso, é necessário fazer uma Declaração de Porte de Valores, que precisa ser apresentada na fiscalização aduaneira ao sair do país.

Durante a apresentação da declaração é necessário também mostrar o comprovante de que a moeda estrangeira foi adquirida em um banco ou instituição autorizada.

4. Usando um cartão pré-pago

Há diversas opções de cartões pré-pagos com bandeira internacional.

A partir desses cartões, é possível enviar dinheiro para o exterior colocando crédito diretamente no cartão da pessoa que está fora do país ou receber no seu, da mesma forma.

O cartão pré-pago é uma das formas de enviar ou receber dinheiro no exterior. O saldo pode ser usado tanto para compras quanto para saques.
O cartão pré-pago é uma das formas de enviar ou receber dinheiro no exterior. O saldo pode ser usado tanto para compras quanto para saques.

O cartão pode ser usado para gastos diversos na modalidade crédito e também, a depender do tipo, ser usado para saque em caixas eletrônicos.

Neste tipo de transação é necessário atentar que pode haver cobrança de taxa em cada depósito e para o saque.

5. Enviar por Remessa Online

Para enviar pelo site Remessa Online, que é uma instituição credenciada pelo Banco Central, você precisa fazer um cadastro enviando documento de identidade e comprovante de residência.

O envio de dinheiro ao exterior é feito mediante o preenchimento dos dados da conta destino. A cotação, tarifa e imposto aplicado serão mostrados na hora em que você estiver fazendo o processo.

O pagamento para a Remessa Online deve ser feito por meio de transferência bancária TED.

A transação é super rápida e o beneficiário recebe os valores em um dia útil. É possível acompanhar todas as etapas da operação.

Através da remessa também é possível qualquer tipo de recebimento do exterior, além de aguardar a melhor cotação para transferir para sua conta no Brasil. Para recebimentos no Brasil, o prazo é de até 3 dias úteis.

Por ter taxas inferiores a dos bancos e rapidez no serviço, cada vez mais pessoas estão escolhendo o Remessa Online para fazer suas transações financeiras internacionais.

Conhecendo as formas de enviar ou receber dinheiro no exterior é possível avalia a maneira que melhor se adapta ao seu perfil e necessidade, em relação ao tempo de envio/ recebimento, taxas a serem pagas e todos os trâmites necessários.