Minuto Econômico: Donald Trump e Joe Biden protagonizaram bate-boca em debate presidencial

Após debate nos EUA e a escalada do Coronavírus na França, sentimento negativo volta a assombrar o mercado. No entanto, notícias da Alemanha e da China reforçam esperança na retomada.

NO MINUTO ECONÔMICO DE HOJE:

  1. Em debate nos EUA, Trump e Biden protagonizaram um bate-boca.
  2. Dificuldade para um acordo entre Democratas e Republicanos.
  3. Escalada do Coronavírus, na Europa: França bate recorde.
  4. Bolsas da Europa, EUA e o petróleo em queda.
  5. Taxa de desemprego diminuiu na Alemanha.
  6. PMIs da China surpreenderam positivamente.
  7. No Brasil, expectativas para o financiamento do Renda Cidadã.

TRANSCRIÇÃO

Bom dia, Brasil!

Hoje as Bolsas abrem realizando um pouquinho cautelosas, depois do pior debate da história dos EUA. Donald Trump e Joe Biden protagonizaram um bate-boca daqueles. E isso faz que o sentimento negativo volte, porque um acordo entre Democratas e Republicanos, para aprovar o pacote de estímulos nos EUA, fica mais difícil.

Além disso, a escalada do Coronavírus, na Europa, traz nervosismo. A França teve seu pior dia de contaminação desde o início da pandemia. E acendeu uma luz amarela sobre novos confinamentos e isolamentos sociais. E as Bolsas por lá estão caindo quase 1% nessa manhã – e nos EUA, também. 

O petróleo também está caindo agora, com medo de que novos isolamentos sociais façam com que as pessoas consumam menos petróleo. Ninguém anda de carro, ninguém anda de avião.

Duas boas notícias:

  1. A taxa de desemprego, na Alemanha, caiu para 6,3% em agosto. Era inesperado.
  2. Os PMIs da China, de serviço e indústria, que mostram a temperatura da economia, vieram melhor do que o esperado. A China está crescendo mais do que a gente achava e eles são o segundo maior parceiro comercial do Brasil.

Por aqui, o Valor disse que o governo já admite recuar na história do financiamento do Renda Cidadã, o novo Bolsa Família, com o dinheiro dos precatórios e da educação básica. Isso é positivo. 

Hoje é o último dia do mês, e tem a briga dos comprados e dos vendidos para minimizar as perdas das carteiras. E a briga da Ptax, que é no câmbio.

E hoje estreia a Boa Vista na Bolsa (IBOVESPA). Bem-vinda, Boa Vista.

Eu sou Pablo. Bons negócios.

Vai, Tourinho!