Nós vivemos em uma era em que tudo muda o tempo todo e a tecnologia está cada dia mais avançada. E como não poderia deixar de ser, o mercado também está em constantes mudanças, acompanhando as últimas tendências do mundo tecnológico. Por isso, se você quer se manter competitivo no mercado atual, é preciso investir em negócios digitais.
Quer entender melhor o que é um negócio digital? Acompanhe o artigo abaixo e veja as principais características desse modelo de empreendimento. Vamos lá?
O que é um negócio digital
Negócio digital refere-se a empresas que usam tecnologia e a Internet para desenvolver e comercializar produtos e serviços com padrões mais modernos. Esta é uma era do mercado que foi revolucionada pela Internet e a conexão entre consumidores e fornecedores está cada vez mais próxima.
Alguns negócios digitais de sucesso que podemos destacar são Amazon, Netflix, Uber, Airbnb, entre outra que operam somente por via digital. Sendo que, em alguns casos, elas não possuem sedes físicas para atender seus clientes.
Nichos de mercado para um negócio digital
Um negócio digital pode estar inserido em diversos segmentos de mercado. Entre eles, podemos destacar:
- • E-commerces;
- • Cursos Online e EAD;
- • Aplicativos;
- • Serviços de Streaming;
- • Infoprodutos como e-books, vídeo-aulas, programas para computador;
- • Consultoria online;
- • Fintechs;
- • Soluções tecnológicas.
Características de um negócio digital
Como não poderia deixar de ser, os negócios digitais apresentam algumas características em comum. Entre elas, estão algumas das tendências que os diferenciam de processos tradicionais. Veja abaixo quais são.
Tecnologia e inovação
Uma das principais características de um negócio digital é o uso de tecnologia existente para reduzir custos, coletar dados e fornecer uma melhor experiência ao cliente. O negócio digital se concentra em obter vantagem competitiva da tecnologia, reduzindo despesas gerais e fornecendo novo valor aos clientes.
Para atender à demanda online de seus clientes, muitas ferramentas já foram desenvolvidas e facilitam as operações dos negócios digitais, como:
- • Mecanismos de comunicação com o usuário (chatbots);
- • Agentes virtuais com o uso de Inteligência Artificial;
- • Aplicações de Inteligência artificial para recomendações de produtos;
- • Formulários editáveis para pesquisas de satisfação;
- • Plataformas de pagamento nacionais;
- • Plataformas para pagamentos e transferências internacionais;
- • Sistema para Atendimento ao Consumidor;
- • Sistemas de controle logístico (para envio e acompanhamento de remessas de mercadoria).
Além disso, a transformação digital faz parte da sua cultura organizacional. A implementação e gestão de serviços digitais podem exigir ajustes organizacionais, especialmente quando novas funções são criadas e a TI está cada vez mais envolvida nas decisões estratégicas.
Modelos de negócios
Um negócio digital, também tem como característica entender e incorporar novos modelos de negócios que focam na experiência do cliente no centro da estratégia digital, tornando-se um diferencial importante no mercado.
Atualização constante
Como já falamos anteriormente, o mundo está em constante mudança e um negócio digital deve acompanhar essas mudanças se quiser se manter competitivo no mercado. Por isso, é preciso fazer pesquisas constantes para:
- • Entender o que está acontecendo digitalmente em sua área de atuação;
- • Estudar o público;
- • Analisar os concorrentes e os diferenciais oferecidos por outras empresas;
- • Ficar por dentro das novas tecnologias;
- • Renovar o aprendizado constantemente;
- • Entender as experiências que os consumidores buscam.
Existem muitas maneiras de encontrar atualizações para toda equipe de um negócio digital, como em cursos online, blogs, fóruns, palestras, workshops, etc.
Conectividade
Atualmente, as redes sociais vêm se mostrando como uma ótima opção para vendas porque as pessoas querem estar próximas umas das outras e também das marcas que admiram. Sendo assim, a conectividade é essencial para um negócio digital de sucesso.
A conquista do espaço nas redes sociais é o resultado do estabelecimento de uma relação íntima com o público. Além disso, é importante promover a interação, respondendo a perguntas e comentários para que seu público te conheça melhor.

Competitividade e concorrência
O número de novos negócios digitais está cada vez maior porque os custos de operação são muito menores. Então, aumenta também a concorrência nesse mercado. Sendo assim, é importante entender o que o cliente quer, focar em sua experiência para se destacar dos concorrentes.
Ações de marketing
Além da concorrência bastante competitiva, um negócio digital deve lidar com outro grande desafio: a credibilidade. Muitos desses negócios nascem e continuam apenas no meio online, o que pode criar uma certa desconfiança no consumidor. Por isso, é fundamental criar ações que transmitem mais segurança ao público-alvo.
O marketing deve trabalhar para tornar a marca continuamente relevante e com credibilidade para conseguir a fidelidade do cliente. Sobretudo, o marketing digital e de experiência são essenciais para construir uma marca sólida aos olhos do cliente de uma negócio digital.
As fronteiras de um negócio digital
Além disso, um negócio digital também tem como característica não estar preso a fronteiras. É possível expandir e tornar em negócio internacional de maneira muito mais prática em comparação a uma empresa física. Isso proporciona muito mais oportunidades já que microempreendedores podem receber do exterior, por exemplo.
Sem contar que é possível atender a um número maior de pessoas com praticidade e agilidade e expandir os negócios.
Gostou dessas dicas? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio digital.