PicPay Empresas: quais as taxas e como funciona

por John
3 minutos de leitura
O PicPay Empresas é uma forma de receber pagamentos sem precisar da maquininha de cartão, assim, é possível pagar menos taxas. Saiba mais sobre o serviço!

Os empreendedores precisam de incentivo para crescer. Pensando em facilitar a parte de pagamentos, existe o PicPay Empresas, um aplicativo que permite receber os valores das compras sem ter uma maquininha de cartão.

A iniciativa está dentro da proposta do PicPay de simplificar os processos financeiros. A fintech permite, por meio de um único aplicativo:

  1. Enviar e receber dinheiro;
  2. Pagar boletos e compras em estabelecimentos;
  3. Adquirir crédito para o celular e jogos online.

Com a versão para empresas, os pequenos empreendedores têm mais uma chance de vender com segurança e receber os pagamentos mesmo a distância. Neste artigo, explicamos melhor como o PicPay Empresas funciona. Confira!

Como funciona o PicPay?

O PicPay é uma fintech que se denomina como “mais que dinheiro”. O app oferece diferentes serviços, que consistem em uma carteira digital, também chamada de e-wallet. Assim, além de fazer pagamentos, a pessoa física pode parcelar boletos e até guardar dinheiro para render o equivalente a 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

O que é o PicPay Empresas?

Dentro da proposta do PicPay, a modalidade Empresas foi criada para simplificar o negócio dos empreendedores. A ideia é aumentar as opções de pagamento e realizar as vendas pelo celular, sem precisar de maquininhas de cartão.

Como resultado, é possível usar o serviço de pagamentos sem pagar taxas de adesão, aluguel e mensalidades. O acesso é feito via Android ou iOS e as tarifas cobradas tendem a serem menores do que em uma maquininha.

Quais empresas podem contratar a modalidade?

Qualquer pessoa jurídica ou Microempreendedor Individual (MEI) pode utilizar o PicPay Empresas. Negócios grandes ou pequenos, e pessoas que trabalham com ou sem estabelecimento fixo podem aproveitar essa alternativa para vender seus produtos e serviços.

Aqui, estão incluídos desde redes de supermercados, restaurantes, salões de beleza, freelancers, food trucks e mais. Atualmente, o site informa que já existem 20 milhões de clientes usando essa modalidade.

Para ter acesso o PicPay Empresas, basta baixar o app no smartphone e preencher os dados do seu CNPJ. Ao final do formulário, você deverá vincular uma conta-corrente à carteira digital. É nela que você vai receber os valores das vendas realizadas.

Quais os benefícios do PicPay Empresas?

Existem várias facilidades ao usar o PicPay Empresas. Qualquer que seja o tamanho do seu negócio, os benefícios são:

  1. Venda no débito ou crédito sem taxa de maquininha;
  2. Monitoramento das transações em tempo real;
  3. Recebimento automático dos valores, inclusive com a possibilidade de parcelar na hora da venda;
  4. Comercializações a prazo em até 3 vezes sem taxas para os clientes;
  5. Segurança e redução da burocracia nas transações.

Ainda existem outras vantagens. Caso trabalhe com uma filial, ela também pode ser cadastrada. Os pagamentos dos clientes podem ser realizados por QR code apresentado no celular durante a venda.

Além disso, a única taxa a ser descontada é a de recebimento. No entanto, é possível chegar a 0%, se optar por receber em até 80 dias.

Quais são as taxas do PicPay Empresas?

O valor a ser pago depende do prazo de recebimento. Aqui, você precisa escolher entre pagar menos e ter liquidez reduzida — o que significa ser necessário ter um bom fluxo de caixa para evitar atrasos nos pagamentos — ou ter taxas mais elevadas e receber com mais rapidez.

Como indicamos, a taxa pode chegar a 0% no prazo de 80 dias. No entanto, existem outras possibilidades para o usuário. Conforme você faz o ajuste no aplicativo, ele traz a informação correta. Em média, recebimentos em 17 dias têm uma incidência de 1,59%.

Como funciona o pagamento ao empreendedor?

Para vender com o aplicativo, você clica no botão “Receber”, que está na tela inicial do PicPay Empresas. A partir disso, o link de cobrança é gerado e pode ser compartilhado nas redes sociais, como WhatsApp.

Se preferir, o pagamento pode ser realizado pelo celular de outra pessoa com o QR code. Nesse caso, é preciso ter a placa no estabelecimento físico para a transação. No entanto, ao fazer o envio, o cliente pode entrar no aplicativo e clicar no ícone do QR code para escanear o código. Desse modo, ele digita o valor a ser transferido e repassa.

Uma vantagem é que o cliente pode usar o saldo disponível em sua carteira digital ou fazer o pagamento por cartão de crédito. Outra possibilidade é o cliente clicar no menu “Pagar” do aplicativo e depois, na aba “Locais”.

Se o estabelecimento físico ou virtual estiver cadastrado, o app o encontra e o consumidor clica sobre ele para pagar a conta. Por fim, é possível repassar o valor a distância. Basta pesquisar pelo nome e o aplicativo localizará o estabelecimento para transferir o valor. Depois de passar o período escolhido, o valor aparece como disponível e você o transfere para a sua conta bancária. 

Como fica claro, existem várias possibilidades do cliente pagar o valor da compra. O dinheiro já fica consolidado na sua conta virtual. Caso você opte por receber em 80 dias, a compra pode ser dividida em até 3 prestações sem juros.

Transações internacionais

Nos casos em que você queira realizar uma operação internacional, ainda é impossível utilizar o PicPay Empresas. No entanto, existe a Remessa Online, uma plataforma de transferências internacionais que ajuda a enviar e receber dinheiro do exterior com o melhor custo do mercado – a partir de 1,3%, e prazo de 1 dia útil.

Essa é mais uma maneira de aumentar seus rendimentos, tanto na venda de produtos para outros países, quanto na prestação de serviços. Desse modo, você realiza as transações financeiras de maneira mais prática e fácil, enquanto usa o PicPay Empresas para as operações nacionais.

E você, achou interessante saber mais sobre esses serviços e quer conhecer mais novidades? Siga nossos perfis no Facebook, LinkedIn e Twitter, e continue se atualizando!

Resumindo

Como funciona o PicPay para empresas?

É uma carteira digital que permite ao empreendedor receber pagamentos de vendas realizadas. Para isso, basta usar um aplicativo no smartphone.

Qual é a taxa do PicPay?

O PicPay Empresas tem taxas variáveis, de acordo com o prazo de recebimento dos valores. Pode chegar, inclusive, a 0% no período de 80 dias.

Como receber PicPay Empresas?

A carteira digital é criada a partir do download do aplicativo. Em seguida, o empreendedor pode gerar o código para pagamento do cliente, e o dinheiro já fica provisionado para entrar na conta no prazo estipulado.

Assuntos relacionados