Como colocar meu game na PlayStation Store

Como colocar seu game na PlayStation Store

Entenda o que é a Playstation Store, como funciona o programa de incubação de desenvolvedores e o passo a passo para publicar o seu game na plataforma

A Playstation Store tem conquistado jogadores de todo o mundo pela sua seleção de games modernos e originais. Para garantir títulos de jogos inovadores, a Sony desenvolveu um programa especial para programadores interessados em explorar a plataforma Playstation

Através dele, os profissionais podem criar seus jogos e vender na plataforma. Continue a leitura e descubra o que esse programa, como se inscrever e as suas vantagens. 

 O que é a PlayStation Store?

A PlayStation Store é a loja digital preferida dos amantes de jogos. Nela, o usuário pode ter acesso aos títulos lançados recentemente ou escolher outro game que irá levá-lo para a sua próxima aventura.

Além dos jogos, a plataforma oferece várias ofertas, promoções e recursos extras para que os membros do PS Plus possam jogar por um bom preço. 

É possível entrar na loja através dos seguintes dispositivos:

  • console PS4;
  • Smartphone;
  • Navegador Web. 

Conheça o Programa de Incubação da PlayStation Store

O Programa de Incubação da PlayStation Store é a chance que os desenvolvedores de games tem de trabalhar para uma das plataformas dessa marca. Através dele, o profissional consegue aperfeiçoar suas habilidades e criar títulos que chamam a atenção dos jogadores.

Nesse programa, o desenvolvedor melhora o seu know-how técnico em diversas áreas, inclusive em hardware de desenvolvimento para sistemas PS3 e PSP com o SDK (kit de desenvolvimento de software) do PlayStation. Além disso, ela oferece o acesso a recursos de suporte exclusivo para os desenvolvedores.

Como colocar meu game na PlayStation Store?

Para conseguir colocar o seu game na plataforma do PlayStation Store, você precisa se inscrever gratuitamente Programa de Incubação de Desenvolvedores. A partir disso, a SCE irá emprestar uma unidade de hardware que permite o acesso à rede de desenvolvedores e ao SDK.

O único custo que você terá é o tempo investido, pois será preciso aprender a desenvolver para essa nova plataforma. Além disso, para conseguir colocar o seu game na PlayStation Store, você vai ter que se tornar um Desenvolvedor Registrado.

Para tanto, será preciso seguir 4 etapas estabelecidas pela própria plataforma:

  1. Enviar a aplicação: esse processo pode ser feito pelo site e consiste em informar os seus dados pessoais, dos seus games e da sua empresa;
  2. Ler e assinar o documento NDA & Developer Application: após cumprir a primeira etapa, você receberá esse documento para ser revisado, assinado e enviado para a marca;
  3. Ler e retornar o Developer Agreements: esse é o seu contrato com a empresa. Você terá que revisá-lo e assiná-lo, caso esteja de acordo com os termos, e enviá-lo de volta;
  4. Acesso ao portal de desenvolvimento DevNet, SDKs, Suporte e Hardware: após cumprir todas as etapas e preencher os formulários, você vai receber o acesso à comunidade desenvolvimento da PSN.

Pré-requisitos dos programadores

Além das quatro etapas para conseguir colocar o seu game na plataforma da PlayStation Store, a empresa também exige que os desenvolvedores cumpram com alguns requisitos. Veja abaixo quais são eles:

  • Ser desenvolvedor de jogos;
  • Ter uma empresa oficialmente registrada;
  • Comprovar experiência com a criação de jogos para outras plataformas;
  • Fazer parte de uma equipe técnica que queira explorar as plataformas PlayStation;
  • Comprometido e ter disposição para comunicar o seu progresso;
  • Motivado. 

Principais categorias de jogos

Ao se tornar um desenvolvedor da PlayStation Store, você pode criar games de diversas categorias. Para que você possa conhecê-los, selecionamos os principais segmentos de jogos da loja. Confira:

  • PlayStation Mobile: o desenvolvedor pode usar uma plataforma aberta e desenvolve games para dispositivos certificados pela PlayStation e PlayStation Vita;
  • Free-To-Pay: os jogos dessa categoria só podem ser desenvolvidos para o PS3 e PS Vita;
  • Pub Fund: o desenvolvedor tem direitos sobre o seu jogo e o lança exclusivamente para a plataforma da PlayStation Store de forma temporal;
  • Co-Marketing Opportunities: permite que o desenvolvedor seja selecionado para ter o seu game em propagandas da plataforma em mídias digitais, redes sociais e PS Store.

Prós e Contras de colocar o games na PlayStation Store

Antes de colocar o seu game na loja da PlayStation, é preciso que você considere os prós e contras: 

Prós

  • Excelentes programas de incentivo;
  • Elimina a necessidade de uma Publisher para publicar o game;
  • Desenvolve para o Android, PS3, PS4 e PS Vita. 

Contras

  • Exige que o desenvolvedor tenha uma empresa;
  • É um processo burocrático;
  • O site em português é confuso.

Receba pelo Remessa Online

Vender um jogo na Playstation Store é uma oportunidade única na carreira de qualquer desenvolvedor. Por ser uma das maiores plataformas do mercado, gamers de vários países podem baixar o jogo e viralizar no mercado.

Uma das formas de receber pelos seus jogos vendidos é por transferência internacional. Assim, se você começar a vender seus jogos para compradores do exterior, pode utilizar a Remessa Online para receber os pagamentos de cada download. As transferências são compensadas em até 1 dia útil e temos o menor custo do mercado. 

Cadastre-se na Remessa Online e confira agora mesmo.