Como receber por serviços prestados ao exterior

As oportunidades de se prestar serviços a clientes do exterior se multiplicam. O cenário cambial torna o trabalho remoto de profissionais brasileiros e empresas estrangeiras mais competitivo. Saiba como receber por serviços prestados ao exterior e qual a opção mais econômica.

Saiba como como receber por serviços prestados ao exterior e como emitir uma invoice

O mercado de trabalho atualmente não tem fronteiras e é muito comum profissionais de diversas áreas prestarem serviços para empresas no exterior, nessa hora surge uma dúvida frequente, como receber por serviços prestados fora do Brasil?

Por mais que pareça complicado, é uma tarefa simples e muito tranquila para realizar. E a tendência é que esse tipo de atividade seja muito normal, ainda mais com os benefícios que a tecnologia oferece.

Se você quer saber mais sobre o assunto está no lugar certo! Confira neste post como receber por serviços realizados para empresa no exterior e veja tudo que precisa para acertar e evitar transtornos.

Como fazer para receber dinheiro do exterior?

Se você pretende trabalhar remotamente para empresas no exterior, o primeiro passo é pesquisar oportunidades nas plataformas que contratam freelas para clientes no exterior.

Através dos freelancers para o exterior, profissionais liberais como advogados, desenvolvedores, comunicadores e arquitetos têm a oportunidade de faturar em dólar. Mas como fazer para receber pelos serviços? Já ouviu falar de invoice? Siga os passos abaixo.

1. Emita uma invoice

No momento de receber pelos serviços prestados, é necessário emitir uma invoice. Assim como na nota fiscal que se emite para clientes brasileiros, a invoice discrimina os serviços prestados, o valor do serviço e a forma de pagamento. Mas, diferentemente da nota fiscal, este documento pode ser gerado em um editor de textos como o Word. Não se esqueça de gerá-lo preferencialmente em inglês.

A emissão da invoice não exime de emitir uma nota fiscal de serviços. A diferença é que, nos contratos internacionais, a nota fiscal é emitida para tributação, e não como documento de faturamento.

Em caso de exportação de produto, a nota fiscal também é importante para gerar o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que acompanha a mercadoria até o porto.

O que deve conter em uma invoice comercial?

A invoice, que é uma fatura de pagamento emitida por uma empresa, deve conter dados básicos e esses não podem faltar em hipótese alguma. É importante conferir detalhadamente para evitar erros. A Invoice comercial deve conter:

  1. descrição do produto;
  2. valor;
  3. nome do comprador e empresa;
  4. datas para envio dos produtos;
  5. forma de pagamento;
  6. dados bancários.

Utilize o gerador de invoice gratuito da Remessa Online

Descomplique a emissão do documento através da nossa plataforma de geração de invoice. Ela é muito simples e está disponível para clientes e não-clientes da Remessa Online.

Acesse o Gerador de invoice da Remessa Online

2. Compartilhe os dados para recebimento com seu cliente

Na própria invoice você pode inserir os dados para o seu cliente fazer a transferência. Na plataforma da Remessa Online, estas informações são disponibilizadas quando você clica em “Receber Dinheiro”.

Os dados que precisam ser compartilhados são:

  1. Nome do banco beneficiário
  2. IBAN
  3. Código SWIFT do banco beneficiário
  4. Titular da conta no banco beneficiário
  5. Endereço do banco beneficiário

3. Faça upload dos documentos

Em algumas situações é necessário fazer upload de documentos para comprovar a origem dos recursos no Banco Central. No caso de pagamento por serviços em valores acima de US$ 3.000,00, é necessário apresentar o contrato de prestação de serviços e a invoice. Estes documentos são registrados na História de Recebimento.

4. Resgate o dinheiro para sua conta

Uma vez recebido o pagamento, indique qual a conta corrente para a qual o dinheiro será transferido. Não esqueça que a conta precisa ter a mesma titularidade do cadastro na Remessa Online.

A Remessa Online uma empresa credenciada pelo Banco Central do Brasil para realizar operações financeiras e tem as melhores condições do mercado, com custo de serviço justo e um processo eficiente e seguro.

Para receber dinheiro do exterior é muito rápido e simples, é só fazer um Cadastro Simples na plataforma fornecendo dados básicos e não é preciso providenciar nenhum documento. Depois só seguir as etapas:

  1. compartilhar os dados com o remetente;
  2. informar o propósito da operação;
  3. resgatar o dinheiro.

O imposto cobrado no processo é o IOF em 0,38%, nesse caso não há aplicação do imposto de renda. Além disso, o custo de serviço da Remessa Online é o mais baixo do mercado, a partir de 1,3%.

As vantagens de realizar transações internacionais são inúmeras. Nela você terá toda a comodidade para realizar operações de qualquer lugar, basta ter acesso à internet. Além de eficiência em processos que são concluídos em no máximo dois dias úteis.

E também é inevitável não falar das taxas, na Remessa Online é garantido que você vai pagar o menor preço para receber e até enviar dinheiro do exterior, o que contribui muito para o planejamento financeiro. É a solução perfeita para suas necessidades, com processos rápidos, baratos e sem burocracias.

Receber por serviços prestados para empresas no exterior não é uma ação complicada, e isso podemos perceber. Porém, é necessário prestar atenção nas informações e no processo cambial para não ter problemas e nem prejuízos.

Como você já está bem informado sobre como receber por serviços prestados ao exterior, agora o que acha de conhecer serviços essenciais para movimentações internacionais? Acesse o site da Remessa Online e saiba de tudo!