Como receber por serviços prestados ao exterior

Saiba como como receber por serviços prestados ao exterior e como emitir uma invoice

As oportunidades de se prestar serviços a clientes do exterior se multiplicam. O cenário cambial torna o trabalho remoto de profissionais brasileiros a empresas estrangeiras mais competitivo. Saiba como receber por serviços prestados ao exterior e qual a opção mais econômica.

Se você pretende trabalhar remotamente para empresas no exterior, o primeiro passo é pesquisar oportunidades nas plataformas que contratam freelas para clientes no exterior.

Através dos freelancers para o exterior, profissionais liberais como advogados, desenvolvedores, comunicadores e arquitetos têm a oportunidade de faturar em dólar. Mas como fazer para receber pelos serviços? Já ouviu falar de invoice? Siga os passos abaixo.

1. Emita uma invoice

No momento de receber pelos serviços prestados, é necessário emitir uma invoice. Assim como na nota fiscal que se emite para clientes brasileiros, a invoice discrimina os serviços prestados, o valor do serviço e a forma de pagamento. Mas, diferentemente da nota fiscal, este documento pode ser gerado em um editor de textos como o Word. Não se esqueça de gerá-lo preferencialmente em inglês.

A emissão da invoice não exime de emitir uma nota fiscal de serviços. A diferença é que, nos contratos internacionais, a nota fiscal é emitida para tributação, e não como documento de faturamento.

Em caso de exportação de produto, a nota fiscal também é importante para gerar o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) que acompanha a mercadoria até o porto.

2. Compartilhe os dados para recebimento com seu cliente

Na própria invoice você pode inserir os dados para o seu cliente fazer a transferência. Na plataforma da Remessa Online, estas informações são disponibilizadas quando você clica em “Receber Dinheiro”.

Os dados que precisam ser compartilhados são:

  1. Nome do banco beneficiário
  2. IBAN
  3. Código SWIFT do banco beneficiário
  4. Titular da conta no banco beneficiário
  5. Endereço do banco beneficiário

3. Faça upload dos documentos

Em algumas situações é necessário fazer upload de documentos para comprovar a origem dos recursos no Banco Central. No caso de pagamento por serviços em valores acima de US$ 3.000,00, é necessário apresentar o contrato de prestação de serviços e a invoice. Estes documentos são registrados na História de Recebimento.

4. Resgate o dinheiro para sua conta

Uma vez recebido o pagamento, indique qual a conta corrente para a qual o dinheiro será transferido. Não esqueça que a conta precisa ter a mesma titularidade do cadastro na Remessa Online.