Como colocar seu game no Google Stadia

Como colocar meu game no Google Stadia

O Google Stadia é a plataforma de streaming de games do Google. Veja neste artigo como você pode se qualificar como desenvolvedor de games para o Google Stadia.

O Google Stadia é o novo serviço de streaming de jogos desenvolvido pelo Google e que promete revolucionar o mundo dos desenvolvedores. Com esse novo serviço, o profissional pode criar seu próprio game e distribuí-lo em uma plataforma global. 

Descubra aqui como o serviço funciona e como você pode colocar o seu jogo no Google Stadia. 

O que é o Google Stadia?

De forma simples, o Google Stadia é uma plataforma de jogos com formato streaming desenvolvida pelo Google. Através dela, é possível reproduzir games por meio de um serviço de nuvem, semelhante ao que a Netflix faz com seus filmes e séries. 

Assim, não será preciso ter um console para aproveitar seus jogos, apenas uma conexão rápida com a internet. Certamente, essa é uma grande vantagem da plataforma, pois ela tem um controle próprio e pode ser acessada através de dispositivos como:

  1. smartphones;
  2. tablets;
  3. Tvs;
  4. PCs.

Para poder atrair novos jogos para a plataforma, a empresa criou o programa Google Stadia Partners. Assim, os desenvolvedores de todo o mundo poderão lançar seus próprios games e receber por eles. 

Como colocar meu game no Google Stadia Partners? 

A inscrição para o Google Stadia Partners é simples e pode ser feita em duas etapas: 

  1. Preencha o formulário online do Google Stadia;
  2. Anexe os links de vídeos demo no Youtube do game;
  3. Aguarde a avaliação do Google sobre o projeto. 

No processo seletivo, a equipe do Google avalia o histórico profissional dos desenvolvedores. Isso inclui os games que enviaram para outros consoles e a taxa de sucesso em termos de vendas e downloads. 

Caso o seu game seja aprovado, a empresa irá entrar em contato para obter mais informações sobre o projeto em desenvolvimento.  Quando o jogo for concluído, ele será distribuído na plataforma do Google Stadia

Como funciona o Stadia Partners?

O Google oferece uma plataforma gratuita de desenvolvimento de jogos para os seus novos parceiros do Stadia
O Google oferece uma plataforma gratuita de desenvolvimento de jogos para os seus novos parceiros do Stadia

O Google Stadia Partners recebe aplicações para games dos diversos gêneros e formatos. Para atender a essa demanda, a empresa disponibiliza uma plataforma gratuita de desenvolvimento de jogos para os seus novos parceiros. 

Nela, as equipes de desenvolvedores podem criar seus games originais, com acesso a recursos modernos que apenas o Google é capaz de oferecer. Além disso,  os desenvolvedores têm acesso ao suporte de profissionais qualificados. 

Ferramentas do Stadia Partners

No Stadia Partners, os desenvolvedores têm acesso a ferramentas de última geração e softwares personalizados. Eles foram construídos com a base de código-fonte aberto mais recente do mercado. 

Confira abaixo os recursos disponibilizados pela plataforma para os desenvolvedores: 

  • Unreal Engine: Esse é o suporte oficial da Epic Games e considerado um dos recursos de desenvolvimento de jogos mais potentes do mundo;
  • Unity: Plataforma de desenvolvimento 3D em tempo real, permite que os desenvolvedores criem experiências interativas; 
  • Kit de ferramentas personalizadas: Um conjunto de ferramentas de depuração e ajuste, que aprimoram desde o desempenho do streaming até diagnóstico de falhas;
  • Softwares: Acesso a softwares modernos como Visual Studio, LLVM, RenderDoc, IncrediBuild, entre outros.

Quanto custa o Google Stadia?

A comissão oferecida aos desenvolvedores ainda não é clara, mas até Julho de 2019 o programa recebeu 4 mil aplicações de profissionais. 

No entanto, para você ter uma ideia, os valores por assinatura mensal cobrado aos gamers são de:

  • Stadia Pro: US$ 9,99 inclui melhor qualidade stream, jogos gratuitos e descontos especiais;
  • Stadia Founder’s Edition: US$ 129 – permite acesso antecipado à plataforma, três meses de assinatura Stadia Pro para o assinante e outra pessoa. Além de ganhar um Chromecast Ultra e uma edição de Destiny 2.

O lançamento do Google Stadia  foi anunciado apenas em 14 países em 2019 e o Brasil não está incluído na lista. No entanto, a empresa afirmou que irá lançar a plataforma em outros países já em 2020. 

Receba os royalties do seu game pela Remessa Online

Lançar um game em uma plataforma como o Google Stadia é um grande passo para a carreira de qualquer desenvolvedor.  Além da visibilidade, certamente é possível ganhar uma boa renda extra do Google. E caso você queira receber seus pagamentos com praticidade e segurança, pode fazer uso dos serviços da Remessa Online.

Algumas soluções do Google, como o Adsense e o AdMob, aceitam pagamentos no Brasil apenas por transferência internacional, o que você pode fazer pela Remessa Online. No caso do Stadia, ainda não foi divulgado o canal de pagamento para desenvolvedores brasileiros, mas provavelmente seguirá o mesmo procedimento.

Por isso, o desenvolvedor interessado em aproveitar as oportunidades do Google Stadia pode já se preparar e se cadastrar na Remessa Online. Assim, quando a plataforma começar a rodar em escala comercial, o que acontece ainda este ano nos Estados Unidos, você está pronto para receber pelos royalties dos seus jogos.