Precisando de empréstimo ou investimento? Confira 7 opções!

por Fabiana Lima
3 minutos de leitura
Precisando de empréstimo ou investimento

O final e o início do ano são marcados por muitas contas. Presentes de Natal, IPVA, IPTU, matrícula escolar e todas as outras contas comuns. Para quem pretende investir também é um momento propício, pois é possível avaliar os índices dos investimentos no ano que passou e escolher em que investir no próximo ano. Seja empréstimo ou investimento, se você ainda não sabe qual escolher, chegou ao artigo certo.

A seguir, você vai ver quais são as melhores opções de empréstimo ou investimento para cada situação. Assim, você pode escolher a melhor alternativa para a sua situação e começar o ano realizando os seus planos, mesmo que seja quitar dívidas.

7 opções de empréstimo ou investimento para 2021

1. Microcrédito

O microcrédito é um empréstimo destinado a pequenos empreendedores com objetivo de ampliar seus negócios, comprar maquinário, mudar para um local maior etc. Esse tipo de empréstimo é oferecido pelo Governo Federal para incentivar os microempreendedores a desenvolverem seus negócios e estimular o crescimento da renda para a população.

2. Linhas de crédito

Linhas de crédito são recursos que uma instituição financeira oferece para pessoas físicas ou jurídicas, podendo ser um empréstimo ou financiamento. Uma das principais linhas de crédito é o limite do cartão de crédito, com saldo rotativo.

O titular utiliza o valor e paga todo ou parte do saldo utilizado, assim seu limite é disponibilizado novamente. Além disso, também podemos citar o financiamento, utilizado para compra de casa, carro, investimento etc.

3. Capital de giro

O Capital de Giro é um tipo de recurso da própria empresa, que pode ser utilizado para suprir suas próprias necessidades financeiras. O valor deve ficar estocado em caixas financeiras, banco ou algum tipo de investimento. 

4. Venture Debt

Venture debt é um tipo de financiamento destinado para startups que não têm garantias ou geração de caixa suficientes para obter empréstimos tradicionais.

Por meio dessa modalidade de crédito, os investidores são expostos às startups e negócios com alto potencial, mas com menores riscos e prazos mais curtos do que outros tipos de investimentos. 

5. Debêntures

Debêntures são títulos de dívidas de empresas. Nesse tipo de investimento, o investidor empresta seu dinheiro para uma empresa e em troca recebe um rendimento anual, definido no momento da compra.

Depois de um tempo com o valor investido, o investidor pode resgatar com a rentabilidade contratada.

6. Investidor-anjo

Investidor-anjo é uma pessoa física que utiliza recursos próprios para investir em um pequeno negócio. O investimento pode ser feito individualmente ou em grupo de 2 a 5 investidores.

Como retorno, o investidor recebe uma participação societária minoritária no negócio, não assume nenhuma posição executiva, mas atua como conselheiro. 

7. Investimento internacional

Investimento internacional é quando uma pessoa investe em ações de empresas de outro país. Existem diversas opções de investimentos, como os fundos internacionais, mas em todos os casos é preciso ter uma conta em uma corretora internacional e enviar dinheiro do Brasil para começar.

Depois que estiver recebendo os ganhos por seus investimentos, você pode utilizar a Remessa Online para receber do exterior.

Se você tem uma startup e precisa receber um aporte de uma empresa estrangeira, também pode contar com a Remessa Online. Veja como receber dinheiro do exterior!

Assuntos relacionados