5 dicas para começar a investir em debêntures incentivadas

por Remessa Online
3 minutos de leitura
Debêntures incentivadas: pilha de moedas de dinheiro

O Brasil é um país de território imenso, com isso, obras de infraestrutura são comuns para beneficiar e atender às necessidades da população. É exatamente nesse contexto que entram as Debêntures incentivadas.

É um mercado promissor para começar a investir, ainda mais que as obras não param e existe uma vantagem muito relevante, que é a isenção do Imposto de Renda, entretanto, é necessário planejar estrategicamente para evitar prejuízos.

Neste post você vai saber o que são as debêntures e como funciona essa modalidade de investimento e quais são as garantias, para investir com segurança. Continue lendo e veja em 5 dicas como ter bons rendimentos, investindo nas Debêntures incentivadas!

O que são as debêntures

As Debêntures são títulos de dívidas emitidos por empresas e oferecidos aos investidores por organizações privadas, com o objetivo de captar recursos. São ativos de renda fixa, com boa rentabilidade, porém, os riscos são maiores. Existem em tipos diferentes, como:

  • • Debêntures simples;
  • • Debêntures conversíveis;
  • • Debêntures permutáveis;
  • • Debêntures incentivadas.

Entendendo as Debêntures incentivadas

A principal característica das Debêntures incentivadas é a isenção do imposto de renda, o que é uma forma de estimular os investimentos no setor.

É uma maneira de colaborar com a construção de estradas, aeroportos, hospitais e outras obras — considerada como renda fixa, é um investimento para períodos mais longos, considerado seguro e estável.

Como funciona

A finalidade das Debêntures incentivadas é a captação de recursos para custear as grandes obras de infraestrutura. Com isso, as empresas têm o apoio do governo visando melhorias para o bem comum.

Por que investir em debêntures

Além de ser um investimento considerado seguro e de renda fixa, investir em debêntures proporciona alguns benefícios. No entanto, é preciso saber que os prazos são maiores para ter retorno.

Os benefícios de investir em debêntures são os seguintes:

Os principais riscos estão relacionados às oscilações do mercado e prazos mais longos — fatores que pesam na hora de relacionar os riscos com as oportunidades.

Garantias das Debêntures incentivadas

As Debêntures incentivadas, ao contrário de outros ativos de renda fixa, oferecem proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito, o FGC. Também é possível ter outros tipos de garantias, conforme você pode ver a seguir:

  • • Garantia real;
  • • Garantia flutuante;
  • • Garantia subordinada;
  • • Debênture quirografária ou sem preferência.

5 dicas para investir em Debêntures incentivadas com maior segurança

Se informar corretamente é parte essencial do planejamento de todo investidor. No caso das debêntures não é diferente e você precisa saber exatamente como funciona para aplicar de forma segura.

1. Prazo

O prazo para investimentos é acima de dois anos, por isso, esteja preparado para não se preocupar com um retorno rápido.

2. Liquidez das debêntures

Depende do emissor, geralmente são dois dias úteis para o dinheiro estar disponível na conta. Com um planejamento financeiro adequado, você não terá problemas no recebimento.

3. Rentabilidade

É possível encontrar rendimentos acima do CDI, contudo, é importante analisar os riscos. Estude bastante o mercado e esteja atento às possibilidades e oportunidades.

4. Nota de rating

Consiste na classificação de risco ao investidor, é importante escolher debêntures com rating próximo de A+. Os riscos devem ser calculados para evitar surpresas e transformar as debêntures em um negócio ruim.

5. Informações sobre as debêntures

Não basta somente fazer aplicações e esperar o rendimento. Quanto maior o seu conhecimento, mais fácil será de compreender e interpretar as oscilações que envolvem as debêntures, para saber se estão gerando lucro.

Utilize a Remessa Online para diversificar sua carteira de investimentos

Investir no exterior está cada vez mais comum, devido às muitas oportunidades de crescimento. Assim como as debêntures, é possível encontrar aplicações rentáveis e seguras, para ter lucratividades em moeda estrangeira.

Para tanto, você vai precisar abrir uma conta em uma corretora internacional antes de começar os seus investimentos. É uma etapa que exige atenção especial para acertar nas decisões e evitar pagar taxas abusivas.

A Remessa Online se destaca como a melhor alternativa para enviar dinheiro para sua conta no exterior, e fazer suas aplicações com eficiência e segurança. Além de contar com as melhores corretoras internacionais integradas na plataforma, os processos são concluídos em até um dia útil.

É um jeito fácil, rápido e econômico para fazer transações internacionais sem sair de casa, com toda comodidade e segurança. As operações da plataforma digital Remessa Online são integradas com o Banco Central do Brasil.

As Debêntures incentivadas têm particularidades que podem beneficiar os investidores, além de oferecer oportunidades para lucrar no futuro. Com certeza vale a pena você conferir essa opção antes de tomar a decisão sobre os seus investimentos.

Se você gostou deste post, continue com a gente e saiba mais informações relevantes sobre o mundo dos negócios. Leia agora mesmo sobre riscos ao investir: como mensurar riscos e retornos em seus investimentos e fique ainda mais bem informado!

Resumindo

O que são as Debêntures incentivadas?

A principal característica das Debêntures incentivadas é a isenção do imposto de renda, o que é uma forma de estimular os investimentos em empresas que atuam prestando serviços com obras de infraestrutura públicas.

Por que investir em debêntures?

isenção do imposto de renda;
maior retorno;
diversidade de ganhos.

Assuntos relacionados